dcsimg

Porque estudar Administração? Descubra as vantagens

Você sabe que estudar Administração coloca você em um amplo mercado de trabalho? Pois é, mas as vantagens não param por aí. Descubra!

Você sabia o que costumavam dizer sobre Administração? Que era o curso escolhido por quem não sabia qual carreira seguir, entre as tradicionais na época, como Medicina ou Direito.

É claro que isso já faz bastante tempo, e muita coisa mudou desde então.

Globalização, internet e avanços tecnológicos são exemplos de elementos que deram o tom ao meio corporativo. O mercado global acirrou a competitividade nos negócios, os consumidores se tornaram mais exigentes e a oferta por produtos similares aumentou bastante.

Todo esse cenário impactou fortemente em algumas profissões, como na do administrador.

Que tal saber mais sobre a área administrativa? Graduação, mercado de trabalho, as vantagens de se formar nessa área e onde estudar? Continue acompanhando nosso post!

Por que estudar Administração?

Vamos te dar 3 principais motivos para escolher essa carreira:

1. Mercado amplo

A formação em Administração não coloca somente administradores de empresas no mercado de trabalho. A administração de empresas é, na verdade, apenas um segmento da Administração.

O curso de Administração prepara um profissional generalista, que pode atuar tanto como administrador geral quanto como administrador funcional (por setor, exemplo: gestor de planejamento estratégico).

Portanto, o administrador — até mesmo o recém-formado — não encara muitas dificuldades para encontrar uma colocação, por dois motivos:

  • Qualquer que seja o tipo de negócio, é preciso um administrador para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros de forma eficaz;
  • O Brasil tem aproximadamente 19 milhões de empresas ativas, de todos os portes, e que precisam sobreviver e se manterem competitivas, função essencial do administrador.

2. Oportunidades de carreira

O profissional graduado em Administração tem a opção de atuar em empresas privadas, públicas, Terceiro Setor ou ser um empreendedor e ter seu próprio negócio.

Veja algumas possibilidades:

Administração de empresas

O administrador de empresas gerencia e coordena a empresa como um todo, desde a organização funcional até as estratégias de negócios para a organização.

Administração financeira

Um dos mais caminhos mais comuns a administradores é o setor financeiro. Nesse segmento, ele é responsável por todo tipo de atividade relacionada ao movimento monetário da organização, como capital de giro, lucros, fluxo de caixa etc.

Administração de Recursos Humanos

Um dos setores que mais absorve profissionais da área administrativa. Neste setor, administrador tem como principal atividade cuidar das questões que envolvem as relações entre empresa e colaboradores, desde a contratação e treinamentos, até o desligamento da empresa.

Empreendedorismo

O administrador sai do curso da graduação com condições de gerir seu próprio negócio. O perfil empreendedor, na verdade, está muito em alta, Esta também é uma característica bem vista por contratantes.

Esse ramo da Administração tem, inclusive, seu próprio curso. Unifran e UNICID são duas universidades que oferecem a graduação tecnológica em Empreendedorismo.

Auditoria

Como auditor, o profissional faz o acompanhamento de análises em documentos diversos, assim como de informações de um determinado departamento da organização, a fim de identificar problemas e propor soluções.

Consultoria

Como consultor, o administrador pode auxiliar gestores e equipes de trabalho nos mais diversos tipos de processos, como planejamento estratégico, implementação de um sistema de gestão da qualidade, consultoria empresarial ou financeira, entre outros.

Gestão da Qualidade

Aumentar o lucro e a produtividade sem comprometer a qualidade dos processos é uma das principais funções de um gestor da qualidade. Seu objetivo é encontrar formas de otimizar os recursos e satisfazer os stakeholders (cliente, acionistas, fornecedores, comunidade etc.).

Gestão Ambiental

Organizações precisam, mais do que nunca, comprometer-se com a responsabilidade social e ambiental e o desenvolvimento sustentável. Quem tem um perfil engajado nas causa ambientais, pode direcionar sua carreira para essa área.

As gestões também estão disponíveis em cursos próprios, na Anhanguera e na Cruzeiro do Sul, por exemplo. Elas podem ser feitas também como uma segunda graduação e reforçar a área escolhida da Administração.

3. Você também pode estudar Administração a distância

Essa é uma das melhores vantagens que você obtém quando escolhe cursar Administração.

Nem todo mundo consegue frequentar um curso presencial, mas o ensino a distância acabou com esse problema. O curso de Administração a distância é exatamente o mesmo que o presencial, tem duração de 4 anos e dá o título de bacharel ao profissional.

Onde estudar Administração

Você pode estudar Administração nas instituições de ensino superior listadas abaixo. Todas elas têm seus cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC:

O ingresso é por meio de prova tradicional (vestibular), prova agendada e nota do Enem. Além disso, há formas de você conseguir um abatimento em suas mensalidades, consulte nos sites as opções em financiamentos e bolsas de estudos.

Não deixe para depois o seu sonho de se transformar em um administrador, o seu momento é agora!

Leia também:

Bacharelado a distância

Qual o melhor curso para quem quer ter o próprio negócio/ser empreendedor?

E então? Administração vai ser a sua opção? E em qual universidade vai estudar? Divida conosco seus planos, conte tudo pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin