dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Odontologia

Sabe quantos anos você tem que dedicar aos estudos para conseguir atuar como dentista? Veja aqui!

Odontologia é uma das carreiras mais seguras do país. A alta procura por tratamentos dentários faz com que a profissão seja uma das mais bem pagas do Brasil – e melhor: a demanda por novos dentistas não para de crescer.

O resultado de tamanho sucesso se reflete diretamente na procura pelo curso, que, na área de Saúde, fica atrás apenas de Medicina.

Há oportunidades borbulhando tanto nos grandes centros quanto nas regiões mais carentes de profissionais da área médica. Para completar o cenário promissor, a busca por um sorriso perfeito tem motivado milhares de pessoas a perderem o medo de procurar um dentista.

A pergunta que muita gente interessada em Odontologia faz com frequência é: quanto tempo dura o curso? Será que dá para fazer em menos tempo? Será que existem maneiras de estudar com mais flexibilidade?

A gente foi buscar a resposta para todas essas perguntas e trouxe aqui, para você. Confira a seguir.

Quanto tempo dura a faculdade de Odontologia

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), qualquer curso de Odontologia oferecido no Brasil deve ter, por lei, duração mínima de 4.000 horas. Isso significa que o futuro dentista terá que cumprir pelo menos 5 anos de estudos para concluir a graduação.

O curso é um bacharelado, o que significa que o profissional sairá da faculdade com uma visão abrangente da Odontologia, com conhecimento suficiente para atuar em diferentes áreas.

Na hora de escolher o seu curso, fique ligado: se encontrar uma faculdade com carga horária menor do que a estabelecida por lei, desconfie na hora. É provável que a instituição não seja reconhecida formalmente pelo MEC.

Talvez você não saiba, mas estudar em uma faculdade não reconhecida pelo MEC é uma furada. O diploma não poderá ser usado formalmente no mercado de trabalho e o recém-formado terá desperdiçado tempo e dinheiro.

Mas o fato é que cinco anos é bastante tempo. Por isso, muita gente que está com pressa de entrar no mercado de trabalho fica em dúvida se existe alguma forma de fazer o curso de Odontologia em menos tempo. Será que é possível?

A gente tem a resposta a seguir.

É possível fazer uma faculdade de Odontologia em menos tempo?

Muita gente acredita que os cursos a distância podem ajudar a reduzir o tempo da graduação. Imagine poder estudar Odontologia de casa, no horário que for mais conveniente, com toda a flexibilidade que o formato oferece. Seria uma comodidade e tanto para quem quer entrar na área, mas não dispõe de tanto tempo para se dedicar a uma faculdade.

Se por um lado a educação a distância permite flexibilizar o tempo de estudo, por outro é importante saber que não é possível reduzir a carga horária determinada pelo MEC para cursos superiores.

Essa é uma confusão muito comum entre as pessoas que estão considerando estudar neste formato.

E tem outro detalhe muito importante: ainda não existem cursos de Odontologia a distância disponíveis no Brasil. Talvez daqui a alguns anos seja possível encontrar essa opção, mas, por enquanto, o curso só existe no modelo presencial – e com cinco anos de duração.

Onde encontrar uma faculdade de Odontologia

O curso de Odontologia pode ser encontrado em 270 instituições de ensino pelo Brasil. A maioria delas está na rede particular.

Por ano, são oferecidas cerca de 35.000 vagas nesse curso.

Desse total, apenas 5.000 encontram-se em 53 universidades públicas. Conseguir entrar aqui significa superar uma concorrência média nacional de 25 candidatos por vaga – e que pode ser muito maior, dependendo da instituição escolhida.

Não é à toa que muita gente opta por estudar Odontologia em faculdade particular. Para escolher uma instituição de qualidade, basta ficar atento a alguns detalhes importantes, como o reconhecimento da instituição pelo MEC e, de preferência, que o curso seja igualmente bem avaliado.

Certificar-se de que a instituição também oferece uma boa infraestrutura de sala de aula e de laboratórios é fundamental para um bom aprendizado. Com tudo isso em dia, pode investir com tranquilidade.

Conheça a seguir algumas instituições que oferecem o curso de Odontologia e cumprem todos os requisitos citados acima:

Como é a faculdade de Odontologia

Durante os cinco anos de duração do curso, o aluno de Odontologia vai aprender tudo – tudo mesmo – sobre saúde bucal da população, as principais condições, tratamentos e a busca por soluções inovadoras.

Mas, claro, o curso não é apenas isso. O estudante irá mergulhar de cabeça em conteúdos sobre ciências biológicas e médicas, da área social, psicologia, anatomia, aspectos legais e éticos da profissão.

Normalmente, nos primeiros semestres são apresentadas as matérias introdutórias, mais teóricas. A prática vem a partir do segundo ano de estudos. Em algumas faculdades maiores, inclusive, é possível contar com clínicas odontológicas reais, que prestam atendimento à comunidade. E é nelas que muitos dos estudantes darão seus primeiros passos profissionais.

O curso, em geral, tem um perfil bastante prático, com várias aulas em laboratório. Na maioria das faculdades, é oferecido em período integral.

Depois de formado, o profissional pode encontrar emprego em clínicas especializadas, hospitais ou abrir seu próprio consultório.

A Odontologia, surpreendentemente, é um campo bastante diversificado. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece nada menos que 19 habilitações possíveis. Entre elas, radiologia odontológica, ortodontia, odontologia forense e implantodontia.

Veja também:

Descubra qual é o salário para Odontologia

Está pensando em prestar vestibular para Odontologia? O que achou da duração do curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin