dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Secretariado

Quantos anos é preciso para se formar na área de Secretariado? A gente tem a resposta aqui!

A profissão de Secretariado está entre as que têm maior carência de pessoal qualificado no Brasil, segundo pesquisa realizada pela consultoria ManpowerGroup.

Isso indica uma oportunidade e tanto para quem quer realmente investir nos estudos e sair da faculdade com um bom diferencial em mãos.

Se você está de olho na área de Secretariado, boa notícia: dá até para escolher que tipo de curso fazer – o mais rápido ou o mais longo.

A seguir, descubra quanto tempo dura a faculdade de Secretariado e qual a melhor alternativa para você.

Quanto tempo dura a faculdade de Secretariado

O curso superior de Secretariado pode ser feito de duas formas:

  • Tecnológico, com duração média de três anos.
  • Bacharelado, com duração média de quatro anos.

Quando você começar suas buscas, vai perceber que os tecnólogos são muito mais fáceis de encontrar que os bacharelados.

A diferença entre os dois é basicamente o tempo de formação, com uma pequena diferença: o bacharelado amplia um pouco mais os estudos.

Os tecnólogos, por outro lado, têm a vantagem extra de poderem ser feitos a distância, com comodidade e eficiência.

Ambos, no entanto, formam profissionais habilitados a assumir funções de apoio à gestão em empresas de diferentes portes.

Os diplomas são de nível superior e permitem aos recém-formados buscar emprego na área, fazer concursos públicos ou seguir investindo nos estudos em cursos de pós-graduação.

Descubra abaixo o que se estuda na faculdade de Secretariado.

O que se estuda na faculdade de Secretariado

O curso de Secretariado é bem objetivo. Ao longo dos três ou quatro anos de estudos, os alunos vão dar um mergulho no universo da gestão, do relacionamento interpessoal e dos principais conceitos de administração e economia.

Veja um exemplo de grade curricular com disciplinas comuns ao bacharelado e ao tecnólogo:

  • Técnicas Secretariais
  • Gestão Secretarial
  • Gestão de Eventos
  • Língua Inglesa
  • Língua Espanhola
  • Matemática financeira
  • ­Contabilidade
  • Introdução à Economia
  • Prática de textos
  • Direito
  • Gestão de documentos
  • Sociologia organizacional
  • Gestão Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Psicologia das Relações Humanas
  • Gestão de Processos

Outro detalhe importante: bons secretários são também poliglotas! Inglês é o básico, seguido de espanhol e outra língua (mandarim, línguas árabes, francês, italiano, alemão, etc.).

Por isso, não pense duas vezes. Se você quer fazer bonito no mercado de trabalho, matricule-se agora mesmo em uma escola de idiomas.

As graduações em Secretariado geralmente têm disciplinas sobre idiomas, mas são apenas básicas.

Perfil de quem se forma em Secretariado

A função do secretário executivo é muito mais ampla do que a que costumamos imaginar. Trata-se de um profissional-chave para a boa gestão de uma empresa.

Como principais atribuições, o secretário se responsabiliza pela gestão de agenda de gestores, produção de eventos, tomada de decisões, relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários de diferentes áreas e níveis hierárquicos, organização de viagens, etc.

É o profissional que se adianta ao imprevisto, sabe lidar com situações de pressão, tem um perfil diplomático e é hábil na comunicação.

Esse perfil é o mais procurado por empresas de médio e grande porte (multinacionais, indústrias), organizações não-governamentais, assessorias, consultorias e até no serviço público.

Como conseguir vaga na faculdade de Secretariado

No Brasil o curso de Secretariado está disponível em mais de uma centena de faculdades. Como você já deve imaginar, a maioria encontra-se na rede privada de ensino.

Dá para conseguir vaga de diversas maneiras. O curso não está entre os mais procurados do país, portanto a concorrência é geralmente tranquila.

Dê uma olhada em como você pode conquistar sua vaga:

  • Pelo vestibular tradicional das faculdades.
  • Pelo Sisu, para quem fez o Enem mais recente e tem planos de estudar em instituição pública.
  • Pelo ProUni, para quem fez o Enem mais recente, atende aos requisitos de participação (desempenho, renda, formação escolar) e quer estudar numa faculdade privada com bolsa integral ou parcial.
  • Pelo ingresso direto, para quem fez qualquer Enem a partir de 2010 e quer entrar na faculdade pública sem precisar passar por vestibular.

Além disso, ainda há diversas maneiras de financiar os estudos. Se você quer estudar de forma presencial e fez qualquer edição do Enem a partir de 2010, pode tentar o FIES – programa de crédito estudantil do governo federal que estimula o acesso ao ensino superior oferecendo financiamento a juros baixos e prazo longo para pagamento.

Onde fazer uma faculdade de Secretariado

Com tantas opções ao alcance, o ideal é fazer um estudo prévio de onde você pode fazer seu curso de Secretariado.

O primeiro passo para acertar na escolha é pesquisar o desempenho da instituição junto ao MEC: a faculdade é reconhecida? A avaliação do curso tem notas entre 3 e 5?

Atendendo a esses dois critérios, pode ter certeza que se trata de um curso de qualidade, no qual você pode investir com a certeza de que ao final receberá um diploma valorizado no mercado.

É o caso, por exemplo, da Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) e da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) entre as particulares, que são reconhecidas e têm o curso com nota 4 junto ao MEC.

Entre as públicas, o curso pode ser encontrado principalmente nos institutos federais de educação, faculdades de tecnologia e algumas universidades federais.

Veja também:

Administração de Empresas: profissão e mercado 

Vai fazer Secretariado? Está pensando num tecnólogo ou num bacharelado? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin