dcsimg

Saiba quais são as profissões que fazem viajar

Já pensou na possibilidade de unir trabalho e viagens? Conheça quais são as profissões que permitem isso!

Você já ouviu por aí a frase “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um só dia da sua vida”?

Pois é… o que essa frase pretende transmitir é a ideia de que se você escolher uma profissão que realmente gosta, nunca sentirá que está cansado ou esgotado por conta do trabalho.

Por isso, para fazer a escolha profissional correta, é preciso se conhecer e saber o que gosta de fazer. E se você tem paixão por viajar, vamos te dar uma colher de chá apresentando algumas profissões em que você pode levar o combo “trabalho + viagens”.

10 profissões para quem gosta de viajar

1 – Turismo

O profissional do turismo pode desempenhar diversas atividades, como elaborar roteiros e coordenar equipes. Ele também pode precisar viajar para conhecer lugares, promover eventos de lazer ou mesmo coordenar a exploração turística de determinada região.

Escolher o curso de Turismo parece bem vantajoso para quem gosta de viajar. Para quem deseja programar itinerários de passeio por meio das agências de viagem, será preciso conhecer destinos, opções de hospedagem, roteiros e eventos ― a viagem está garantida!

2 – Ensino de Idiomas

O professor de idiomas é o profissional responsável por ensinar outras pessoas a falar uma língua nova. Muitas pessoas buscam a ajuda desse profissional para melhorar sua colocação no trabalho ou mesmo aumentar suas chances de conseguir um novo emprego.

Assim, trabalhando com ensino e o contato entre línguas, se você tiver formação em Letras, pode se aventurar e se tornar um professor de idiomas em outros países. Por exemplo, se você manda bem no inglês e é brasileiro, é possível ir para países que falam a língua inglesa para ensinar o seu idioma.

3 – Jornalismo

O jornalista, seja na televisão, no rádio ou na internet, atua na cobertura de acontecimentos importantes sobre os quais a sociedade gostaria de ser informada. Assim, ele produz reportagens, transmite notícias ou atua na assessoria de imprensa de pessoas públicas.

Jornalistas internacionais e correspondentes de veículos de comunicação brasileiros são os profissionais da área que costumam viajar mais, pois são responsáveis por transmitir notícias de outros países.

4 – Pilotagem de Aeronaves

Atuando como comandante (piloto) ou copiloto, esse profissional é responsável por levar passageiros a bordo de uma avião para diversos destinos, incluindo os internacionais. Trata-se de um trabalho de muita responsabilidade, e bastante admirado pela sociedade.

Como levar passageiros de um lugar para outro é a profissão do piloto, ele estará constantemente viajando.

5 – Comissário de Bordo

Assim como o piloto de avião, o comissário de bordo está sempre viajando. Esse profissional é responsável por organizar o embarque, a viagem e o desembarque dos passageiros durante um trajeto aéreo, lidando diretamente com o público.

Ser comissário(a) de bordo permite que se esteja em vários lugares diferentes em um único dia ou semana!

6 – Diplomacia

O diplomata é um profissional formado em Relações Internacionais que atua no contato direto com instituições de outros países, como representante oficial.

Ele pode trabalhar em escritórios, consulados ou embaixadas de outros países, viajando sempre e podendo inclusive morar no exterior.

7 – Tradução/Interpretação

O profissional que trabalha com tradução e interpretação é responsável por facilitar a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes. O tradutor trabalha com a língua escrita, enquanto o intérprete trabalha com a língua falada. Esses profissionais podem realizar a tradução de notícias, livros, eventos, palestras, discursos, reuniões e conversas.

Além de atuar em seu próprio país, dando suporte a turistas estrangeiros, o intérprete também pode acompanhar executivos e políticos em viagens internacionais.

8 – Comércio Exterior

O profissional do comércio exterior é responsável por auxiliar na relação entre vendedores e compradores dos mais diversos países. Para isso, ele precisa conhecer bem as tendências de mercado mundial e as possibilidades para a atuação de determinada empresa.

E para se manter atualizado e estabelecer melhores relações com seus clientes, nada melhor do que uma visitinha, não é mesmo?

9 – Oceanografia

O oceanógrafo é o profissional que estuda os processos dos oceanos, sua dinâmica e relação com a atmosfera e os animais marinhos. Ele pode atuar tanto para geração de conhecimento como para aplicação técnica deste. Alguns dos temas relacionados à profissão são: dinâmica de circulação das águas, interação entre oceanos e atmosfera, previsões climáticas, controle e diminuição da poluição, entre outros.

O profissional do ramo deve visitar com frequência regiões que abrigam essas extensões de água, principalmente em cidades litorâneas.

10- Arqueologia

O arqueólogo exerce uma profissão muito fascinante. Não é por acaso que o tema da arqueologia deu origem a diversos filmes; aventuras que narram a busca por indícios de como antigas civilizações viviam e quais eram seus hábitos.

Sempre envolvido em investigações e análises de objetos e materiais de civilizações passadas, o arqueólogo pode ter que viajar o mundo todo para realizar seus estudos!

Onde se formar em profissões que fazem viajar

Em todas as profissões que apresentamos, a formação é essencial. Assim, se você pretende ter um trabalho que te permite viajar, será preciso fazer uma faculdade.

Abaixo, listamos algumas instituições que oferecem os cursos que apresentamos. Vale a pena procurar saber mais detalhes e informações sobre o vestibular acessando o próprio site da instituição.

Veja também:

As profissões do futuro

Confira os salários das principais profissões

Gostou de saber quais profissões podem combinar trabalho e viagens? Está pensando em seguir alguma das carreiras que indicamos? Conte pra gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin