dcsimg

Saiba se é possível fazer uma segunda licenciatura EAD grátis

Existem diversos caminhos para fazer seu curso totalmente de graça e se formar em uma licenciatura a distância. Descubra tudo aqui!

Muita gente recorre a uma segunda graduação para ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Com professores não é diferente.

Uma segunda licenciatura permite atuar em mais de uma área de ensino e, assim, ter mais versatilidade num campo profissional tão abrangente.

Basta uma rápida pesquisa para encontrar licenciaturas em áreas diversas e com um diferencial importante: no formato a distância!

O EAD permite conciliar os estudos de uma segunda licenciatura com as demais atividades diárias – inclusive empregos em tempo integral – e ainda obter um diploma reconhecido no setor de ensino.

Mas será que dá para conseguir tudo isso sem pagar nada? Saiba se é possível fazer uma segunda graduação EAD grátis e as faculdades que oferecem essa facilidade!

Por que fazer uma segunda licenciatura EAD?

Uma licenciatura (seja a sua primeira ou a segunda) permite que você trabalhe como professor em escolas de ensino fundamental e médio das redes de ensino pública e privada.

É uma área que, independentemente da situação econômica, segue a pleno vapor, inclusive no setor público (onde se entra por meio de concurso). Isso significa mais oportunidades para você se dar bem no mercado de trabalho, em todo o país.

Com uma segunda licenciatura o professor pode, por exemplo, ensinar Biologia e Química, História e Geografia, Física e Matemática, etc.

Pode trabalhar também como pedagogo, nos primeiros anos de ensino, na administração escolar e no planejamento didático.

No Brasil, encontramos licenciaturas EAD em diversas áreas do conhecimento (veja a lista mais adiante).

Veja a seguir onde fazer a sua totalmente de graça.

Onde fazer uma segunda licenciatura EAD grátis

Existem duas maneiras de fazer uma segunda licenciatura EAD grátis.

A primeira é tentar vaga nos cursos oferecidos pelas instituições públicas de ensino. Nas universidades e institutos federais de educação existem diversas possibilidades à disposição.

A segunda é buscar uma bolsa de estudos numa faculdade particular – o que não é tão difícil quanto você imagina.

Vamos entender melhor essa história:

  • Se você tem planos de fazer uma segunda licenciatura EAD em universidade pública, poderá escolher uma entre as mais de 100 instituições que oferecem essa possibilidade. Atualmente são cerca de 150 mil vagas anuais, em diversas áreas. Para conseguir entrar é preciso passar pelo processo seletivo que cada uma oferece do seu jeito, em datas variadas, e que pode ser bem concorrido. Muitas oferecem os cursos apenas para grupos de pessoas indicadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação. É preciso se informar bem sobre esses detalhes na universidade do seu interesse.
  • Se você quer tentar uma bolsa de estudos para fazer uma segunda graduação EAD em faculdade particular, também terá de fazer uma investigação nas faculdades de seu interesse. Muitas delas oferecem bolsas integrais a alunos que se deram bem no vestibular da instituição ou obtiveram um bom desempenho no Enem, por exemplo.

No caso das faculdades particulares, as chances são maiores para quem quer estudar “quase de graça”, com a ajuda de uma bolsa parcial – aquelas que você precisa pagar só uma parte da mensalidade.

Essas bolsas são fáceis conseguir nas próprias faculdades ou por meio de iniciativas parceiras. Elas podem render um desconto de até 75% no valor das mensalidades num piscar de olhos, sem burocracia, sem concorrência, sem exigir Enem, nada.

Você também encontra bolsas promocionais, descontos nas mensalidades, benefícios para quem vem transferido de outra faculdade, etc.

Para quem já tem uma graduação no currículo, como é o caso de todo mundo que quer fazer uma segunda licenciatura, temos uma boa notícia: quase todas as faculdades privadas dão descontos a quem quer voltar a estudar! Os valores variam, mas vale a pena dar uma olhada!

Outra boa notícia: muitas faculdades contam com programas especiais de segunda licenciatura, o que permite obter o diploma em apenas um ano, e programas especiais de formação pedagógica de docentes.

Infelizmente, o maior programa de bolsas do Brasil, o ProUni, não pode ser disputado por estudantes que já tenham concluído um curso de graduação antes.

Cursos de segunda licenciatura EAD que você pode fazer

Seja gratuitamente ou com bolsa parcial, o fato é que existem muitas e muitas licenciaturas que você pode fazer no formato a distância.

A gente trouxe alguns exemplos para você:

  • Artes
  • Artes Visuais
  • Ciências Biológicas
  • Computação
  • Computação e Informática
  • Educação Especial
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Letras
  • Geografia
  • História
  • Informática
  • Matemática
  • Música
  • Normal Superior
  • Pedagogia
  • Psicopedagogia
  • Química
  • Serviço Social
  • Sociologia
  • Teologia

Segunda licenciatura EAD tem validade no mercado de trabalho?

Sim, você pode fazer uma segunda licenciatura no formato EAD e usar o diploma para atuar como professor.

Para quem pensa em atuar na rede pública, o diploma permite participar de concursos públicos para seleção de novos professores.

Quem quer atuar na rede privada poderá participar da seleção para novos profissionais normalmente.

Tenha sempre em mente que o diploma só vale se for emitido por uma faculdade reconhecida formalmente pelo MEC.

Faculdades que oferecem segunda licenciatura EAD

Se na rede pública temos mais de 100 faculdades públicas que oferecem cursos de licenciatura EAD, na particular esse número é quase o triplo.

Ou seja: não vão faltar opções para você fazer sua nova graduação!

Para quem quer tentar vaga em instituição pública, procure quais estão disponíveis na sua cidade e verifique todas as condições de admissão de novos alunos.

Para as particulares, verifique se existe algum polo de apoio perto de você e acompanhe as datas dos processos seletivos. Como a oferta aqui é bem maior, muitas vezes os interessados acabam se perdendo com tantas opções em mãos.

Nossa dica é: opte sempre por faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, como as que listamos abaixo:

Veja também:

Descubra qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura

Está pensando em fazer uma segunda licenciatura? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin