Descubra quanto tempo dura a faculdade de Recursos Humanos

A duração dos estudos muda de acordo com o tipo de faculdade que você quer fazer. Veja aqui quanto tempo leva para se formar em Recursos Humanos!

Recursos Humanos é uma atividade valorizadíssima no mercado de trabalho e que pode render salários incríveis.

Mas para chegar lá é preciso investir em conhecimento, estar em dia com a as tendências e inovações do setor, estudar a fundo o comportamento organizacional, destacar-se entre os demais.

Isso pode ser feito em mais ou menos tempo, depende do que você procura.

Está a fim de encarar esse desafio?

Então descubra a seguir quanto tempo dura a faculdade de Recursos Humanos!

A duração da faculdade de Recursos Humanos

Há duas maneiras de se profissionalizar em Recursos Humanos (RH).

A mais rápida é por meio de um curso superior de tecnologia em Recursos Humanos, que dura apenas dois anos.

A outra, mais longa, é por meio de um curso de bacharelado em Administração, que tem o dobro de duração de seu correspondente: quatro anos!

Cada curso tem suas vantagens. Veja a seguir.

Quanto tempo dura a faculdade de Tecnólogo em Recursos Humanos

O tecnólogo em Recursos Humanos é um curso mais rápido porque seus conteúdos são focados na prática profissional. Aqui não há tempo a perder. Do primeiro ao último dia de aula, o aluno vai conhecer tudo o que é essencial para atuar na área com maestria: gestão de pessoas, carreiras, treinamento e desenvolvimento, psicologia do trabalho, cargos e salários, remuneração, planejamento estratégico e tecnologias do setor.

Os cursos de tecnólogo foram criados para suprir as grandes necessidades do nosso mercado de trabalho. Por esse motivo, quem opta pro esse tipo de formação acaba encontrando um cenário bastante receptivo, com alta empregabilidade e salários interessantes. Sem falar que, por ser de curta duração, os profissionais acabam conseguindo emprego mais rapidamente que os bacharéis.

Quanto tempo dura a faculdade de Bacharelado em Administração

O bacharelado em Administração é bem mais conhecido que o tecnólogo em Recursos Humanos. Na verdade, esta é uma das graduações mais procuradas com Brasil, com mais de 600 mil alunos matriculados atualmente.

Trata-se de um curso generalista, que prepara os alunos para administrar empresas ou assumir responsabilidade em organizações de diferentes áreas de atuação. Muita gente diz que é o curso que “serve pra tudo”.

A parte que trata de Recursos Humanos é apresentada no decorrer do curso, junto a outros tantos conhecimentos. É importante dizer que esse não é o foco da graduação.

A vantagem de optar por Administração é que os tantos temas previstos no curso acabam formando um profissional com conhecimentos mais abrangentes. Diante disso, além de Recursos Humanos, o estudante também vai saber como lidar com gestão de projetos, finanças, empreendedorismo, marketing, logística, economia, direito, ambiente empresarial, orçamentos.

Isso permite que o profissional tenha um escopo maior de atuação e possa galgar mais cargos além de Recursos Humanos.

A desvantagem frente ao tecnólogo é que a parte que diz respeito a Recursos Humanos não é vista com tanta profundidade. Portanto, os administradores que se apaixonam por RH provavelmente terão de correr atrás de cursos de especialização ou capacitação para complementar o conhecimento.

Faculdade de Recursos Humanos a distância dura o mesmo tempo que a presencial?

Os cursos de Recursos Humanos são amplamente difundidos na modalidade a distância.

A graduação tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o diploma é válido no mercado de trabalho.

Isso se aplica tanto ao tecnólogo em Recursos Humanos quanto ao bacharelado em Administração.

Só que o modelo EAD, embora mais flexível e dinâmico, tem a mesma duração do presencial. Não dá para fazer em menos tempo.

Portanto, os estudantes que optarem pelo tecnólogo farão o curso em dois anos e os que preferirem o bacharelado, em quatro.

Só muda mesmo a forma de estudar. No EAD os alunos contam com ferramentas virtuais de aprendizagem que incluem as aulas em vídeo, encontros on-line, práticas remotas e diferentes formas de explorar o conteúdo.

Onde encontrar uma boa faculdade de Recursos Humanos

Não importa se você prefere fazer o tecnólogo em Recursos Humanos ou o bacharelado em Administração, se vai de curso presencial ou a distância. O importante é estudar com qualidade.

As duas áreas são muito concorridas e a tendência é que esse cenário se intensifique nos próximos anos.

Para aumentar as chances de se destacar e conquistar uma boa posição, os profissionais precisam chegar ao mercado com o máximo de diferenciais no currículo.

Uma faculdade conceituada pode fazer a diferença numa seleção de emprego, por exemplo. Melhor ainda se vier junto a uma pós-graduação na área.

Por isso, verifique sempre se o local onde você quer estudar tem um curso bem avaliado pelo MEC.

Essa avaliação é a garantia de que os técnicos do governo federal analisaram de perto as condições da faculdade (infraestrutura e recursos didáticos-metodológicos) e concluíram que ela oferece tudo o que o estudante precisa para se dar bem no mercado de trabalho.

Por todo o Brasil dá para encontrar o curso de Recursos Humanos em mais de 600 faculdades. O de Administração, em mais de 1.600 instituições! Dá para imaginar o tamanho desse universo?

O ideal é começar a procurar a faculdade desejada o quanto antes. Como tem muita opção pela frente, a gente já separou algumas boas instituições para você incluir na sua lista.

Confira:

Veja também:

Quanto ganha um Profissional de RH?

E aí, vai fazer o curso mais curto de Recursos Humanos ou prefere encarar os quatro anos de Administração? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin