Conheça as melhores faculdades de Engenharia Civil em SP

Saiba agora mesmo quais instituições de São Paulo receberam as melhores notas do MEC para o curso de Engenharia Civil!

O que seria da nossa vida se não tivéssemos os engenheiros civis pra projetar ruas, casas, praças, prédios, redes de esgoto, instalações elétricas e hidráulicas, aeroportos, metrôs, estradas e túneis?

A importância desse profissional é inquestionável e sua responsabilidade diante da sociedade é imensa.

Se não acredita, basta imaginar os efeitos de um edifício mal projetado: um simples tijolo fora do lugar pode colocar milhares de vidas em risco em um piscar de olhos.

Por isso, quem está pensando em seguir essa carreira deve ter clareza de que a profissão é extremamente minuciosa, técnica e atende a padrões globais bastante rigorosos. Tudo isso só se aprende através de uma formação de altíssima qualidade.

A seguir, conheça as melhores faculdades de Engenharia Civil em SP!

As melhores faculdades de Engenharia Civil em SP

O estado de São Paulo concentra o maior número de faculdades de Engenharia Civil do país, com mais de 200 instituições em atividade, todas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Para localizar as melhores dentro de um universo tão grande, a gente buscou ajuda no MEC.

O MEC possui um sistema de avaliação que é referência em todo o país e é conhecido pelo rigor que aplica em suas análises. Regularmente, faz uma avaliação de todos os cursos e faculdades do país, tanto os da rede pública quanto da particular.

A avaliação considera fatores indispensáveis para uma formação de qualidade e que muitas vezes são “invisíveis” para nós, como, por exemplo, o plano de desenvolvimento pedagógico do curso, o investimento em pesquisa, a abordagem didática das aulas, o currículo dos professores (quanto mais mestres e doutores, melhor) e o desempenho dos alunos já formados em exames específicos.

A avaliação também leva em conta fatores objetivos e palpáveis, como qualidade dos laboratórios (Engenharia Civil depende muito deles), a infraestrutura das salas de aula, auditórios, recursos tecnológicos disponíveis e até os títulos presentes na biblioteca.

Todos esses itens são agregados e transformados em indicadores e cada um recebe nota que pode variar de 1 (mínima) a 5 (máxima).

Portanto, listaremos aqui as faculdades presentes em SP que oferecem cursos considerados ótimos, ou seja, aqueles que têm notas 4 ou 5 na maioria dos quesitos avaliados pelo MEC.

São essas:

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Centro Universitário Católico Salesiano (UNISALESIANO)
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT)
  • Centro Universitário da Fundação Herminio Ometto (FHO)

Os interessados em fazer Engenharia Civil a distância também precisam ficar atentos à qualidade do curso.

Veja mais detalhes no próximo tópico!

As melhores faculdades a distância de Engenharia Civil em SP

Engenharia Civil também é forte na modalidade a distância. Quem prefere estudar dessa maneira pode escolher entre mais de 40 faculdades espalhadas por todo o estado.

Há dois caminhos para encontrar as melhores faculdades EAD de Engenharia Civil em SP.

O primeiro é usar a avaliação do MEC, que, a exemplo dos cursos presenciais, também vale para as graduações EAD.

Os critérios de pontuação são praticamente os mesmos, com a diferença de que os técnicos analisam também a infraestrutura dos polos de apoio, as ferramentas digitais de aprendizado e a dinâmica de ensino remoto.

As notas seguem o mesmo esquema de pontuação e as melhores faculdades têm 4 ou 5 na maioria dos quesitos.

Nesse rol, estão, por exemplo:

  • Centro Universitário de Excelência Eniac (ENIAC)
  • Centro Universitário Braz Cubas (BRAZ CUBAS)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Universidade Estácio de Sá Ribeirão Preto (UNESA)

Quando você começar sua pesquisa, vai se deparar com uma situação muito comum: cursos de Engenharia Civil EAD que ainda não foram avaliados.

Se isso acontecer, não se assuste. É que diversas faculdades começaram a oferecer seus cursos EAD recentemente, de forma que ainda não deu tempo de fazer uma avaliação completa (que inclui dados do Enade, exame de desempenho estudantil feito depois da formatura e que avalia somente algumas áreas do conhecimento por ano). Atualmente, apenas turmas que iniciaram antes de 2015 receberam parecer do MEC.

Isso não quer dizer que a faculdade ou o curso que ainda não foram avaliados sejam ruins. Se você pretende estudar online, a melhor forma de saber se a graduação vale a pena é trocar ideia com outros estudantes e confiar na reputação da instituição escolhida.

Entre as opções disponíveis em SP que ainda estão sendo avaliadas, encontramos ótimas faculdades, reconhecidas em todo o estado, e que possuem polos de apoio em centenas de cidade!

Por exemplo:

Os cursos de Engenharia Civil EAD reconhecidos pelo MEC rendem diploma válido no mercado de trabalho. Os formados nessa modalidade devem, inclusive, obter licença de trabalho junto ao CREA antes de começar a atuar.

O curso de Engenharia Civil

Engenharia Civil é um bacharelado e dura cinco anos.

É um curso com uma carga elevada de atividades práticas e muito estudo sobre matemática, física, química, desenho técnico, geologia, geofísica, cálculo, ciência dos materiais e meio ambiente.

O objetivo é preparar profissionais capazes de desenvolver e executar projetos de diferentes tipos de edificações: de uma pequena residência até um gigantesco terminal internacional de passageiros.

O curso também investe forte na formação de gestores de pessoas e projetos voltados à engenharia – um diferencial que tem sido muito bem recebido no mercado de trabalho.

Por falar em mercado, o de Engenharia Civil está sempre alta, nos grandes centros ou nas cidades mais afastadas, em território nacional ou internacional – sempre com salários bem interessantes!

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro Civil?

Em qual dessas faculdades você gostaria de estudar Engenharia Civil em SP? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin