O que se estuda em Medicina?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Medicina, quais as principais matérias e onde estudar esta graduação!

Medicina

A Medicina é um dos cursos superiores mais procurados do Brasil, apresentando índices elevados de candidato por vaga em todas as regiões do País. É uma faculdade que exige bastante dedicação aos estudos, tanto para ser aprovado no processo seletivo quanto para ganhar o diploma no fim do curso.

Existem aquelas pessoas que já sabem desde cedo que querem ser médicos, outras ficam em dúvida sobre qual faculdade escolher até o momento de se inscrever no vestibular. A verdade é que muitos jovens não sabem ao certo o que se estuda na faculdade de Medicina, como o currículo do curso é organizado e quais os assuntos vistos nas disciplinas.

Se você está pensando em fazer um curso de Medicina, confira em detalhes o que se estuda, quais as principais matérias e os temas abordados em cada uma delas. Veja também onde você pode estudar para se destacar nesta carreira!

Como é o curso de medicina?

A grade curricular do curso de Medicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. Em alguns casos as disciplinas são agrupadas em módulos que compreendem uma área do conhecimento específica. Em outros, a estrutura do curso é baseada em eixos, ou áreas do saber, que se desenvolvem ao longo do curso.

No vídeo a seguir, você pode ver um pouquinho mais sobre a carreira em Medicina. Ele foi feito pela TV Unesp, televisão digital da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, a UNESP, renomada universidade pública e que oferece o curso de Medicina no campus de Botucatu.

Independentemente da maneira como cada universidade monta seu currículo, as matérias são praticamente as mesmas e podem ser divididas em três ciclos: básico, clínico e internato.

As fases do curso de medicina:

Ciclo Básico

O ciclo básico dura dois anos e contém as disciplinas mais teóricas do curso. São matérias introdutórias nas quais o aluno aprende sobre o funcionamento do corpo humano em seu estado normal, ou seja, sem doenças.

Este ciclo apresenta também algumas disciplinas da área de Humanas, envolvendo um pouco de antropologia, discussões de casos e comportamentos médicos, além de visitas a postos de saúde.

Ciclo Clínico

O ciclo clínico começa a preparar o aluno para lidar com pacientes e dura mais dois anos. Esta etapa faz um estudo aprofundado sobre as doenças, porque elas acontecem, os efeitos que provocam em nosso organismo e como tratá-las.

Internato

O internato é o momento em que o aluno coloca em prática seus conhecimentos. É realizado nos dois últimos anos do curso, depois que o aluno já foi aprovado em todas as disciplinas dos ciclos básico e clínico.

Durante o internato o aluno passa a maior parte do tempo em hospitais, fazendo plantões e escalas em todas as especialidades médicas. A rotina é bem puxada: os internos atendem pacientes, acompanham a evolução de seu quadro clínico, auxiliam cirurgiões, realizam partos e plantões em pronto-socorro.

Após a conclusão do período de internato, o aluno se forma em Medicina e ganha o título de médico generalista.

As disciplinas do curso de Medicina

Vamos então conhecer algumas das principais disciplinas do curso e um resumo do que é estudado em cada uma delas:

o que se estuda em Medicina1. Anatomia

Estuda as estruturas macroscópicas do nosso corpo (como esqueleto, musculatura, veias e artérias, nervos, órgãos, etc.), sua localização, relações anatômicas e funcionais. Esta disciplina envolve a preparação de peças anatômicas e a dissecação de cadáveres.

2. Biologia Celular e Molecular

Analisa a composição química e estrutural das células, bem como as funções de cada um dos componentes celulares. Estuda o metabolismo de organismos uni e pluricelulares, os processos envolvidos na divisão celular e hereditariedade.

3. Fisiologia

Trata do funcionamento normal do organismo, da integração dos órgãos e demais sistemas do corpo humano. Estuda a morfologia e funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, endócrino e nervoso, entre outros.

4. Histologia

Diz respeito às estruturas microscópicas dos tecidos e órgãos. Esta disciplina tem o objetivo de identificar as estruturas que compõem os diversos tecidos do corpo humano e estabelecer uma relação com as funções normais dos órgãos.

5. Imunologia

Estuda os mecanismos de defesa próprios do organismo humano, como eles reagem contra vírus e parasitas e como protegem o corpo de doenças. Nesta disciplina também é visto em que circunstâncias o sistema imunológico pode agravar ou mesmo gerar doenças.

6. Patologia

É a área que compreende o estudo das doenças e das alterações que elas provocam no organismo. Estabelece correlações com os sinais, sintomas e achados laboratoriais.

7. Embriologia

Acompanha o desenvolvimento dos organismos desde a fecundação dos gametas até o final do estado embrionário. Estuda as possíveis alterações que possam surgir em cada uma das etapas do desenvolvimento humano durante este período.

8. Oftalmologia

Estuda as patologias que ocorrem no globo ocular, como preveni-las e tratá-las. Faz uma relação destas doenças com alterações que podem ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo humano.

9. Farmacologia

Analisa as propriedades e a composição química dos medicamentos. Esta disciplina tem o objetivo de orientar o futuro médico quanto às indicações, contraindicações e toxicidade de remédios, como utilizá-los no tratamento de doenças e como eles podem reagir quando combinados com outros medicamentos.

10. Traumatologia e Ortopedia

Aborda temas como: fratura dos membros, coluna e quadril, processos infecciosos, métodos de tratamento, deformidade e síndromes da coluna, afecções inflamatórias e degenerativas, entre outros.

Qual a nota para passar em Medicina?

Como a gente já te disse, não é nada fácil passar em um curso de medicina em uma universidade pública, seja ela estadual ou federal. Portanto, se você almeja cursar essa graduação em uma instituição pública de ensino, é necessário se dedicar bastante.

Por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é preciso ter feito, em média, 800 pontos na prova. Em universidades estaduais, as notas de corte também costumam ser elevadas, correspondendo entre 75% a 80% dos acertos em uma prova de vestibular.

É caro um curso de medicina?

Para fazer medicina em uma faculdade particular também não é nada fácil! Até mesmo as instituições privadas possuem concorrência altíssima de candidatos por vaga. Além disso, uma mensalidade pode custar entre 5 mil reais e 12 mil reais.

Quanto ganha um profissional de Medicina?

O profissional de Medicina não conta com um salário mínimo profissional válido em todo o território nacional. A Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, estabelece que o médico deve ganhar três salários mínimos para uma jornada de 20 horas semanais.

O Projeto de Lei 2750/2011, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, tenta estabelecer um piso salarial de R$ 9.000 para os médicos, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) recomenda um salário ainda mais alto: R$ 11.675 por 20 horas semanais de trabalho. 

Onde estudar Medicina?

Existem diversos cursos de Medicina em todas as regiões do Brasil. Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação) onde você vai encontrar o curso de Medicina ou de áreas correlatas. Todas elas participam do ProUni e do FIES, além de terem suas próprias iniciativas de bolsas, descontos, convênios e financiamento das mensalidades.

 

Estes cursos são todos presenciais pois ainda não existe curso de Medicina na modalidade EAD (ensino a distância). Afinal, o curso de medicina envolve muitas disciplinas de laboratório, as quais exigem a participação presencial do aluno.

E aí, pensa em fazer uma faculdade de Medicina? Gostou de saber o que se estuda nesta graduação? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!