Descubra quanto custa uma faculdade de Recursos Humanos

Saiba qual é o valor da mensalidade do curso de Recursos Humanos e conheça outros detalhes sobre essa formação!

Ao passar por qualquer emprego registrado, é comum se deparar com profissionais de Recursos Humanos seja no momento da entrevista de emprego, da contratação, do recebimento de benefícios ou até mesmo de desligamentos.

Porém, exercer essas funções também pode despertar o interesse de muitas pessoas, até porque o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelou que, em 2019, 19.502 profissionais de Recursos Humanos foram contratados, o que colocou a profissão em segundo lugar da lista de tecnólogos que mais empregam.

Para chegar no mercado de trabalho, no entanto, é necessário antes passar pela formação. Embora o diploma não seja obrigatório, ele pode ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego. 

Ao longo do texto, você encontrará detalhes sobre os custos, a grade curricular, a duração e até mesmo onde encontrar essa graduação tecnológica. 

Quanto custa uma faculdade de Recursos Humanos?

De acordo com informações do site Quero Bolsa, é possível encontrar cursos de Recursos Humanos com mensalidades a partir de R$ 90,00 na modalidade a distância e a partir de R$ 56,00 no modelo presencial.

Em instituições de ensino que aceitam o Programa Universidade para Todos (Prouni), é possível concorrer a bolsas de estudo de 50% e 100%, por meio da nota do Enem, desde que a renda familiar seja de até três salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas parciais e de até 1,5 salário mínimo para concorrer às integrais.

Como funciona a faculdade de Recursos Humanos?

A graduação de Recursos Humanos é oferecida no grau tecnológico e capacita profissionais para atuar no recrutamento, processo admissional, na retenção de funcionários, além de administrar folhas de pagamento e outros benefícios.

Por ser um curso tecnológico, ele possui um enfoque maior nas práticas profissionais, com o objetivo de inserir profissionais no mercado de trabalho de forma mais rápida.

Ao longo do curso, os alunos possuem conteúdos relacionados à gestão de recursos humanos, materiais e financeiros em aulas. E, além disso, os estudantes devem realizar o estágio obrigatório, entregar atividades complementares e, por fim, desenvolver e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), considerado a última avaliação da graduação.

Quais são as matérias do curso de Recursos Humanos?

O curso de Gestão de Recursos Humanos possui desde matérias sobre matemática até conteúdos sobre direito. Confira abaixo quais são as principais disciplinas que fazem parte da grade curricular dessa graduação:

  • Comunicação Empresarial
  • Fundamentos da Administração
  • Gestão de Pessoas
  • Matemática Financeira
  • Recursos Materiais
  • Segurança do Trabalho 
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Recrutamento e Seleção
  • Administração de Cargos e Salários
  • Direito do Trabalho e Previdenciário
  • Libras
  • Planejamento Estratégico
  • Sustentabilidade
  • Relações Trabalhistas e Sindicais
  • Rotinas de Pessoal
  • Diagnóstico Organizacional

Quanto tempo leva para se formar em Recursos Humanos?

O curso de Gestão em Recursos Humanos é ofertado no grau tecnológico e, por esse motivo, ele é mais rápido, com duração média de dois anos.

Em quais modalidades o curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser encontrado?

O curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

A principal diferença entre os três modelos é o formato no qual o ensino e a aprendizagem ocorrem. No formato presencial, a maior parte da carga horária do curso é realizada dentro da instituição de ensino, seja em sala de aula, laboratórios ou espaços para atividades práticas. Já no ensino semipresencial, parte da carga horária é feita presencialmente, na instituição de ensino, e outra parte é feita online. Nesse caso, o aluno não precisa comparecer todos os dias à universidade.

Por fim, no ensino a distância, a maior parte da carga horária é realizada virtualmente, com encontros presenciais para a realização de provas. A frequência que esses encontros acontecem pode variar de acordo com cada instituição.

O conteúdo online dos cursos semipresenciais e a distância é disponibilizado em uma plataforma virtual conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nela é possível encontrar aulas ao vivo e gravadas, materiais de estudo, atividades e ainda interagir com alunos professores e os tutores, que são profissionais capacitados para tirar dúvidas dos alunos.

Onde encontrar o curso de Recursos Humanos?

Ter um diploma do Ensino Superior pode trazer benefícios como melhores colocações no mercado de trabalho e remunerações maiores. Segundo estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais com nível superior de formação podem ganhar mais que o dobro do que aqueles que não possuem.

Porém, antes de se matricular em qualquer curso de graduação, é muito importante verificar se a instituição escolhida oferece o curso com autorização e reconhecimento do Ministério da Educação. Sem eles, o diploma não é válido. 

A seguir, veja alguns exemplos de instituições de ensino que oferecem o curso de Gestão de Recursos Humanos com Autorização e Reconhecimento do MEC:

Preparado para ingressar no curso Gestão de Recursos Humanos? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin