dcsimg

Conheça os 10 cursos com maior empregabilidade em 2020

Saiba quais são os cursos com maior empregabilidade em 2020 e veja onde estudar para ter um diploma reconhecido no mercado de trabalho!

O mercado de trabalho muda constantemente. O avanço da tecnologia, o aumento da expectativa de vida e as transformações econômicas e culturais, são alguns dos fatores que geram impacto direto no percurso de diversas ocupações.

Assim, uma área profissional que estava em alta há uma década hoje pode estar se tornando obsoleta. Da mesma forma, cursos e especializações que antes nem existiam nas faculdades hoje podem ser essenciais para novas profissões.

A seguir, você vai descobrir quais são os cursos com maior empregabilidade em 2020 no Brasil e ainda conhecer boas faculdades onde estudar para ter um diploma reconhecido no mercado. Confira!

Os 10 cursos com maior empregabilidade em 2020

Pesquisas realizadas a consultorias especializadas no mercado de trabalho brasileiro apontaram quais são as profissões mais procuradas e bem pagas pelas empresas. O cenário reflete as mudanças sociais e os avanços tecnológicos ocorridos na última década.

Veja quais são os cursos que estarão em alta no Brasil em 2020:

1. Direito

Direito é um curso tradicional e versátil, que acompanha as mudanças na sociedade. Segundo especialistas, em 2020 o profissional do Direito terá de ser multidisciplinar: ou seja, além de ser bom tecnicamente, deverá ter especialização em outras áreas. Dentre as mais procuradas estão:

  • Direito digital
  • Direito societário
  • Direito tributário
  • Contratos
  • Fusões e aquisições
  • Compliances

O curso de Direito é oferecido apenas na modalidade presencial e tem duração de 5 anos. Para atuar na profissão, é necessário ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

2. Enfermagem

Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem visto um aumento na expectativa de vida. Isso significa que há um maior número de idosos que precisam de atendimento especializado para manter a saúde e o bem-estar. 

Embora haja um grande número de profissionais de Enfermagem atuando no Brasil, ainda são poucos os graduados no ensino superior. Por isso, há uma boa empregabilidade por enfermeiros com nível universitário, principalmente os especializados em saúde do idoso.

Para atuar na profissão, é obrigatório tirar o registro profissional junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A duração do curso varia entre 4 a 5 anos.

3. Fisioterapia

Assim como a Enfermagem, a Fisioterapia é outro campo em alta em 2020, principalmente para quem se especializa em saúde e bem-estar do idoso. Com o aumento da longevidade e avanços na área da saúde, as áreas da Fisioterapia que mais crescem são:

  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Acupuntura

Além disso, a Fisioterapia Esportiva e a Fisioterapia do Trabalho são especializações que continuam com boa empregabilidade. 

Para atuar como fisioterapeuta, é necessário se registrar junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). O curso tem duração média de 5 anos.

4. Psicologia

Doenças modernas como o estresse, a ansiedade, a depressão e a síndrome de burnout têm gerado maior conscientização sobre a necessidade de olhar com atenção para a saúde mental.

Um dos profissionais mais procurados pelas pessoas que sofrem com algum desses transtornos é o psicólogo, que presta um atendimento personalizado ao paciente, indicando a melhor terapia para cada caso.

O curso de Psicologia tem duração de 5 anos. Para exercer a profissão, é obrigatório estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

5. Gestão da Informação

Uma carreira em ascensão no Brasil é a do gestor de informação. Isso porque as empresas perceberam a necessidade de ter um profissional capaz de analisar grandes volumes de dados (big data) e extrair deles informações que permitam a atuação estratégica, como posicionamento comercial, padrões de comportamento, tendências etc.

Setores como o comércio varejista, empresas de consultoria e equipes esportivas são os que mais contratam esse profissional, que permanecerá bem requisitado em 2020.

Um dos caminhos para exercer a profissão é realizando o curso superior de Gestão em Tecnologia da Informação, que tem duração de 2 anos. Outra alternativa é optar por uma pós-graduação em Big Data.

6. Engenharia Ambiental

Com as alterações sofridas pelo meio ambiente nos últimos anos, cada vez mais as empresas estão preocupadas em atuar de maneira sustentável.

Dessa forma, há um aumento na procura por engenheiros ambientais, profissionais responsáveis por desenvolver projetos capazes de minimizar os danos ambientais causados pelo desenvolvimento, atuando em frentes como a preservação da água, ar e solo, descarte e tratamento de lixo, renovação de energias e recuperação de áreas degradadas.

O curso de Engenharia Ambiental está disponível nas modalidades presencial e a distância e tem duração de 5 anos.

7. Tecnologia da Informação (TI)

O mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais oferecem empregabilidade, e em 2020 não será diferente. A área ainda conta com muitas vagas disponíveis para profissionais qualificados, principalmente os especialistas em:

  • Infraestrutura
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Arquitetura de sistemas
  • Plataformas mobile e web

A profissão em Tecnologia da Informação não é regulamentada no Brasil. Por isso, as empresas dão preferência a profissionais experientes, formados em faculdades reconhecidas pelo MEC.

8. Recursos Humanos

Uma profissão que permanece em alta em 2020 é a ligada à área de Recursos Humanos. As organizações buscam por profissionais capacitados a gerenciar todos os processos que envolvem as empresas e seus funcionários, como seleção e recrutamento, retenção de talentos, contratação e demissão, pagamentos e benefícios, entre outros.

Um caminho prático para atuar na área é investir em um curso de Gestão de Recursos Humanos. Com apenas dois anos de duração, a graduação oferece diploma de nível superior e pode ser feita de modo presencial ou a distância.

9. Marketing

Com as mudanças no mercado de Comunicação e Marketing, o profissional atualizado nas novas práticas e tendências, capacitado a gerenciar mídias e desenvolver ações eficazes para a divulgação e venda de produtos, marcas ou serviços, está cada vez mais cobiçado.

Uma área crescente e com grande empregabilidade em 2020 é a do Marketing Digital, ou Marketing de Conteúdo, que visa profissionais especializados em Criação de Conteúdo, Análise de Mídias Digitais e Gerenciamento de Projetos.

Há dois caminhos principais para atuar no Marketing: um deles é o bacharelado, que fornece uma formação mais ampla e tem duração de 4 anos. Outra alternativa é optar por um curso de grau tecnológico, com duração de dois anos, focado na atuação profissional.

10. Economia

O mercado financeiro está aquecido no Brasil. Dessa forma, as empresas andam buscando por profissionais graduados em Economia que sejam altamente qualificados, com perfil voltado para resultados, capacidade de resolver problemas complexos e domínio da tecnologia.

Nas instituições financeiras, a maior procura é por economistas especializados em compliance, auditoria e risco, e também controles internos. Além disso, há grande empregabilidade para quem atua na análise do mercado internacional e no agronegócio.

O curso de Economia, também conhecido como Ciências Econômicas, pode ser feito de modo presencial ou a distância e tem duração de 4 anos.

Onde fazer os cursos com maior empregabilidade em 2020

Sabemos que uma boa formação é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Por isso, selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem alguns dos cursos com maior empregabilidade em 2020:

Nas instituições acima você ainda vai encontrar facilidades financeiras como bolsas de estudo, descontos, convênios, parcelamentos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Conheça as cinco profissões mais valorizadas atualmente

Conheça a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Pretende seguir alguma dessas profissões? Conta para a gente nos comentários qual delas é a sua preferida!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin