dcsimg

Veja se existe curso de Serviço Social a distância em 2 anos

Será que dá para se formar em Serviço Social EAD em tempo recorde? A gente tem a resposta!

Serviço Social é tão querido pelos brasileiros que já ocupa o quarto lugar entre as graduações a distância mais procuradas do país!

Sabia dessa?

O curso permite que os profissionais trabalhem com políticas públicas e assistência social, seja no setor público ou no privado.

Recentemente a profissão começou a ser bastante procurada também por grandes empresas e indústrias, levando mais gente às salas de aula virtuais.

Mas será que dá pra entrar nesse mercado em menos tempo? Existe algum curso de tecnólogo na área? Ou qualquer outro mais curto? Veja se existe curso de Serviço Social a distância em dois anos e descubra onde estudar!

Cursos superiores a distância em 2 anos

Algumas graduações, especialmente os bacharelados, têm uma versão mais curta e focada na forma de um curso superior de tecnologia.

Assim, em vez de fazer um curso que dura quatro ou cinco anos, o aluno pode optar por um que dura dois, dois e meio. No mercado, a atuação será mais focada, é verdade, mas isso não significa menos oportunidades de trabalho.

É o que acontece, por exemplo, com Ciências Contábeis e Gestão Financeira; Turismo e Gestão de Turismo; Administração e Processos Gerenciais; Engenharia Civil e Construção Civil…

A lista pode se estender bastante, com opções em quase todas as áreas do conhecimento.

Mas será que existe uma opção similar a Serviço Social? Vamos conhecer a seguir!

Dá para fazer um curso de Serviço Social a distância em apenas dois anos?

Infelizmente não dá pra fazer o bacharelado em Serviço Social em apenas dois anos, nem presencialmente nem a distância. Por lei, o curso deve ter uma carga horária de 3.000 horas, o que dá exatos quatro anos de estudos.

Ah, mas será que existe um tecnólogo semelhante a Serviço Social?

Nas nossas pesquisas não encontramos um curso superior de tecnologia similar. Serviço Social habilita o aluno a discutir e elaborar políticas públicas, prestar assistência a pessoas e grupos socialmente vulneráveis, pensar formas de levar saúde, habitação, educação, lazer e cultura a quem mais precisa.

No Brasil de hoje, ainda socialmente tão problemático, é uma profissão indispensável.

Portanto, se você quiser seguir na carreira, terá de encarar mesmo os quatro anos de estudo – mas acredite: vale muito a pena!

Quer saber por quê? Descubra a seguir!

O curso de Serviço Social a distância

O curso de Serviço Social a distância pode ser encontrado em mais de 80 faculdades pelo país e conta com quase 100 mil matriculados atualmente.

Está entre os mais populares nessa modalidade, perdendo apenas para Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

Mesmo estudando de forma remota, o aluno precisa de disciplina para se dar bem. Serviço Social pode ser feito basicamente de duas maneiras: totalmente a distância ou semipresencial.

No semipresencial, os alunos têm encontros presenciais frequentes nos polos de apoio – de uma a quatro vezes por mês, em média.

O totalmente a distância é mais flexível. Aqui, o curso é feito quase todo pelo computador, com apenas um ou dois encontros presenciais ao longo do semestre. É o modelo mais comum no Brasil.

Os alunos estudam com a ajuda de um ambiente virtual especialmente projetado para o aprendizado. Lá, eles têm à mão recursos didáticos incríveis e todo o conteúdo necessário para acompanhar as disciplinas, interagir com outros alunos, realizar as atividades solicitadas, tirar dúvidas com professores, acessar bibliotecas digitais, assistir a vídeos e muito mais.

O diploma tem validade no mercado de trabalho – desde que você estude em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Com ele, dá para fazer concursos públicos na área (que são frequentes!), entrar em pós-graduações e, obviamente, trabalhar como assistente social em empresas, no serviço público, organizações não governamentais, etc.

Quanto custa fazer Serviço Social a distância

Um dado importante: no Brasil, todos os cursos de Serviço Social a distância estão em faculdades privadas.

Por sorte, essas instituições oferecem o curso a preços interessantes, bem abaixo dos valores praticados pelas faculdades tradicionais.

Na Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), por exemplo, você estuda pagando cerca de R$ 290 por mês.

Esses valores ainda estão sujeitos a bolsas e descontos.

Oferecidas pelas próprias faculdades ou por programas parceiros, as bolsas parciais podem abater bastante o valor da mensalidade. Com elas, o aluno pode pagar cerca de R$ 170 por mês para estudar totalmente a distância – incrível, não é?

As faculdades também oferecem descontos por pontualidade, bolsas a quem se dá bem nas provas, a quem tem boa nota no Enem, a quem trabalha em empresas conveniadas e muito mais. Entre em contato com a instituição para ficar por dentro dos benefícios que ela oferece.

Tem também o ProUni. Com o programa, dá para fazer Serviço Social a distância totalmente de graça. Para isso, é preciso se encaixar nos critérios do MEC e encarar uma seleção bem concorrida (passa quem tem a maior nota no Enem mais recente), que ocorre duas vezes ao ano.

Faculdades que oferecem o curso de Serviço Social a distância

Com tantas opções na mão, é preciso redobrar a atenção a dois importantes detalhes.

O primeiro: para sair da faculdade com um diploma de Serviço Social valorizado no mercado, a instituição precisa ser bem avaliada pelo MEC.

O segundo: verifique sempre se há um polo perto de você. Como os encontros presenciais são obrigatórios (mesmo que sejam poucos por semestre), será preciso se deslocar até esses espaços para realizar as atividades necessárias.

Conheça algumas faculdades interessantes que têm Serviço Social a distância:

Veja também:

Qual é o salário de Serviço Social?

E aí, pretende fazer Serviço Social a distância? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin