Veja as melhores faculdades de Relações Internacionais em SP

Saiba onde estão as melhores instituições para você entrar com tudo na carreira promissora de Relações Internacionais!

Se pudéssemos definir Relações Internacionais em uma só palavra, seria: diplomacia!

O curso forma profissionais com talento para negociar, mediar e estabelecer acordos com pessoas, empresas e organizações do mundo todo.

É ideal para quem pensa em seguir carreira diplomática ou para quem quer trilhar pelo mundo dos negócios, como executivo em empresas públicas ou privadas.

São Paulo é o grande centro formador de internacionalistas do país. Aqui temos dezenas de faculdades disponíveis, algumas bem interessantes.

Descobrir quais são as mais conceituadas faz toda diferença na hora de encarar a concorrência da área.

A seguir, veja as melhores faculdades de Relações Internacionais em SP!

As melhores faculdades de Relações Internacionais em SP

Se você está pesquisando algum curso superior, certamente já se deparou com alguma faculdade que diz que “curso tal tem nota máxima junto ao MEC”, certo?

Bom, isso não é por acaso. O Ministério da Educação (MEC) possui um sistema de avaliação contínua de cursos e faculdades em todo o país, que é feito sob critérios técnicos bem rigorosos.

Essa é uma das avaliações de referência do país e justamente a que a gente vai usar para listar os melhores cursos de Relações Internacionais em São Paulo.

Os critérios que os técnicos do MEC utilizam levam em conta tudo o que é fundamental para um ensino de qualidade, como:

  • Infraestrutura geral da faculdade (salas de aula, auditórios, laboratórios)
  • Acervo da biblioteca
  • Proposta pedagógica do curso
  • Grau de formação dos professores envolvidos (mestres, doutores, especialistas)
  • Plano de desenvolvimento institucional
  • Qualidade do material didático utilizado
  • Dinâmica das aulas
  • Média geral dos alunos de Relações Internacionais no Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que mede o grau de conhecimento adquirido no decorrer do curso

Os critérios são agrupados em indicadores e recebem notas que variam de 1 a 5. Por isso, quando uma faculdade diz que tem “nota máxima” junto ao MEC é porque provavelmente atingiu notas 4 ou 5.

As melhores faculdades de Relações Internacionais em SP são, portanto, aquelas que obtiveram 4 ou 5 na maioria dos critérios de avaliação.

Segundo o MEC, nove instituições têm as melhores notas em Relações Internacionais: duas na rede pública e o restante na rede privada.

São elas:

  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Centro Universitário Álvares Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP)
  • Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
  • Faculdades Integradas Rio Branco (FRB)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)

Importante: todas as faculdades acima são presenciais e estão espalhadas por diversas regiões do estado de SP.

Mas e quanto aos cursos a distância? Tem como encontrar boas faculdades EAD de Relações Internacionais em território paulista?

Descubra a seguir!

As melhores faculdades EAD de Relações Internacionais em SP

Relações Internacionais pode ser feito na modalidade a distância em 13 faculdades presentes em São Paulo.

Só que no que diz respeito à avaliação, temos uma questão importante: o MEC ainda não teve tempo de avaliar plenamente as turmas em atividade.

Isso porque a maioria dos cursos teve início a partir de 2017, ou seja, ainda não deu tempo para que a primeira turma de formandos ser avaliada. A nota para cursos de Relações Internacionais EAD só estará disponível a partir do final de 2021, dependendo do ciclo de avaliações do Enade.

Se você quiser fazer Relações Internacionais a distância, terá de confiar na reputação da faculdade.

Por sorte, o curso pode ser encontrado em grandes e conhecidas faculdades paulistas, como a Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e a Universidade de Franca (UNIFRAN).

A dinâmica do curso é bem interessante. Os alunos veem parte dos conteúdos pela internet, utilizando um ambiente digital cheio de ferramentas de aprendizagem, e também têm aulas presenciais nos polos de apoio – onde irão exercitar, por exemplo, a capacidade de resolução de problemas (simulações) e fazer atividades em grupo.

Por ser reconhecido pelo MEC, o diploma de Relações Internacionais EAD é aceito no mercado de trabalho e vale tanto quanto o presencial.

Por que investir numa boa faculdade de Relações Internacionais?

Em todo o Brasil, existem mais de 110 faculdades de Relações Internacionais. O estado de São Paulo conta com quase a metade delas: são cerca de 50 instituições, incluindo as EAD.

Nenhum outro estado brasileiro oferece tantas opções. Isso é bom por um lado, mas por outro exige uma atenção maior dos futuros estudantes. É preciso observar de perto a qualidade da faculdade escolhida, e por isso a avaliação do MEC serve como um guia importantíssimo.

Relações Internacionais é uma área concorrida, com um mercado em plena ebulição no país. Empresas privadas, organizações não governamentais, organizações multilaterais (como a ONU e o Banco Nacional, por exemplo) e até o serviço público têm dado preferência a contratar profissionais formados nas melhores faculdades do país, que dominem bem o inglês e conheçam as principais técnicas de persuasão e negociação.

A responsabilidade de um internacionalista é grande. Com a missão de negociar acordos, ampliar mercados, detectar tendências e firmar parcerias, tornou-se uma figura indispensável para a expansão dos laços políticos, comerciais e diplomáticos de um país.

Tenha sempre em mente: quem quer ter chances de se dar bem, não pode se dar ao luxo de chegar mal preparado a esse mercado de trabalho!

Veja também:

Saiba mais sobre o curso de Comércio Exterior

Pensando em estudar em alguma das melhores faculdades de Relações Internacionais em SP? Conte para a gente qual é a sua escolhida!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin