dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil

Veja quantos anos você vai ter que estudar para se formar Engenheiro Civil!

Quem gosta da área de Engenharia já percorreu um bom caminho em direção ao sucesso profissional. O Brasil está entre os países que oferecem a maior empregabilidade a esses profissionais, com oportunidades que brotam em todas as regiões – até nas mais afastadas dos grandes centros econômicos. E aqui não tem só trabalho: os salários na área também são tentadores.

Com um cenário tão favorável, é natural que a busca por cursos de Engenharia Civil tenha se multiplicado nos últimos anos.

Quer descobrir quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil? Então acompanhe o conteúdo que preparamos para você logo a seguir. Nele, a gente explica se é possível fazer o curso em menos tempo, quais são as alternativas para entrar mais rapidamente no mercado de trabalho e, claro, as faculdades onde você pode estudar com qualidade.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil

Por determinação do MEC, a carga horária mínima para os cursos de Engenharia Civil é de 3.600 horas, podendo chegar a 4.000 em algumas instituições. Isso se traduz em pelo menos cinco anos de estudos.

A carga é a mesma para todos os outros cursos de Engenharia.

Esses cinco anos que os estudantes terão pela frente serão bastante intensos. O curso é repleto de aulas em laboratório, visitas a obras e, claro, muito estudo dos fundamentos da profissão.

Ultimamente, muitas faculdades têm ampliado os conhecimentos da Engenharia, dando um direcionamento forte à gestão de projetos e pessoas. Isso ajuda a formar um profissional ainda mais dinâmico, apto a assumir atividades de supervisão e planejamento, oferecer assessoria e consultoria em projetos, fazer vistoria, perícia, avaliação, laudos e pareceres técnicos.

Quem se forma na área pode conseguir empregos em construtoras, incorporadoras, empreiteiras, mineradoras, no serviço público e privado, em instituições de ensino e de pesquisa e na prestação de serviços autônomos.

Mas não se engane: se você vir por aí alguma faculdade oferecendo o curso de Engenharia Civil em menos tempo, ou com uma carga horária menor, passe longe. Certamente a instituição não é reconhecida pelo MEC, e, por isso, o diploma não será reconhecido formalmente no mercado de trabalho.

Onde fazer uma faculdade de Engenharia Civil

Vamos começar pelas faculdades onde você pode encontrar o curso de Engenharia Civil. Não vai ser difícil localizar uma instituição perto de você, pois temos hoje quase 700 universidades reconhecidas pelo MEC que, juntas, dispõem de 200 mil vagas para essa graduação todos os anos.

Cerca de 83% desse total encontram-se na rede particular. Nas públicas, onde o curso está disponível em pouco mais de 100 universidades, o grande desafio é conseguir entrar, pois a concorrência média nacional é de 23 candidatos por vaga.

Já entre os particulares, não tem segredo: basta buscar sua vaga em uma instituição que seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a primeira e mais importante garantia de que o seu diploma será bem aceito no rigoroso mercado de trabalho da Engenharia Civil.

A seguir, a gente separou algumas sugestões de faculdades brasileiras reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil nas modalidades presencial e a distância. Dê uma olhada:

A atividade é regulamentada. Por lei, só pode atuar como engenheiro civil quem concluir o curso de Engenharia Civil em alguma instituição superior de ensino reconhecida pelo MEC e obtiver o registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde trabalha.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil a distância?

O curso de Engenharia Civil a distância está crescendo rapidamente Brasil. A flexibilidade que o formato permite tem sido o fator decisivo para que milhares de novos estudantes cheguem às “salas de aula virtuais” todos os anos.

Há, no entanto, uma concepção errada quando se trata de ensino a distância. Muita gente pensa que, por ser mais flexível, é possível fazer o curso em menos tempo.

A verdade é que a determinação do Ministério da Educação de uma carga horária de pelo menos 3.600 horas é válida tanto para o formato presencial quanto a distância.

Portanto, quem optar por este formato vai, sim, poder estudar de acordo com o seu próprio ritmo – pelo menos na maioria das vezes.

Mas como Engenharia Civil é um curso com muitas atividades práticas, é provável que o estudante tenha que comparecer várias vezes ao polo de apoio presencial de sua cidade ou região para acompanhar as aulas em laboratório.

Da lista de faculdades que citamos acima, todas oferecem Engenharia Civil a distância.

Se você está com pressa de entrar no mercado de Engenharia, mas ficou desanimado com o tempo que dura o curso, não se preocupe. Existem algumas opções de formação alternativa que abrem perspectivas interessantes para uma entrada mais rápida neste mercado. Conheça a seguir.

Cursos na área de Engenharia Civil que duram menos tempo

Está pensando em fazer uma faculdade para entrar mais rapidamente na área de Engenharia Civil? Sem problemas. No Brasil existem opções de cursos superiores de tecnologia, ou tecnólogos, que permitem aos profissionais trabalharem em áreas mais focadas da profissão.

Encontramos quatro deles, todos com três anos de duração.

Construção de Edifícios – O aluno irá aprender a gerenciar, planejar e executar obras de edifícios. Ele também irá elaborar orçamentos e planejar todo o processo de construção, além de ficar de olho em questões como segurança do trabalho, vistoria e perícia.

Controle de Obras – O profissional irá supervisionar e coordenar o andamento de atividades gerais em canteiros de obra: material de construção, asfalto, solo, revestimentos, etc. Também será responsável por aspectos de segurança e calibragem de equipamentos.

Estradas – O curso ensina a projetar, planejar e coordenar obras de pavimentação, fazer traçado geométrico, terraplanagem, drenagem, sinalização viária e recuperação de estradas.

Material de Construção – Forma responsáveis por coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de produtos ou serviços de construção. Quem faz esse curso também está apto a fazer vistorias e realizar perícias em obras.

Dos quatro citados acima, Construção de Edifícios e o Controle de Obras são mais populares. Os outros dois estão disponíveis em poucas faculdades pelo país.

De qualquer forma, os cursos de tecnólogo formam profissionais de nível superior. Com diploma em mãos, é possível disputar vagas que exijam esse grau de formação, prestar concursos públicos ou se inscreverem em pós-graduações.

A diferença principal para um engenheiro é que os tecnólogos têm atuação um pouco mais restrita – não podem assinar um projeto de obra de construção civil, por exemplo.

Alguns desses cursos podem ser encontrados em faculdades como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e a Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS).

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro Civil?

O que achou da duração do curso de Engenharia Civil? É muito tempo ou dá para encarar? Como para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin