dcsimg

Saiba tudo sobre a segunda licenciatura e veja onde estudar

A segunda licenciatura é uma formação rápida que permite ao professor incluir mais uma matéria em suas habilidades de ensino. Saiba mais aqui!

Se você já é licenciado e quer aumentar seu campo de atuação no ensino, pode fazer um curso de segunda licenciatura: em um ano de faculdade, é possível conseguir habilitação para lecionar outra matéria além da sua.

Exemplos comuns são professores de História que se habilitam também para lecionar Geografia, ou professores de Química que cursam segunda licenciatura em Biologia.

Descubra agora mesmo como funciona a segunda licenciatura, quais são os cursos disponíveis e onde estudar para turbinar sua carreira!

O que é a segunda licenciatura?

O Brasil tem grande carência de professores para o ensino básico. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou os programas de segunda licenciatura, oferecendo aos profissionais já licenciados a possibilidade de assumirem outras matérias.

Esse tipo de curso foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2015, e as instituições de ensino interessadas trataram de criar cursos de curta duração para ensinar habilidades de outras disciplinas aos professores já formados.

A carga horária da segunda licenciatura é variável, mas deve se manter entre as 800 e as 1.200 horas, no mínimo, o que vai dar entre um ano e um ano e meio de faculdade.

A duração exata vai depender da equivalência entre a licenciatura já feita e a segunda licenciatura. Essa análise comparativa dos currículos é feita pela própria faculdade.

Isso quer dizer o seguinte: se um professor de Biologia, por exemplo, quer fazer segunda licenciatura em Letras, a carga horária do curso será maior, já que as graduações pertencem a áreas diferentes.

Já no caso de um professor de Física querer fazer segunda licenciatura em Matemática, a carga horária do curso provavelmente será menor, pois tanto a Matemática quanto a Física pertencem a uma área de conhecimento baseada nas Ciências Exatas.

De todo modo, a segunda licenciatura é mais rápida quando comparada a outras graduações. O segredo para isso é que o aluno já licenciado não precisa estudar novamente todas as matérias ligadas ao ensino, didática e pedagogia já vistas na sua primeira graduação.

O curso, portanto, se concentra em transmitir os conhecimentos específicos da nova área escolhida pelo licenciado.

Na segunda licenciatura também existe a obrigatoriedade do estágio curricular supervisionado, feito em instituições de ensino. Ele deve ser de 300 horas. Se o aluno já atua no magistério, essa carga de 300 horas pode ser diminuída para até 200 horas.

Quais cursos de segunda licenciatura posso fazer?

Em teoria, todos os cursos de licenciatura são oferecidos também em segunda licenciatura. Mas isso deve ser visto diretamente com a instituição em que você quer estudar.

Só para exemplificar: o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferece as seguintes segundas licenciaturas reconhecidas pelo MEC:

  • Ciências Biológicas
  • Educação Física
  • Letras (Português e Inglês)
  • Matemática
  • Pedagogia

Alguns outros cursos de segunda licenciatura que podem ser encontrados nas universidades são:

  • Artes Visuais
  • Ciências Sociais
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Música
  • Química

Quanto ao sistema de ensino, é possível fazer o curso em uma destas modalidades:

  • Segunda licenciatura presencial: esse é o tipo mais tradicional. O aluno assiste às aulas presencialmente, na faculdade, junto ao professor e colegas. Os horários e dias de aula são fixos.
  • Segunda licenciatura a distância: o Ensino a Distância (EAD) vem crescendo muito nos últimos anos. A maior parte das aulas e atividades do curso pode ser acompanhada pelo computador, por meio de uma plataforma virtual. Não há horários fixos: o estudante monta a sua própria rotina. No EAD, as mensalidades costumam ser mais acessíveis.

O diploma de segunda licenciatura é aceito no mercado?

Se o curso de licenciatura normal oferecido pela faculdade for reconhecido pelo MEC, a segunda licenciatura automaticamente também é reconhecida. Nesse caso, o diploma tem validade e é aceito em todo o Brasil, tanto para o curso presencial quanto a distância.

Para verificar se a licenciatura é reconhecida, a fonte mais confiável é o site e-MEC. Lá, você pode preencher os campos que deseja pesquisar e conseguir a informação, inclusive com as notas dadas pelo MEC na avaliação de cada curso e faculdade.

Em quais faculdades posso fazer uma segunda licenciatura?

Separamos para você algumas instituições de grande porte, com unidades em vários pontos do Brasil, que oferecem cursos de segunda licenciatura. Todas elas contam com o reconhecimento do MEC e são bem avaliadas. Confira:

Essas instituições oferecem cursos presenciais e EAD. Além disso, outra vantagem é que trabalham com programas privados e governamentais de bolsas de estudo e financiamentos. Isso pode deixar as mensalidades mais baratas ou inclusive de graça!

Entre em contato diretamente com as faculdades para saber mais detalhes da oferta de cursos e dos programas de benefícios financeiros.

Veja também:

Saiba tudo sobre fazer uma segunda licenciatura EAD

Vai apostar em uma segunda licenciatura? Qual? E qual a sua licenciatura de origem? Deixe seus comentários aqui para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin