dcsimg

Saiba quais são os melhores cursos a distância do país

Há inúmeras opções de cursos a distância bem avaliados pelo MEC para quem busca uma rotina de estudos com mais autonomia e flexibilidade. Conheça os melhores.

Atualmente, o estudante que busca caminhos para melhorar seu currículo e se tornar cada vez mais competitivo no mercado de trabalho tem cada vez mais opções de cursos e formatos para escolher.

Entre essas opções, há cursos a distância, ou seja, aqueles que  aluno não precisa ir ao local para assistir às aulas. Por essa natureza online, esses cursos costumam ser, também, mas econômicos.

Felizmente, há muitas opções de bons cursos, com notas altas na avaliação do MEC, que estão aptos a emitir diplomas válidos no mercado de trabalho e para quem quer ingressar em um mestrado ou curso de pós-graduação.

Por que fazer um curso a distância?

Há diferentes razões que podem pesar no momento de escolher um curso a distância como formação. Em primeiro lugar, o perfil do estudantes. Cursos da modalidade EAD oferecem ao estudante a possibilidade de ter mais liberdade e flexibilidade na gestão de sua rotina de estudos. Muito indicados, portanto, para aqueles com perfil mais autônomo.

Em cursos EAD, os alunos podem assistir às aulas no momento que desejarem, de acordo com seus horários e rotinas, do conforto de sua casa, e ainda tirar dúvidas com o professor, durante plantões realizados  pela internet.

Basicamente, a grande diferença de um curso a distância, ou EAD, para um da modalidade presencial é que no a distância, as aulas são virtuais, ou seja, gravadas pelo professor e disponibilizadas em ambiente online.

Outra grande vantagem dessa modalidade de curso são os valores das mensalidades, que costumam ser mais acessíveis.

Escolhendo a melhor faculdade

Há diversos pontos a considerar no momento de escolher um curso a distância. Mas, o principal ponto deve ser verificar se a faculdade escolhida oferece um curso de qualidade. Um bom indicador para verificar isso é a avaliação e validação do Ministério da Educação (MEC).

É fundamental se atentar se a faculdade escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação, pois isso significa que essa instituição de ensino passou por uma avaliação feita pelo órgão. É por meio dessa avaliação que o MEC mede a qualidade instituição, de seu projeto pedagógico, instalações, atendimento ao aluno, e do curso.
Deixando de lado a falta de garantia em relação à qualidade de um curso, o grande problema prático de uma instituição não validada pelo MEC está no diploma: não ser validada pelo ministério significa que a instituição não pode emitir diplomas reconhecidos no país, ou seja, o estudante que concluir o curso não aprovado não estará apto a ingressar em um mestrado, ou curso de pós-graduação, por exemplo. A formação do estudante pode também não ser reconhecida no mercado de trabalho.  

Como funciona a avaliação do MEC?

Uma faculdade só pode lançar uma nova graduação mediante autorização do MEC. Mas, mesmo que ela esteja autorizada a lançar um novo curso, não significa que ele tenha seu diploma validado pelo mesmo órgão.

Para isso, a faculdade e o curso, precisam passar pela avaliação de uma comissão enviada pelo ministério, após a primeira turma já ter cursado metade da graduação.

A comissão avaliará a proposta pedagógica dos cursos, o corpo docente e os materiais disponibilizados, entre outras coisas.. Para que um curso seja reconhecido, ele precisa alcançar a pontuação mínima de 3 e máxima de 5.

As faculdade EAD melhor avaliadas do pelo MEC

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), indicam que,  atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 1,5 milhão de alunos matriculados em curso de graduação a distância.

Para esses alunos, não faltam opções de cursos a distância bem avaliados pelo MEC nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.

Abaixo, confira uma lista com algumas das faculdades com cursos à distância mais bem avaliadas pelo MEC:

Faculdades que receberam notas 4 e 5:

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública
  • Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada
  • Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – Privada
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Pública
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Pública

Faculdades que receberam nota 3:

Outras opções de boas faculdades com cursos EAD

Além das faculdades mencionadas acima, há outras opções aprovadas pela avaliação do Ministério da Educação, mas que apresentam como grande vantagem ao estudante, além da qualidade do curso e das facilidades oferecidas pela modalidade a distância, valores mais acessíveis de mensalidades.

Confira algumas opções:

Descubra se seu curso é bem avaliado

O estudante interessado em saber mais sobre as faculdade mais bem avaliadas pelo MEC também pode pesquisar a nota da mesma pelo site do Ministério da Educação. Ali, ele encontrará uma lista das instituições reconhecidas e informações sobre as avaliações de cada uma delas.

Veja também:

Como fazer uma faculdade EAD com a nota do ENEM

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

Agora que você já conhece as melhores faculdades para fazer um curso a distância,  conta pra gente nos comentários qual foi a sua escolha!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin