dcsimg

Confira os melhores cursos de Engenharia Civil a distância

Quase 50 faculdades já oferecem Engenharia Civil na modalidade EAD. Saiba como funciona e conheça as melhores opções!

Pouco a pouco, as universidades brasileiras começam a ampliar sua oferta de ensino a distância (EAD) a cursos que antes pareciam complicados de serem feitos nessa modalidade. Entre eles estão algumas Engenharias, incluindo a Civil.

Antes de entrarem em funcionamento, todos eles têm que passar pelo rigoroso crivo do Ministério da Educação (MEC), que pontua quesitos como o nível dos professores e a eficácia das plataformas digitais utilizadas para apoiar o aprendizado.

Além dessas plataformas online, os cursos de Engenharia Civil EAD têm que oferecer ao aluno uma boa estrutura de laboratórios e salas de aula para os encontros presenciais, pois o MEC também está de olho em tudo isso.

Saiba agora mesmo como é a avaliação do MEC, entenda como funcionam os cursos de Engenharia Civil a distância e veja as melhores dicas de faculdade!

Como é feita a avaliação do MEC para os cursos de Engenharia Civil a distância?

O MEC confere, ao todo, quatro notas aos cursos que avalia. Duas delas têm a ver com a estrutura geral oferecida:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): é uma avaliação que verifica itens como o currículo dos professores, programas das disciplinas, diretrizes pedagógicas, tecnologia e infraestrutura física da faculdade e dos polos de apoio.
  • Conceito de Curso (CC): é uma confirmação, ao vivo, das informações enviadas anteriormente pela faculdade. Para tanto, especialistas do MEC visitam as instalações do curso, entrevistam os responsáveis e, a partir disso, podem manter ou modificar a nota do CPC.

As outras duas notas estão relacionadas à eficiência do curso na transmissão de conhecimento aos alunos:

  • Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade): são provas com conteúdo específico sobre as matérias do curso. O Enade acontece em ciclos, a cada ano alunos de diferentes graduações passam pela avaliação.
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): aqui, também entram em jogo as notas obtidas pelos alunos no Enade, que são avaliadas de forma comparativa aos seus desempenhos no Enem.

Para cada um desses índices, o MEC dá uma nota de 1 a 5, sendo que 1 é a menor (insuficiente) e 5 é a maior (qualidade de excelência).

Quais os melhores cursos de Engenharia Civil a distância?

Dos cursos de Engenharia Civil a distância disponíveis no país, nenhum deles até agora recebeu nota máxima (5) nos índices analisados.

É preciso levar em conta que, como a maioria dos cursos foi credenciada recentemente, muitos deles ainda não receberam a avaliação completa do Ministério.

Entre os já avaliados, três figuram com pelo menos uma nota 4 nos conceitos do MEC. Eles estão nas seguintes faculdades:

  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)
  • Centro Universitário Redentor (FACREDENTOR)
  • Faculdade Eniac (ENIAC)

É importante ressaltar, porém, que muitos dos cursos ainda sem nota já tiveram a sua criação aprovada pelo MEC e estão devidamente credenciados para formar turmas.

Desses, destacamos as graduações em Engenharia Civil a distância das instituições a seguir. Todas estas faculdades estão reconhecidas pelo MEC, têm sólida tradição no ensino a distância e ministram o curso em diversas localidades do país. Anote:

Como funciona o curso de Engenharia Civil a distância?

Os tipos de curso de Engenharia Civil a distância podem variar de acordo com a faculdade, mas, normalmente, você vai encontrar essa graduação em um formato chamado semipresencial.

A particularidade do semipresencial é que ele mistura atividades presenciais e a distância. A maior parte do curso você pode acompanhar pelo computador, mas existem também alguns encontros semanais, realizados no polo de apoio.

Isso acontece porque a Engenharia Civil requer muitas aulas de laboratório, como os de elétrica, hidráulica e mecânica, por exemplo.

Outras atividades presenciais são os estágios, as provas finais e as apresentações de trabalho, assim como a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No restante do tempo, o curso é feito a distância, e você pode desfrutar da comodidade de estudar em casa e da flexibilidade de horários comuns a todas as graduações EAD.

Outra vantagem é a economia com alimentação e transporte, e também nas mensalidades, que costumam sair mais em conta quando comparadas aos cursos presenciais.

E, quanto ao diploma, pode ficar tranquilo: se o curso está credenciado pelo MEC, o diploma vale tanto quanto o presencial!

Veja também:

Descubra quanto tempo dura o curso de Engenharia Civil

O que achou da possibilidade de fazer Engenharia Civil a distância? Já tem alguma faculdade em vista? Deixe seus comentários aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin