dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Educação Física

A duração do curso de Educação Física pode variar de acordo com o grau de formação que você escolher. Conheça as diferenças e veja onde estudar!

Se você perguntar a 10 pessoas que amam esportes e movimento qual curso elas adorariam fazer, é bem provável que a resposta de 9 delas seja “Educação Física”.

O curso está entre os mais queridos dos brasileiros, com quase meio milhão de matriculados atualmente, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior.

Tamanho sucesso se deve em parte à ampla oferta de vagas pelo país, inclusive na modalidade a distância. O curso de Educação Física pode ser encontrado em centenas de faculdades brasileiras.

A graduação tem dois tipos: a licenciatura, que forma professores, e o bacharelado, que forma profissionais mais generalistas.

A duração do curso muda de acordo com o tipo que você quer fazer, portanto atenção redobrada aqui!

Para não ficar qualquer dúvida, a gente foi atrás da duração da faculdade de Educação Física em diferentes níveis de formação e modalidades de ensino. Confira!

Quanto tempo dura a faculdade de Educação Física

Educação Física está disponível em grau de licenciatura e bacharelado.

Como os bacharelados têm uma formação mais generalista, o tempo de formação é maior.

A licenciatura, por ser mais focada, é mais rápida.

Mas será que a diferença entre um e outro é tanta assim?

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta a carga horária mínima de todos os cursos superiores oferecidos no país. Em Educação Física, o cenário é o seguinte:

  • Bacharelado: Carga horária obrigatória mínima de 3.200 horas – o que dá quatro anos de estudos.
  • Licenciatura: Carga horária mínima obrigatória de 2.800 horas, que se convertem entre três anos e meio e quatro anos de estudos.

No Brasil, a oferta de cursos de licenciatura em Educação Física é muito mais ampla que a de bacharelados. Quem quer ter mais chances no mercado de trabalho pode optar pelas duas formações – o que prolonga o curso um pouco mais.

A carga horária da graduação em Educação Física normalmente é subdividida da seguinte forma:

  • 400 horas de atividades práticas
  • 400 horas de estágio curricular supervisionado
  • 800 horas de aulas regulares para os cursos de licenciatura e 2.400 para os de bacharelado
  • 200 horas para atividades de pesquisa (bolsas de iniciação científica, monitoria, extensão, etc.)

Dá para fazer a faculdade de Educação Física em menos tempo?

Com a popularização do curso de Educação Física a distância, muita gente se pergunta se o formato EAD permite acelerar os estudos e, assim, se formar em menos tempo.

A resposta é não.

A carga horária definida pelo MEC vale tanto para cursos presenciais quanto a distância. Isso quer dizer que se você quer estudar Educação Física, terá que encarar entre três anos e meio e quatro anos de estudos, independentemente da modalidade escolhida – presencial, semipresencial ou a distância.

A diferença é que o curso a distância é mais flexível. O aluno pode estudar de casa ou de qualquer outro local com conexão à internet, no horário mais conveniente, seguindo seu próprio ritmo.

Mas é preciso ficar atento: o curso tem várias atividades práticas previstas no currículo, então é preciso reservar alguns dias para os encontros presenciais obrigatórios ao longo do semestre.

Vale lembrar que o formato está se popularizando ano a ano. Hoje já temos mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de Educação Física a distância pelo país.

Como é a faculdade de Educação Física

O curso de Educação Física procura entender o corpo e o movimento humano em termos estruturais, biológicos, comportamentais e esportivos.

O campo de trabalho está cada vez mais aberto a esses profissionais, impulsionado pela crescente busca por qualidade de vida, emagrecimento, construção muscular, desenvolvimento esportivo, etc.

A prova disso é a quantidade de academias de musculação e atividades funcionais que surgiram nos últimos anos. Os profissionais de Educação Física podem também encontrar trabalho em clubes esportivos, clínicas de reabilitação, indústria esportiva, hospitais e escolas.

O curso estuda os principais esportes (jogos, danças, lutas), recreação, morfologia, fisiologia e biomecânica do ser humano, além dos principais equipamentos e materiais. Mas é preciso ter bem claro que a graduação não forma atletas!

Onde encontrar uma faculdade de Educação Física

O Brasil conta com quase 500 faculdades que oferecem o curso de Educação Física pelo país – a grande maioria em instituições particulares de ensino.

Há mais de 400 mil estudantes matriculados no curso atualmente. Isso dá uma ideia da concorrência que você vai ter encarar mais adiante. Para se destacar no mercado, o segredo é investir em formação de qualidade.

E para começar a escolher a faculdade de Educação Física ideal é preciso ficar atento a dois detalhes: buscar uma instituição de ensino que seja reconhecida pelo MEC e que tenha autorização para oferecer o curso no formato desejado.

Essa é a maior garantia de que seu diploma será bem aceito no mercado de trabalho.

Se você está em busca de faculdades, temos algumas sugestões. São instituições bem avaliadas que oferecem o curso de Educação Física com boa infraestrutura e em diferentes formatos:

Conheça a seguir:

Veja também:

O que se estuda em Educação Física?

Vai fazer Educação Física? Prefere o curso presencial ou a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin