Saiba tudo sobre o curso de Streaming Profissional

O que vem à sua cabeça quando falamos de Streaming Profissional? Para muitas pessoas, isso é sinônimo de Netflix, Spotify, Globoplay, Youtube, Amazon Prime Video, HBO GO, Twitch, entre outras. E elas não estão erradas. Todas essas empresas trabalham com uma tecnologia em comum: o streaming.

A popularização da internet e as velocidades mais altas para baixar e enviar dados permitiram que estas marcas se tornassem valiosas mundialmente, e também parte do cotidiano de pessoas de todas as idades. O streaming atende às necessidades de quem quer se divertir, se informar, estudar, discutir, jogar videogame ou simplesmente ouvir e contar histórias.

A nova era tecnológica abriu caminho para novas profissões e oportunidades de emprego. Atentas às mudanças do mercado de trabalho, as faculdades começaram a montar graduações voltadas para quem quer produzir conteúdo para a internet.

Neste artigo, vamos explicar o curso de Streaming Profissional em detalhes e suas semelhanças com outros cursos, para que você avalie se essa carreira é o que você está buscando!

O que é streaming?

A palavra streaming vem do inglês e sua tradução direta para o português é “transmissão”. Basicamente, o streaming se refere a um formato de transmissão de dados de forma digital em que não é necessário realizar um download de um arquivo completo que fica armazenado no computador. Isso economiza espaço de armazenamento e tempo do usuário. De quebra, o streaming ajudou a combater a pirataria, já que é um formato fácil e muitas vezes gratuito ou mais barato que comprar e armazenar HDs, CDs e DVDs.

Vamos fazer um exercício mental para entender como o streaming ganhou tanta importância: imagine que você tivesse que baixar todos os vídeos fofos de gatinhos que quisesse ver no Youtube. Ou, então, se quando quisesse fazer uma revisão sobre a Revolução Francesa para o ENEM, tivesse que ir a uma loja procurar uma coleção de DVDs sobre História. Ou, para se divertir com um assunto, precisar esperar um certo horário em um canal específico de televisão, e talvez a TV nem passe nada do seu gosto.

São situações chatas ou trabalhosas, não? Por trazer essa facilidade, o streaming se popularizou tanto nos últimos anos e multiplicou as vozes que produzem os conteúdos de todos os gostos possíveis.

O conteúdo de games é um destes nichos fortemente explorados pelo streaming. Os espectadores das gameplays passam o tempo se divertindo com situações apresentadas na jornada das histórias dos jogos eletrônicos, que pode ser transmitida ao vivo ou gravada e editada.

Para quem tem mais habilidade com os jogos, outra modalidade é a transmissão de campeonatos e disputas emocionantes que já renderam milhões de dólares em prêmios aos seus participantes.

Quem trabalha na área de streaming profissional?

Ainda não há um nome oficial para o profissional no Brasil, mas é comum ver designações como “streamer” ou “vlogger” para quem produz vídeos para a internet, principalmente envolvendo a transmissão de partidas dos jogos de videogame e computador.

Mas se engana quem pensa que o streamer passa apenas o dia inteiro com o joystick na mão. O streamer que não se organiza e não estuda tanto o conteúdo que exibe como as formas de entreter, informar e atrair mais público, cai facilmente no esquecimento.

O que é o curso de Streaming Profissional?

Quem quer se destacar positivamente em uma área de trabalho precisa ter qualidade. A popularização do streaming trouxe essa necessidade, pois as pessoas estão cada vez mais exigentes e não perdem tempo com um conteúdo fraco. Como a concorrência neste setor é muito grande, a profissionalização se tornou inevitável para os produtores e gestores de conteúdo.

O curso superior tecnológico (CST) em Streaming Profissional surgiu para suprir essa demanda, com a proposta ousada de reunir em sua grade as áreas de tecnologia, games, edição audiovisual, roteirização, marketing e comunicação. A modalidade CST permite que o curso tenha uma duração de dois anos, menor que de outros cursos superiores tradicionais, e seja bastante voltada para a prática direta da profissão.

Por ser uma novidade, o Streaming Profissional ainda é pouco visto entre as opções disponíveis na maioria das faculdades brasileiras. Entretanto, as áreas nas quais o curso se inspirou, como Audiovisual, estão se atualizando às tendências do mercado e podem ser somadas entre as possibilidades de estudo.

O que se aprende em um curso de streaming profissional?

O aluno de streaming profissional irá estudar as especificidades da criação, transmissão e divulgação de conteúdo. A intenção é que se compreenda métodos e táticas para atrair público, sem deixar de lado uma produção caprichada e alinhada às principais tecnologias existentes.

Algumas das disciplinas encontradas nos cursos de streaming profissional são:

  • Análise Mercadológica
  • Métricas e Análises em Mídias Sociais
  • Informática e Sistemas Computacionais
  • História da Tecnologia
  • Storytelling
  • Produção e Edição de Áudio e Vídeo
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Times
  • Oratória e Comunicação
  • Inglês para Jogos
  • Gêneros de Jogos

Como é o mercado de trabalho do Streaming Profissional?

A área do streaming profissional exige um investimento inicial e empreendedor, pois ainda não é uma profissão em que normalmente há processos seletivos em empresas do cotidiano. Os canais ganham audiência e renda com o passar do tempo, por meio de:

  • Anúncios com renda dividida com as plataformas de transmissão
  • Patrocínios e parcerias
  • Participações em eventos, palestras e campeonatos
  • Assinantes dos canais

Onde estudar Streaming Profissional?

Por ser uma modalidade muito nova e diferenciada, infelizmente ainda é difícil encontrar o curso superior tecnológico em Streaming Profissional na maioria das faculdades do Brasil.

O segredo para quem gosta dessa área e não quer mais esperar é ampliar o leque de formação e investir em caminhos semelhantes, como a graduação em Produção Audiovisual. É um curso tecnológico como o de streaming profissional, então você consegue se formar mais rápido.

Encontramos o curso tecnológico de Produção Audiovisual nesta faculdade:

É uma opção devidamente reconhecida pelo MEC, o que é muito importante para atestar a qualidade do curso. Além disso, a instituição conta com mensalidades acessíveis, bolsas e programas de inclusão do governo, como o FIES e o PROUNI.

Veja também: Conheça o curso de Produção Audiovisual

O streaming profissional tem tudo para continuar crescendo. Você pretende ingressar nessa área de produção de conteúdo? Conte pra gente o que mais te chamou a atenção nesta profissão!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin