Conheça o curso técnico em Redes de Computadores

Interessado(a) na área de Redes de Computadores? O curso é oferecido na modalidade técnico e tecnólogo. Neste artigo, confira as diferenças entre os cursos e conheça mais esse mercado de trabalho.

O que faz o profissional de Redes de Computadores?

As redes de computadores são conjuntos de sistemas de computadores e dispositivos interligados entre si por meio de um sistema de comunicação, possibilitando a troca de dados entre ele.

A rede mais conhecida é a internet, que é um amplo sistema de comunicação que liga diversas redes de computadores. Por meio das redes de computadores é possível se comunicar por e-mail, videoconferência e mensagens instantâneas, compartilhar arquivos, programas e impressoras, entre outras coisas.

O profissional especializado em Redes de Computadores detém os conhecimentos necessários para projetar, implantar, gerenciar e integrar as redes de computadores. Ele identifica necessidades, elabora especificações e avalia soluções para segurança de redes de computadores.

Esse profissional também pode fornecer suporte técnico aos usuários da rede e controlar a segurança do ambiente computacional. Além disso, ele também pode analisar e documentar projetos, emitir laudos e pareceres técnico e propor melhorias no desempenho de redes.

Como é o curso técnico de Redes de Computadores?

No curso técnico de Redes de Computadores, os alunos aprendem a instalar e configurar dispositivos e programas conectados à rede; configurar e-mails, servidores, recursos de segurança, impressoras e acessos de usuários; corrigir falhar, instalar e manter cabeamentos.

Ao final do curso, o estudante fica habilitado a instalar, fazer a manutenção de redes locais, administrar e integrar redes de computadores e implementar mecanismos de segurança, e construir rotinas e scripts, sempre obedecendo às normas técnicas.

O curso técnico é composto por disciplinas e atividades práticas, principalmente na área de Exatas. Veja algumas matérias da grade de estudos do curso:

  • Fundamentos de Informática;
  • Documentação técnica;
  • Fundamentos de Tecnologia da Informação;
  • Arquitetura de redes de computadores;
  • Fundamentos de Eletroeletrônica;
  • Serviços de rede corporativa;
  • Serviços de Rede Local;
  • Servidores de redes;
  • Redes ópticas;
  • Comutação e Interconexão de Redes;
  • Sistemas operacionais;
  • Infraestrutura de redes LAN e WAN;
  • Segurança de Redes;
  • Monitoramento e Gerenciamento de Rede.

Qual é a diferença entre o curso técnico e o tecnólogo em Redes de Computadores?

Além do curso técnico de Redes de Computadores, também existe o curso tecnólogo em Redes de Computadores. A principal diferença entre o curso técnico e o curso tecnólogo é que o tecnólogo é um curso superior, com duração média de 3 anos.

Os cursos tecnólogos são graduações com foco no mercado de trabalho, com disciplinas mais práticas e menor tempo de duração. Para começar o curso técnico de Redes de Computadores, o estudante deve estar, no mínimo, no 2º do ensino médio. Já para ingressar na graduação, é preciso ter concluído todo o ensino básico.

Em termos profissionais e financeiros, o curso tecnólogo oferece mais vantagens. O técnico de Redes de Computadores trabalham na parte operacional da implantação de sistemas de dados e recebem menos, por serem de nível técnico. Os tecnólogos em Redes de Computadores, além de terem competências técnicas para a parte operacional, ainda têm habilidades em gestão de redes. 

Quanto ganha um técnico em Redes de Computadores?

A área de Tecnologia da Informação (TI) está em plena expansão e oferece remunerações bem atrativas. Por isso, muitas pessoas se interessam por cursos nessa área. Segundo o site Vagas.com, um técnico em Redes de Computadores no Brasil ganha em média R$ 1.915,00 mensais. 

Já para aqueles que escolhem a formação tecnóloga, a média salarial sobe para R$ 4.831,78, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), levantados pela plataforma Salario.com.br.

Quais são as áreas de atuação de Redes de Computadores?

Os especialistas em Redes de Computadores podem atuar tanto em empresas Tecnologia da Informação como nos setores de TI de empresas em gerais. Eles também podem ser trabalhadores autônomos, atuando na prestação de serviço de manutenção de computadores.

O tecnólogo em Redes de Computadores pode trabalhar como administrador de redes, implantando e administrando redes, analista de suporte, dando suporte a usuários e instalando e administrando programas de antivírus, e analista de segurança de redes, desenvolvendo projetos e administrando a segurança da rede.

Eles ainda podem ser gestor de redes, criando projetos de redes e gerindo equipes, consultor de tecnologia, projetando redes de computadores sob demanda, e arquiteto de soluções, que é o responsável por otimizar estruturas de telecomunicações.

Onde estudar Redes de Computadores?

Se interessou pelo curso tecnólogo em Redes de Computadores? Além de escolher uma graduação, é importante selecionar também uma instituição qualificada para estudar, levando em consideração as avaliações da faculdade no MEC.

Existem instituições de ensino privadas oferecem ótimos descontos e ingresso sem burocracia, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular próprio. Confira algumas faculdades bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Leia também: Descubra quanto ganha um profissional de TI

E você, já se decidiu entre o curso técnico ou tecnólogo? Conta para gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin