dcsimg

Tecnologia da Informação: Conheça o curso e onde estudar

A gente revela tudo sobre essa graduação, das modalidades estudo disponíveis até as melhores faculdades. Confira agora mesmo!

A Tecnologia da Informação é sem dúvidas uma das áreas mais em alta no Brasil, daquelas que não conhecem a palavra “crise”.

Não é por acaso que o curso faz um sucesso danado por aqui: para os profissionais, a empregabilidade é altíssima, em qualquer região, e o salários são de encher os olhos (e os bolsos!).

Quem está se preparando para entrar nessa área vai encontrar diversas opções de estudos, com a facilidade de se formar em apenas dois anos, estudando de casa, com toda a comodidade.

Quer saber mais? Então fique ligado em tudo o que encontramos sobre o curso de Tecnologia da Informação, inclusive as melhores faculdades onde você poderá tentar uma vaga.

O curso de Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação está presente em praticamente tudo: no celular, no banco, no transporte, na energia, no comércio, na indústria e até naquela compra que você faz no débito de vez em quando.

É uma área em constante crescimento no país, sem previsão de parar. Com o mercado em plena ebulição, os profissionais mais capacitados são disputados a tapa.

No Brasil, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação está disponível em nível de tecnólogo – que são graduações mais rápidas e focadas nas necessidades do mercado de trabalho.

Isso significa que o aluno obtém um grau de formação superior e ainda sai da faculdade com excelentes oportunidades de emprego.

E quer saber? É bem fácil fazer parte disso tudo!

O curso de Tecnologia da Informação está disponível mais de 200 instituições pelo país, grande parte na rede particular de ensino.

Os entusiastas da tecnologia podem estudar na modalidade a distância, o que é uma ótima alternativa para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho ou outras atividades do dia a dia.

Nessa modalidade, o aluno estuda pela internet, com apoio de uma plataforma digital de aprendizagem oferecida pela faculdade.

Na plataforma, encontra uma série de materiais didáticos que reforçam os conteúdos das disciplinas. Tem, por exemplo, livros digitais, apostilas, testes, questões, aulas em vídeo, tutoriais, teleconferências e muito mais.

O aluno conta com apoio total de professores e tutores praticamente 24 horas por dia. Também pode trocar ideias com os colegas nos chats e fóruns de discussão disponíveis na plataforma.

Ah, e o melhor: o diploma de um curso de Tecnologia da Informação on-line tem, sim, validade do mercado de trabalho e pode ser usado para disputar vagas de nível superior na área, fazer concursos públicos ou ingressar em pós-graduações. Essa validade, no entanto, está atrelada ao reconhecimento da faculdade e do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Nunca se esqueça de checar esse detalhe importante!

O que se estuda no curso de Tecnologia da Informação

O curso de Tecnologia da Informação pode até ser curto, mas será bastante intenso e vai exigir bastante dedicação. São várias disciplinas ao longo dos quatro semestres de estudos.

Conheça algumas:

  • Análise e projetos de sistemas
  • Marketing e comércio eletrônico
  • Modelagem de dados
  • Sistemas integrados de gestão
  • Técnicas de desenvolvimento de algoritmos
  • Análise e desenvolvimento de algoritmos
  • Auditoria de sistemas
  • Banco de dados
  • Engenharia de software
  • Redes de computadores
  • Gestão de projetos e de dados
  • Gestão de processos de negócios
  • Qualidade de software
  • Segurança em ambiente de redes
  • Fundamentos de tecnologia da informação
  • Probabilidade e estatística

Quanto custa o curso de Tecnologia da Informação

Embora dê acesso a uma das áreas mais pulsantes do mercado brasileiro, o custo de estudar Tecnologia da Informação, em média, é bem acessível.

Com menos de R$ 300 por mês dá para começar tranquilamente os seus estudos. E não é em uma faculdade qualquer não. Estamos falando de instituições do porte da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – a distância  ou do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), por exemplo.

Mesmo com um valor tão abaixo dos demais, ainda dá para tentar bolsas e facilidades para estudar com mais tranquilidade ainda.

Com o ProUni, por exemplo, quem fez o Enem mais recente e obteve uma boa pontuação pode entrar na corrida para uma bolsa parcial ou integral em Gestão da Tecnologia da Informação — vale tanto para o curso presencial quanto para a modalidade a distância. A seleção abre duas vezes ao ano e é direcionada a quem se encaixa nos requisitos de renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC. Com a bolsa, você pode estudar sem pagar nada ou tendo que bancar apenas a metade do valor das mensalidades.

Também dá para tentar financiar os estudos com o FIES. O programa oferece crédito estudantil a juros baixo e, de quebra, ainda dá um prazo bem longo para pagamento da dívida, que começa a ser cobrada somente após a formatura. Para tentar o FIES também é necessário ter feito o Enem, só que aqui vale qualquer edição a partir de 2010. O programa também faz algumas exigências de perfil de renda e desempenho nas provas. A seleção abre duas vezes por ano.

Onde estudar Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação pode ser encontrada em mais de duzentas faculdades pelo Brasil. o segredo para garantir um ensino de qualidade, seja no modelo presencial ou no online, é optar somente por instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Isso vai certamente garantir uma entrada diferenciada no mercado de trabalho.

Conheça a seguir algumas faculdades que oferecem a graduação:

Veja também:

8 cursos para quem gosta de tecnologia

O que achou do curso de Tecnologia da Informação? É o ideal para você? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin