dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Fisioterapia

Veja quanto anos você terá que se dedicar aos estudos até conseguir atuar como fisioterapeuta!

Por ser responsável pelo tratamento e prevenção de problemas relacionados ao movimento humano, o fisioterapeuta tem se tornado um profissional super requisitado ultimamente.

Ele também tem abocanhado uma boa fatia de mercado a partir de uma tendência mundial de preocupação com corpo e a qualidade de vida.

O que talvez os fisioterapeutas mais antigos não imaginassem é que os profissionais de hoje fossem desbravar campos de atuação tão diversos e extensos.

Quem está interessado em entrar para o mundo da Fisioterapia precisa ir se preparando desde já. Por isso é fundamental saber quanto tempo terá que investir nos estudos, quais são as faculdades que oferecem o curso e as modalidades de estudos disponíveis hoje.

A gente trouxe tudo isso a seguir para você. Confira!

Quanto tempo dura a faculdade de Fisioterapia

Por determinação do Ministério da Educação, qualquer curso de Fisioterapia oferecido no Brasil precisa ter uma carga mínima de 4.000 horas. Isso equivale a cinco anos de estudos.

Por sorte, o tédio passa longe da Fisioterapia. São tantas atividades em laboratório, estágios e acompanhamento de práticas em clínicas especializadas, que o aluno provavelmente nem vai se dar conta do tempo.

Mas fique ligado: se você vir por aí alguma oferta de curso de Fisioterapia “expresso”, com menos tempo que o determinado por lei, esqueça: provavelmente a instituição não tem o reconhecimento do MEC – e sem isso o seu diploma não terá qualquer validade no mercado de trabalho.

Faculdades que oferecem o curso de Fisioterapia

Antes de mais nada, vamos começar falando sobre as faculdades que oferecem o curso de Fisioterapia. Pelo Brasil, 504 instituições de ensino contam com esta graduação, sendo a maioria esmagadora (446) na rede particular.

Investir em uma boa formação não tem segredo: basta escolher uma faculdade que seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Ter boa infraestrutura de salas de aula e de laboratórios é um diferencial importante que você também precisa levar em conta.

Quem está pensando em prestar vestibular para entrar em uma universidade pública terá que encarar uma concorrência média nacional de aproximadamente 26 candidatos por vaga.

Quem quiser estudar em uma instituição particular, por outro lado, não terá que passar por esse perrengue. É que elas concentram a maior oferta de vagas em todo o Brasil, com cerca de 95% do total.

A gente foi atrás de algumas dessas faculdades que têm o curso de Fisioterapia e que valem a pena conhecer. Dê uma olhada:

Não custa lembrar que para atuar legalmente como fisioterapeuta é preciso ter diploma de curso superior em Fisioterapia e fazer o registro junto ao Conselho Regional de Fitoterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) do estado onde trabalha.

Quanto tempo dura a faculdade de Fisioterapia a distância

Pela flexibilidade e comodidade que o ensino a distância oferece, muita gente acha que dá para estudar Fisioterapia em menos tempo por meio dessa modalidade.

Essa confusão é mais comum do que você imagina.

Mas a lei é clara: os cursos de Fisioterapia a distância precisam ter o mesmo tempo de formação dos presenciais. O que muda é apenas a sistemática de ensino.

Além disso, por se tratar de uma graduação repleta de atividades em laboratório, o estudante não vai escapar de ter que aparecer na faculdade ou no polo de apoio com certa frequência – às vezes mais de uma vez por semana.

Por isso mesmo é que o curso de Fisioterapia a distância é oferecido no modelo semipresencial, que equilibra atividades presenciais e a distância.

A grande vantagem é que o formato permite ao estudante, durante boa parte do curso, controlar seu próprio horário (desde que compareça às atividades presenciais) e acompanhar as matérias teóricas de onde quer que esteja.

Fisioterapia a distância ainda é oferecido por faculdades pelo país, mas o número tende a crescer nos próximos anos.

Você pode encontrá-lo em instituições como a Universidade Estácio de Sá (UNESA), a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

Sobre o curso de Fisioterapia

Fitoterapia é um curso bem popular no Brasil, com disponibilidade em faculdades espalhadas de Norte a Sul do país.

A graduação é composta basicamente de disciplinas da área médica, em especial aquelas que tratam da estrutura e da dinâmica do movimento humano: ossos, músculos, tecidos e nervos.

O aluno deve sair da faculdade com capacidade de executar terapias diversas, fazer diagnósticos, prescrever o tratamento adequado para cada caso, além, claro, de dominar os aspectos éticos da profissão.

O principal campo de atuação de um fisioterapeuta hoje são as clínicas e os consultórios especializados. Mas com a expansão do seu campo de trabalho, é possível encontrar esse profissional também em clubes esportivos, SPAs, no atendimento domiciliar e até em navios cruzeiros.

Outra tendência que se verifica na área é a superespecialização. Há fisioterapeutas especialistas em pé, ombro, perna, mão, coluna, joelho, tornozelo, pescoço. Há também aqueles que atendem idosos, pessoas com sobrepeso ou com deficiência.

Veja também:

Quanto ganha um Fisioterapeuta?
Vai investir na carreira de fisioterapeuta? Conte para a gente onde você gostaria de estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin