dcsimg

Saiba o que faz um teólogo e veja onde fazer essa faculdade

Quando pensamos no trabalho de um teólogo, provavelmente a ideia que vem à cabeça é a figura de um líder religioso, como padre ou pastor evangélico. Porém, há outras áreas em que o teólogo pode atuar, entre as quais ensino religioso em escolas e universidades, produção editorial, pesquisa científica e trabalho social.

Acompanhe o artigo para saber mais sobre a profissão de teólogo, qual faculdade fazer para seguir essa carreira e onde encontrar o curso reconhecido pelo MEC!

O que faz um teólogo

O teólogo é um profissional se dedica ao estudo das religiões, seus rituais, doutrinas, dogmas e textos sagrados.

Utilizando conceitos de disciplinas como a Filosofia, Sociologia, Psicologia e História, o teólogo busca compreender as práticas religiosas e seus impactos sobre a vida dos indivíduos e da sociedade como um todo em diferentes contextos.

O trabalho do teólogo não está necessariamente ligado a uma religião específica,  mas a formação teológica faz parte da preparação de sacerdotes, em muitos casos, como no catolicismo e protestantismo (evangélicos).

Áreas de atuação do teólogo

Conheça as principais áreas em que um teólogo pode atuar:

Ensino religioso

O teólogo pode dar aulas de ensino religioso na educação básica (ensino fundamental e médio). Embora essa disciplina não seja obrigatória nas escolas brasileiras, muitas instituições públicas e privadas adotam o ensino religioso em seus currículos. Existe ainda a possibilidade de dar aulas no ensino superior, mas, para isso, geralmente é necessário fazer pós graduação.

Capelania

O teólogo pode prestar concurso público para atuar como capelão das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e outras corporações. O capelão é responsável por prestar assistência espiritual e realizar cerimônias religiosas.

Pesquisa

No âmbito da pesquisa acadêmica, um teólogo pode desenvolver estudos sobre tradições religiosas, textos sagrados e impactos da religiosidade sobre os indivíduos e a sociedade, utilizando conceitos da Teologia.

Mercado editorial

Um teólogo pode trabalhar na elaboração e revisão de livros e outras publicações (revistas, textos online, cartilhas etc.) do segmento religioso. Também pode desenvolver materiais didáticos para o ensino religioso.

Ongs e instituições filantrópicas

O trabalho social em Ongs e instituições filantrópicas é mais uma opção para o teólogo, que trabalha em parceria com assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais para prestar assistência e aconselhamento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O que estudar para ser um teólogo

Para ser um teólogo é preciso cursar a faculdade de Teologia, que dura de três a cinco anos e pode ser feita na modalidade presencial ou EAD. O curso é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura por instituições públicas e privadas.

A licenciatura é voltada para a formação de professores de ensino religioso, enquanto o bacharelado habilita o profissional a atuar como pesquisador, consultor e para exercer as funções de capelão ou ministro religioso (padre, pastor etc.).

Porém, para que o diploma de Teologia seja válido, inclusive para participar de concursos públicos, o curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O que se estuda em Teologia?

A grade curricular do curso de Teologia varia bastante de uma faculdade a outra. De modo geral, inclui disciplinas relacionadas à História da Religião, Sociologia, Antropologia, Filosofia, além de línguas antigas, como latim e grego.

Faculdades de Teologia reconhecidas pelo MEC

Conheça a seguir quatro faculdades que têm o curso de Teologia reconhecido pelo MEC e oferecem recursos para reduzir o valor da mensalidade, como bolsas de estudo, diversos descontos e crédito educativo, tudo sem burocracia:

Veja também:

Saiba tudo sobre a faculdade de Teologia a distância

Descubra quanto ganha um teólogo e saiba onde estudar

Depois de conhecer as áreas de atuação de um teólogo, conte para a gente nos comentários: você quer fazer a faculdade de Teologia?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin