dcsimg

Descubra quanto tempo dura a faculdade de Veterinária

Quer saber quantos anos é preciso estudar antes de atuar como veterinário(a)? A gente revela para você!

O Brasil é o país que tem mais veterinários no mundo. No total, são mais de 100 mil profissionais em atuação.

Isso demonstra que somos uma nação bastante ligada aos animais.

Mas não apenas isso: a carreira de médico veterinário é bem ampla, com campos de atuação que às vezes a gente nem imagina que existam, além das boas oportunidades que se espalham por todo o território nacional.

O curso é muito procurado por aqui. Quem quiser seguir por essa carreira terá que estudar bastante e se dedicar para valer por alguns anos. A recompensa, com certeza, virá mais adiante!

Se você quer saber quanto tempo dura a faculdade de Veterinária, fique ligado. A gente vai explicar em quantos anos o curso pode ser feito, as alternativas para estudar de forma mais rápida e, claro, algumas faculdades que oferecem esta graduação.

Tudo isso a seguir!

Quanto tempo dura a faculdade de Veterinária

O Ministério da Educação (MEC) determina que o curso de Veterinária tenha, obrigatoriamente, carga mínima de 4.000 horas de aulas. Isso equivale a cinco anos de estudos.

Essa determinação precisa ser seguida por todas as faculdades brasileiras que oferecem o curso. Portanto, se você encontrar por aí alguma instituição que oferece a graduação em Medicina Veterinária em menos tempo, desconfie.

Por ser um curso muito detalhado, no qual o aluno precisará aprender tudo sobre anatomia de diferentes animais, além das principais formas de tratar problemas, é normal que a graduação tenha um tempo mais longo e que o estudante precise se dedicar bastante nesse período.

Mas se você tem pressa de entrar no mercado de trabalho, talvez seja legal pesquisar algumas alternativas de formação mais rápida. Será que elas existem? Vamos ver a seguir.

Faculdades mais rápidas na área de Veterinária

Quem sonha em trabalhar com animais, mas não tem tempo o suficiente para encarar uma faculdade de Veterinária, encontra nos cursos tecnológicos (também conhecidos como superiores de tecnologia) uma saída interessante para entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Na área, existem pelo menos duas opções:

  • Laticínios: O curso aborda assuntos relacionados à produção, conservação e beneficiamento de leites e derivados. A graduação dura três anos e o aluno terá que lidar bastante com rebanhos de bovinos e caprinos.
  • Produção Pesqueira: A graduação ensina o aluno a lidar com tudo o que diz respeito à produção de pescados: criação, coleta, armazenamento, beneficiamento e comercialização. O curso tem apenas dois anos de duração.

Esses dois cursos estão disponíveis em algumas poucas faculdades brasileiras. Quem optar por um deles, no entanto, encontrará várias vantagens: alta empregabilidade no mercado de trabalho, diploma de nível superior e a possibilidade de ganhar bons salários.

Quem se forma em curso de tecnólogo também pode entrar em pós-graduações ou prestar concursos públicos de nível superior.

Onde fazer uma faculdade de Veterinária

O curso de Medicina Veterinária está disponível em 220 instituições de ensino pelo país. Desse total, 161 pertencem à rede particular. Atualmente temos 87 mil matriculados.

Quem está pensando em prestar vestibular em uma universidade pública terá que se preparar para enfrentar uma concorrência média nacional de 25 candidatos por vaga.

Já nas particulares, o número de vagas disponíveis é infinitamente maior – com uma concorrência bem mais baixa.

Todos os anos são abertas aproximadamente 30 mil vagas no curso. Cerca de 82% delas na rede privada.

Para garantir que você vai fazer uma faculdade de qualidade, é importante verificar se a instituição escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação. Avalie também quesitos como a infraestrutura oferecida e o nível dos equipamentos de laboratório – já que, durante os estudos, você vai passar bastante tempo dentro desses ambientes.

Conheça algumas instituições que oferecem o curso de Medicina Veterinária e são bem avaliadas pelo MEC:

O que você precisa saber sobre a faculdade de Veterinária

São cinco anos de duração, mas provavelmente os alunos de Veterinária nem vão perceber esse tempo passar. O motivo disso é o dinamismo do curso, repleto de atividades em laboratório e visitas em campo (fazendas, hospitais veterinários, abatedouros indústrias e criadores, por exemplo), para aprender as principais práticas profissionais in loco.

Durante os estudos, o aluno vai entender como funcionam as principais técnicas de criação e reprodução de animais, quais são as doenças mais comuns, os tratamentos adequados, as principais técnicas de melhoramento genético, nutrição, inspeção, controle de epidemias, administração rural, legislação e regulamentação do setor.

Os veterinários têm um bom campo de atuação, com oportunidades de trabalho em fazendas, na indústria de alimentos, em abatedouros e em pet shops. O campo é especialmente atrativo nas cidades que têm um perfil agropecuário mais forte.

O mercado, em geral, é bastante concorrido. Sai na frente quem investe em estudo de qualidade!

Veja também:

Quanto ganha um veterinário?

Está pensando em fazer Veterinária? Já sabe onde gostaria de estudar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin