dcsimg

Confira as melhores faculdades de Farmácia a distância

O número de cursos de Farmácia a distância vem crescendo e você pode estudar em várias partes do Brasil. Saiba tudo sobre o assunto!

As graduações em Farmácia a distância começaram a ser autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) há pouco tempo. Mas você já pode comemorar: existem boas opções pelo país, e a tendência é que a oferta aumente.

O sistema usado nos cursos de Farmácia EAD costuma ser o semipresencial, que combina atividades online, feitas em casa, com aulas práticas e tarefas de laboratório realizadas algumas vezes por semana em um polo de apoio presencial.

E se o seu interesse pela área da Saúde é mais amplo, saiba que também há excelentes oportunidades de faculdades a distância para cursos como Nutrição e Ciências Biológicas, entre outros. Aqui vamos contar tudo, tintim por tintim.

Descubra agora mesmo onde fazer Farmácia a distância e conheça outras opções de estudos na área da Saúde pelo Brasil afora!

Como saber quais são as melhores faculdades de Farmácia a distância?

O jeito mais confiável de verificar a qualidade de uma faculdade é consultar as avaliações feitas pelo MEC. O Ministério aplica um rigoroso sistema de análise que observa as instituições e os cursos por todos os ângulos.

O MEC avalia, por exemplo, a infraestrutura física, o currículo dos professores, o projeto pedagógico e as grades curriculares de todos os cursos superiores oferecidos no Brasil.

No caso específico dos cursos a distância, faz também um monitoramento dos polos de apoio presencial e analisa o funcionamento das plataformas utilizadas para o aprendizado online.

No final, o MEC pontua os cursos e as faculdades, dando notas de 1 a 5 para aspectos como Conceito de Curso (CC) e Conceito Institucional (CI), entre outros. As instituições são avaliadas periodicamente e suas notas podem subir, abaixar ou se manter.

Esse processo é longo. E é aí que entra a questão particular dos cursos de Farmácia a distância: como eles foram aprovados recentemente, ainda não passaram por todas as avaliações formais.

De todo modo, os cursos que citaremos a seguir tiveram a sua criação aprovada pelo MEC, o que significa que têm autorização para funcionar e poderão emitir diplomas válidos em todo o Brasil.

Faculdades de Farmácia a distância autorizadas pelo MEC

Acompanhe a seguir a lista de faculdades que oferecem graduação em Farmácia a distância:

  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais 
  • Centro Universitário de Jaguariúna (FAJ)
  • Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS)
  • Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
  • Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST)
  • Centro Universitário Ingá
  • Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (UNIÍTALO)
  • Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Centro Universitário São Lucas (UNISL)
  • Centro Universitário Una (UNA)
  • Faculdade Dom Pedro II (FDPII)
  • Universidade Brasil
  • Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Universidade Salvador (UNIFACS)
  • Universidade Potiguar (UNP)
  • Universidade Universus Veritas Guarulhos (Univeritas UNG)

Apesar de terem a autorização do MEC, nem todas as faculdades abrem turma de Farmácia EAD todo semestre. Consulte a instituição para saber a disponibilidade de vagas.

Onde estudar Farmácia na modalidade presencial?

A graduação presencial em Farmácia é amplamente difundida pelas universidades brasileiras. Há cerca de 600 instituições que oferecem o curso.

A maioria das universidades públicas – federais, estaduais e municipais – contam com ótimas pontuações do Ministério. Já entre as particulares, é preciso ter cuidado e analisar bem cada uma das centenas de opções.

Para facilitar a sua busca, selecionamos abaixo algumas faculdades com cursos presenciais de Farmácia reconhecidos e bem pontuados pelo MEC:

Mas se a sua única alternativa de conseguir um diploma universitário é mesmo estudar a distância, saiba que todas as instituições da lista acima oferecem, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), outras opções interessantes de cursos superiores na área da Saúde.

Alguns exemplos são as graduações em Ciências Biológicas, Educação Física e Estética e Cosmética, da Anhanguera, e Nutrição da Cruzeiro do Sul.

Como saber quando vão sair as notas do MEC para os cursos de Farmácia a distância?

Como dissemos no início, ainda não é possível fazer um ranking das faculdades de Farmácia a distância com base nas notas do MEC, pois o ciclo de avaliação ainda não se completou.

Mas você mesmo pode ir consultando o site do Ministério para saber se os resultados das avaliações já foram publicados. Vamos explicar como faz:

  1. Entre no site e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”.
  3. Selecione a opção “Curso de Graduação”.
  4. No campo “Curso”, digite “Farmácia”.
  5. Mais abaixo, em “Modalidade”, selecione “A Distância”.
  6. Em “Situação, escolha “Em Atividade”.
  7. Digite o Código de Verificação no local indicado e clique em “Pesquisar”.

Movendo o cursor para baixo, você verá na sua tela a relação de faculdades que oferecem o curso. No cabeçalho da lista, estão os conceitos pontuados pelo MEC, com as siglas CC, CPC, IDD e Enade. Cada uma delas corresponde a um aspecto da avaliação.

Caso a coluna onde deveriam aparecer as notas (números de 1 a 5) esteja preenchida com um tracinho (-), isso é sinal de que aquela avaliação ainda não foi concluída.

Mas a qualquer momento as notas podem ser publicadas. Nós também estamos sempre atentos às atualizações do MEC e vamos informando tudo por aqui. Fique ligado!

Veja também:

Quanto ganha um farmacêutico?

Está decidido a fazer Farmácia a distância? Ou considera outras opções? Comente e deixe aqui sua opinião!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin