dcsimg

Quanto tempo dura a faculdade de Administração?

O bacharelado em Administração tem maior duração, mas há opções mais rápidas: os cursos tecnológicos. Confira agora tudo sobre o assunto!

Administração é um dos cursos preferidos pelos estudantes brasileiros. De acordo com o último Censo da Educação Superior, ele fica em segundo lugar, com mais de 700 mil alunos matriculados (só perde para o curso de Direito).

Tanta procura pode ser explicada pelas amplas possibilidades de trabalho. O bacharel em Administração é um profissional versátil, que pode atuar em inúmeras áreas de empresas dos mais diversos portes e setores.

Por isso, o investimento de tempo e dinheiro costuma valer a pena. Mas, se você achar que a graduação é muito longa, saiba que há cursos superiores mais breves, do tipo tecnológico, que formam profissionais para áreas específicas ligadas à Administração.

Descubra tudo isso agora mesmo: quanto tempo duram os bacharelados e os cursos tecnológicos, o que se estuda, sugestões de faculdade e de formas de estudar!

Quanto dura uma faculdade de Administração?

Administração é uma graduação do tipo bacharelado que dura 4 anos, geralmente divididos em 8 períodos ou semestres. O total do curso, entre aulas, estágios e atividades complementares, deve ser de no mínimo 3.000 horas/aula – essa é a norma estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que regula os cursos superiores no Brasil.

As faculdades podem até oferecer cursos mais extensos do que isso, com maior carga horária e duração de, por exemplo, 5 anos. O que não pode existir é bacharelado em Administração com menos de 4 anos.

Por isso, se você encontrar alguma oferta por aí que prometa formar administradores em um tempo mais curto, desconfie! Muito provavelmente, esse curso não contará com o aval do MEC e, portanto, o diploma não terá validade.

Outra coisa bem diferente são os cursos superiores do grau tecnológico. Esses, sim, são muito mais rápidos: duram entre 2 e 3 anos. O que acontece é que não há exatamente um curso tecnológico de Administração tão abrangente como o bacharelado.

A graduação tecnológica tem foco em uma área específica da profissão, formando o profissional para atuar naquele nicho determinado do mercado de trabalho.

O leque de possibilidades profissionais e as chances de crescimento na carreira, portanto, se reduzem um pouco quando comparamos os cursos tecnológicos aos bacharelados. Por outro lado, é possível se formar e começar a trabalhar na área mais rapidamente.

Algumas opções de cursos superiores tecnológicos ligados à área da Administração são as graduações em Gestão (da Qualidade, Financeira, Comercial, de Recursos Humanos, etc.) ou cursos como Logística, Marketing e Comércio Exterior.

O que se estuda na faculdade de Administração?

Conheça agora alguns exemplos de disciplinas que você pode encontrar no curso Administração:

  • Contabilidade
  • Ciências Sociais
  • Direito do Trabalho e Previdenciário
  • Direito Empresarial e Tributário
  • Economia
  • Matemática
  • Psicologia das Organizações
  • Teoria Geral da Administração
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Processos e Serviços
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos
  • Administração da Produção e Operações
  • Administração de Sistemas de Informação
  • Administração Estratégica
  • Análise de Investimento e Orçamento Empresarial
  • Análise Econômica e Financeira
  • Estatística e Probabilidade
  • Gerenciamento de Projetos
  • Mercado Financeiro
  • Negociação Empresarial
  • Pesquisa de Mercado

A ordem e os nomes das matérias podem variar de acordo com cada instituição. Mas o conteúdo em si dos bacharelados em Administração é semelhante em todas as faculdades, até porque todos eles devem obedecer às diretrizes do MEC.

O MEC, aliás, deixa a cargo das faculdades decidir se o curso inclui ou não estágio supervisionado. Mas muitas delas acabam optando por exigir essa atividade, que é um importante meio de contato com o mundo real do mercado de trabalho. Os estágios costumam começar na segunda metade do curso.

As instituições que não incluem o estágio supervisionado em seu currículo substituem essa matéria por disciplinas práticas que podem ser realizadas na própria universidade.

Outra exigência comum no bacharelado em Administração é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser desenvolvido pelo aluno e apresentado a uma banca examinadora. O TCC normalmente é feito no último ano.

Faculdade de Administração a distância

Uma opção que vem ganhando força nos últimos anos é o curso de bacharelado em Administração a distância (EAD), com grade curricular equivalente à do curso presencial, carga horária igual (ou seja, mínimo de 3.000 horas) e diploma com a mesma validade.

O EAD, como você já deve saber, oferece a oportunidade de se formar em Administração de forma mais prática, com flexibilidade de horários e, na maioria das vezes, economizando nas mensalidades, já que, em geral, a mensalidade custa menos do que a presencial.

O curso acontece em uma plataforma virtual preparada especialmente para aprender online. Os conteúdos são muito bem organizados, separados por matérias e obedecem a cronogramas semanais de atividades.

Ali você encontra textos, exercícios, áudios, vídeos e também pode assistir às aulas, que são gravadas ou transmitidas ao vivo, em tempo real, a partir de uma unidade da instituição em qualquer ponto do Brasil.

É importante saber que os cursos de Administração EAD têm pelo menos 20% de tarefas presenciais, que podem ser provas, apresentações de trabalho, atividades práticas e inclusive algumas aulas. A parte presencial da graduação em Administração a distância é ministrada no polo de apoio, em sua cidade ou região.

O curso de Administração EAD pode ser de dois tipos, dependendo da quantidade de atividades presenciais que exigem. Os de maior equilíbrio entre presencial e a distância são os chamados semipresenciais. Nesses, o estudante vai ao polo de apoio 1 ou 2 vezes por semana. Já nos cursos a distância, ou online, os momentos presenciais acontecem com menor frequência.

Trata-se de um curso fácil de ser encontrado na modalidade a distância. Faculdades tradicionais, como a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul , oferecem Administração EAD em praticamente todos os seus polos de apoio.

Faculdades de Administração reconhecidas pelo MEC

Veja agora algumas sugestões de faculdades de Administração reconhecidas pelo MEC (somente com esse reconhecimento o diploma tem validade em todo o território nacional).

Todas elas também também oferecem cursos superiores tecnológicos na área da Administração.

Nestas instituições você pode estudar com a ajuda de programas do governo, como ProUni e FIES, além de encontrar facilidades como bolsas de estudos, financiamentos sem burocracia, descontos e convênios.

Confira:

Veja também:

Descubra quanto ganha um administrador

O que achou da carga horária de Administração? E das matérias? É isso mesmo o que você quer estudar ou ainda está na dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin