Saiba se é possível fazer um curso de Pedagogia em 1 ano

Descubra se existe graduação em Pedagogia com duração de 1 ano e quais são as formações mais rápidas na área de Educação.

Apesar de as carreiras na área de Educação não estarem entre as mais bem pagas, muitos estudantes optam pelos cursos de Pedagogia e de formação de professores pela boa empregabilidade, pelo propósito social e pelo grande número de concursos públicos voltados aos profissionais do setor.

Você está pensando em fazer Pedagogia ou alguma licenciatura? Será que é possível obter um diploma na área em 1 ano? Respondemos essas dúvidas abaixo. Confira!

É possível fazer o curso de Pedagogia em 1 ano?

Sim, existe uma modalidade de graduação em Pedagogia que dura 2 semestres (1 ano): trata-se da formação em Pedagogia para licenciados. 

Ela é voltada para quem já tem um diploma universitário de licenciatura — em áreas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Química etc. — e deseja ampliar seu leque de conhecimentos e oportunidades no setor educacional.

Explicando melhor: o profissional licenciado em uma disciplina específica pode dar aulas no segundo ciclo do ensino fundamental (do sexto ao nono ano), no ensino médio e na educação profissional. 

Ao concluir o curso de Pedagogia em um ano, esse mesmo professor poderá atuar também na educação infantil (do maternal ao pré), no primeiro ciclo do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano) e na área de gestão educacional (como coordenador ou diretor escolar, por exemplo).

O que se estuda no curso de Pedagogia de 1 ano?

O curso de graduação em Pedagogia para profissionais licenciados está disponível nas modalidades presencial e a distância (EAD). 

Uma das instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação que oferecem o curso é a Cruzeiro do Sul Virtual. Veja as principais disciplinas que compõem a grade curricular dessa graduação:

  • Alfabetização e Letramento
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Inclusiva
  • Fundamentos Metodológicos do Ensino
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Gestão do Planejamento Educacional
  • Movimento e Psicomotricidade
  • Currículo e Sociedade
  • Linguagem e Desenvolvimento Humano
  • Prática de Leitura e Escrita
  • Avaliação Educacional
  • Economia da Educação
  • História da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Estatística Aplicada à Educação
  • Metodologia de Pesquisa
  • Organização do Trabalho Docente
  • Sociologia da Educação
  • Diversidade Étnico-Cultural

O curso também inclui alguns períodos de estágio em gestão educacional, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

E quem ainda não tem um diploma de graduação?

Se você está planejando fazer sua primeira graduação, não será possível se matricular no curso de Pedagogia para licenciados. 

Nesse caso, a única opção é a graduação tradicional em Pedagogia que tem duração de 3 a 4 anos.

Qual é a diferença entre Pedagogia e licenciatura?

Essa é uma dúvida bem comum entre quem está começando a pesquisar formações e carreiras em Educação. Respondendo:

Pedagogia: é uma graduação que forma professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano). É o professor que assume integralmente o currículo da série. 

O curso forma, ainda, profissionais para atuar na gestão do sistema escolar. O curso de Pedagogia também é considerado uma licenciatura (já que forma professores).

Licenciaturas em áreas específicas: formam profissionais licenciados em Português, Física, Letras, Matemática, Geografia, Biologia etc. Esses profissionais podem dar aulas de suas respectivas disciplinas nos anos finais do ensino fundamental (a partir do 6º ano) e no ensino médio.

Outras formações rápidas em Educação

Existem outros cursos de graduação com duração rápida — geralmente de 3 semestres — voltados a quem já tem um diploma universitário. Essas formações também estão disponíveis no formato EAD em instituições como a Unopar e a Cruzeiro do Sul Virtual. Confira:

  • Segunda licenciatura: voltada para quem já é licenciado e quer dar aulas em outra disciplina. Por exemplo: quem tem licenciatura em História e planeja também dar aulas de Geografia.
  • Formação pedagógica: para quem já tem um diploma e deseja dar aulas em áreas correlatas. Por exemplo: quem é bacharel em Física e quer ter a opção de dar aulas dessa disciplina em escolas de educação básica.
  • Segunda habilitação: esta é para quem já é formado e busca mais possibilidades de atuação dentro de sua própria área. É bem comum na área de Letras. Por exemplo: licenciados em Letras Português que desejam também dar aulas de Inglês ou de Espanhol.

Onde estudar Pedagogia ou outra licenciatura?

Ao pesquisar uma universidade, verifique se ela é reconhecida pelo MEC, já que apenas instituições credenciadas e com avaliação oficial positiva emitem diplomas válidos, que serão aceitos tanto pelo mercado de trabalho privado quanto por concursos públicos.

Listamos, abaixo, algumas ótimas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Pedagogia e outras diversas licenciaturas. Clique para navegar pelos sites e saber mais:

Não deixe de entrar em contato com as universidades acima e se informar sobre cursos, processos seletivos, modalidades de ensino, bolsas e descontos. 

Leia mais:

Pedagogia: curso, carreira e mercado de trabalho

Conheça 8 cursos de Licenciatura a distância reconhecidos pelo MEC

Você está planejando estudar Pedagogia? Já tem certeza da escolha ou ainda está em dúvida? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin