dcsimg

Saiba como fazer uma pós graduação a distância gratuita

Quer saber se existe a possibilidade de fazer uma pós graduação a distância gratuita? Confira o post que criamos sobre o assunto!

Fazer uma graduação é uma boa opção para quem deseja construir uma carreira ou ter melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Mas, nem sempre, fazer uma faculdade já é o suficiente, pois as empresas estão cada vez mais exigentes, e procuram profissionais cada vez mais qualificados para ocuparem as vagas dentro das companhias.

Fazer uma graduação é uma boa opção para quem deseja construir uma carreira ou ter melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho. Mas, nem sempre, fazer uma faculdade é o suficiente, pois as empresas estão cada vez mais exigentes, e procuram profissionais que se qualificam para ocuparem as vagas dentro das companhias.

O que é uma pós graduação a distância?

Um curso de pós graduação, como o nome diz, é a continuação dos estudos, a partir de uma graduação. Você pode fazer uma pós, independentemente do tipo de curso que fez na faculdade: bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico. No Brasil, há dois tipos de pós graduação: lato sensu e stricto sensu.

Uma pós graduação lato sensu consiste em cursos de especialização ou MBA, que são voltados para um tema ou área específica. Já a opção stricto sensu é voltado para a formação de pessoas que desejam trabalhar no campo de pesquisa e ensino científico. Nessa modalidade, se enquadram os cursos de Mestrado e Doutorado.

Nosso foco é falar sobre cursos de pós graduação latu sensu, mas na modalidade a distância.

O diploma de uma pós graduação a distância é válido?

Para um curso de pós graduação ser válido perante o MEC, independentemente desta modalidade ser presencial ou a distância, ele deve ter uma carga horária mínima de 360 horas. Isto é o que diz a Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, em seu Art. 10.

Há cursos de pós graduação a distância gratuitos?

Algumas faculdades e universidades públicas oferecem cursos de pós graduação a distância de forma gratuita. Mas isso depende muito da área de formação e do curso que é ofertado na instituição.

Cursos mais genéricos na área de gestão ou licenciatura são mais facilmente encontrados na modalidade EAD e ainda sem custo para os alunos. No entanto, áreas mais específicas como Medicina, Estética, Odontologia, Enfermagem e Direito são oferecidos, na maioria das vezes, em instituições particulares. Em faculdades públicas, esses cursos costumam ser oferecidos, mas não gratuitamente.

Como funciona uma pós graduação a distância?

Os cursos de pós graduação a distância funcionam de forma bastante parecida com os cursos de graduação da mesma modalidade. Mas, ao contrário da graduação, que são necessários encontros presenciais para aulas de laboratório, em grande parte dos cursos de pós graduação, os encontros são necessários somente para fazer provas e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mas esse fator depende da instituição e do curso que está sendo realizado, pois da mesma forma que acontece na graduação, alguns cursos de pós são mais teóricos e outros mais práticos.  

Em uma pós a distância, as aulas são ministradas online, por meio de plataformas específicas que poderão ser acessadas do computador, notebook ou dispositivo móvel. É comum que as instituições também passem a  disponibilizar materiais no ambiente online para que os alunos baixem e estudem em casa.

Os trabalhos são entregues no ambiente online, dentro das plataformas, sendo dado aos estudantes um prazo para fazer. Depois de prontas as tarefas, elas devem ser enviadas por e-mail ao professor.

Como ingressar em um curso de pós graduação?

Ao contrário dos cursos de graduação, para fazer uma pós, não é necessário a realização de diversas provas de conhecimentos gerais. O único requisito obrigatório é que você apresente o diploma de conclusão do curso superior ou uma declaração da faculdade onde estudou, caso você ainda não tenha o documento definitivo.

Claro que é preciso atender  a outros critérios, mas eles variam de instituição para instituição. Mas, geralmente, as faculdades exigem algumas etapas para aceitar alunos em seus cursos de pós graduação. Veja quais são elas!

Análise de requisitos: algumas instituições têm uma lista de requisitos obrigatórios para aceitar candidatos para seus cursos de pós. Nesses casos, é necessário que eles sejam formados em uma área específica. Por exemplo: quem deseja fazer um curso de Direito Penal precisa ter concluído a faculdade de Direito. Esse requisito é obrigatório para diversos outros cursos como Medicina, Odontologia, Engenharia Civil, Biomedicina, entre outros.

Análise Curricular: algumas instituições pedem um currículo do candidato, que serve como etapa classificatória para o ingresso dele no curso de pós. Mas fique tranquilo, pois o currículo não tem como finalidade a eliminação de candidatos no processo seletivo. Durante a análise, o responsável avalia a formação, experiência profissional, cursos, entre outras informações.

Aplicação de prova ou análise de projeto de pesquisa: esse processo é mais comum para cursos de Mestrado e Doutorado, mas algumas instituições exigem a aplicação de uma prova ou a análise de um projeto para aceitar alunos para seus cursos de pós graduação. Nessa etapa, a instituição avalia se o candidato tem real interesse ou condições para se desenvolver no curso que se propõe a fazer.

Onde fazer um curso de pós graduação a distância?

Com o crescimento da modalidade de ensino a distância, é cada vez mais comum encontrar cursos de pós graduação EAD nas faculdades e universidades brasileiras, tanto públicas quanto privadas.

A seguir, vamos listar algumas instituições onde você encontra diversas opções de pós graduação a distância. Além dos cursos serem de qualidade, as mensalidades são bastante acessíveis. Veja quais são elas!

Veja também:

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC

Mestrado a Distância

Gostou do post sobre pós graduação a distância? Você pensa em fazer uma pós nessa modalidade? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin