dcsimg

Conheça as melhores faculdades de Educação Física em SP

É inegável que cada dia mais as pessoas se preocupam com a saúde e o bem-estar. Nesse cenário, os protagonistas são a alimentação saudável e a atividade física. Ambos devem andar juntos, para que os resultados sejam potencializados.

Nesse contexto há muitas oportunidades que surgem para quem deseja cursar Educação Física. Ainda mais em São Paulo, uma região repleta de academias, spas e diversos estabelecimentos nos quais esse profissional é requisitado.

Mas, se você gosta mesmo é de lecionar, o mercado também oferece opções de trabalho nas escolas de ensino fundamental e médio. Afinal, a preocupação com a saúde dos jovens é ainda maior.

Se você já decidiu que vai fazer esse curso, o próximo passo é escolher uma instituição para estudar. É aí que nós entramos, vamos mostrar tudo sobre as melhores faculdades de Educação Física SP. Confira!

Melhores faculdades de Educação Física SP

Muitos pontos devem ser avaliados para definir qual é a melhor faculdade. O principal dele é o reconhecimento da universidade pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse órgão é tão importante, pois ele submete as faculdades a uma criteriosa avaliação de qualidade. Sendo assim, apenas as mais bem avaliadas conseguem ser autorizadas por ele. Inclusive, apenas as instituições que são reconhecidas pelo MEC podem emitir certificados válidos.

Para você ter ideia da seriedade da avaliação que o MEC aplica às faculdades, abaixo explicaremos melhor como acontece essa análise.

Como o MEC avalia as faculdades?

A nota da avaliação do MEC varia entre 1 e 5, sendo que 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, 3 está na média e 4 e 5 são excelentes.

Essa nota é representada pelo IGC que significa Índice Geral de Cursos. Para determinar essa pontuação, o Ministério da Educação avalia os seguintes itens:

  • Nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos 3 anos. Essa nota é referente à qualidade dos cursos de graduação da instituição.
  • O número de alunos que estão cursando a graduação na faculdade.
  • Nota CAPES – pontuação que avalia os programas de pós-graduação stricto sensu da faculdade, nos últimos três anos.
  • A distribuição de alunos entre cursos de graduação e pós-graduação.

Após analisar todos esses elementos, o MEC chega a uma nota geral, ou seja, a nota do IGC.

Faculdades de Educação Física mais bem avaliadas pelo MEC

Para te ajudar a escolher a melhor faculdade, selecionamos as melhores faculdades de Educação Física SP. Todas elas são reconhecidas pelo MEC e possuem notas acima de 3. Confira!

Universidade Federal de Campinas

IGC: 5

Universidade Federal de São Carlos

IGC: 5

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

IGC: 5

Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial) – privada

IGC: 4

Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) – privada

IGC: 4

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) – privada

IGC: 3

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – privada

IGC: 3

Vale ressaltar ainda que as faculdades Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), Cruzeiro do Sul Educacional (Presencial), Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) e Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), além de serem reconhecidas pelo MEC, possuem mensalidades mais acessíveis.

Mas, se mesmo assim, você ainda achar que as parcelas não cabem no seu bolso, fique tranquilo! Elas também oferecem programas de bolsas de estudos e descontos.

Além disso, estão localizadas em regiões de fácil acesso. Por fim, elas têm duas formas de ingresso: vestibular próprio ou por meio da nota do Enem, caso você tenha feito o exame.

Veja também:

Educação Física: carreira, mercado e faculdades

O que se estuda em Educação Física?

Com as nossas dicas ficou bem mais fácil escolher uma entre as melhores faculdades de Educação Física SP, não ficou? Então, comente abaixo onde pretende estudar. Aproveite e conte quando vai começar o curso!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin