dcsimg

Descubra tudo sobre o curso tecnólogo em Logística

Duração, valor, grade curricular, onde encontrar... conheça agora mesmo tudo o que precisa saber sobre o curso de Logística!

Quem se aventura a trabalhar com Logística tem um desafio pra lá de estratégico a superar dentro de uma empresa: a missão de otimizar processos (principalmente relacionados a transporte e armazenagem) para diminuir os custos e aumentar a produtividade.

Por sua importância, é uma carreira que está em franca ascensão no país.

Os cursos que formam esses profissionais podem ser encontrados em um número surpreendente de faculdades, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Se você também quer fazer parte de uma área que cresce rapidamente no Brasil, se liga em tudo que trouxemos sobre o curso de Logística: como funciona, o que se estuda, o valor das mensalidades e as modalidades disponíveis.

O curso tecnólogo em Logística

No Brasil, encontramos o curso de Logística em um número impressionante de faculdades: mais de 500!

A imensa maioria das faculdades tem essa graduação em nível de tecnólogo — que são cursos superiores mais curtos e focados nas necessidades do mercado de trabalho.

São necessários apenas dois anos de estudos para se formar na área.

Durante esse tempo, os estudantes vão ter acesso ao que há de mais atual em gestão logística (veja mais detalhes no próximo tópico).

Com o diploma em mãos, os logísticos podem procurar emprego de nível superior em empresas de transporte, engenharia, portos, aeroportos, no comércio varejista e atacadista, indústrias, etc.

Também podem dar continuidade aos estudos em MBAs, especializações, mestrado e doutorado ou participarem de concursos públicos que exijam nível superior.

O curso pode ser feito de três maneiras: presencial, semipresencial e a distância.

Aliás, os cursos a distância têm a mesma validade dos presenciais – e os alunos poderão atuar na área normalmente. Contanto, claro, que a faculdade escolhida tenha reconhecimento formal do Ministério da Educação (MEC) e autorização para oferecer a graduação nessa modalidade.

O que se aprende no curso tecnólogo em Logística

O curso de tecnólogo em Logística vai ensinar a diminuir custos operacionais de empresas de todos os portes, por meio de identificação de problemas e proposição de soluções inteligentes.

O foco da maioria dos cursos está em transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias e serviços, com o custo mais baixo e no menor tempo possível.

Também tem uma abordagem forte na área de gestão.

Ao longo dos quatro semestres os alunos estudam temas como:

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
  • Transportes e Abastecimento
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Logística e Comércio Internacional
  • Logística Reversa
  • Modelos de Gestão
  • Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais
  • Processos Logísticos
  • Raciocínio Lógico Matemático
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Comércio Internacional
  • Gestão da Qualidade

A grade curricular depende bastante da faculdade. Algumas podem dar mais ênfase a um ou outro aspecto da logística, mas no geral cumprem um currículo básico determinado pelo MEC.

Valor da mensalidade do curso tecnólogo em Logística

Quer uma notícia boa? Em geral, o curso de Logística não custa caro nem na modalidade presencial nem na online.

Quem prefere estudar da forma tradicional vai desembolsar, em média, R$ 400 por mês para estudar em faculdades do porte da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – uma das mais conhecidas do país.

Quer economizar ainda mais? Vá de curso a distância! Aqui as mensalidades ficam na faixa dos R$ 260 na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) ou na Universidade de Franca (UNIFRAN).

Para facilitar ainda mais o seu acesso ao curso, é possível reduzir esse valor a zero.

Sabe como? Pelo ProUni!

O programa de bolsas do governo federal oferece a possibilidade de fazer uma boa faculdade privada sem pagar nada ou bancando apenas metade do valor do curso. Para isso, é necessário ter feito o Enem mais recente, obtido uma boa nota e se encaixar nos critérios socioeconômicos determinados pelo MEC. Leva a bolsa quem tem a nota mais alta. Geralmente, cursos como Logística (presencial ou a distância) tendem a ter uma concorrência mais baixa.

Além do ProUni, é possível tentar várias outras maneiras de estudar Logística pagando menos. Por exemplo: acompanhando as promoções e os descontos pontuais oferecidos pelas faculdades de tempos em tempos, aproveitando os descontos por pontualidade ou verificando se a instituição tem convênio com a empresa onde você trabalha.

Se o orçamento está apertado, dá também para considerar o FIES – o programa de financiamento estudantil a juros baixos e pagamento facilitado do governo federal. Aqui é preciso ter feito o Enem (a partir de 2010) e se enquadrar em determinado perfil socioeconômico. Na concorrência, leva a vaga quem tiver a maior nota.

Não fez o Enem? Considere recorrer aos sistemas crédito estudantil oferecidos pelas faculdades privadas, que são bem mais fáceis de conseguir do que o FIES.

Onde fazer um curso tecnólogo em Logística

Não vão faltar opções para você que quer fazer um tecnólogo em Logística. Com centenas de faculdades à disposição, certamente você vai encontrar uma unidade ou polo de apoio próximo à sua casa ou ao seu trabalho.

Quer saber como identificar as melhores faculdades em um universo tão gigantesco? Simples: basta certificar-se de que a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC. Se o curso for bem avaliado, melhor ainda! Significa que os estudantes sairão com um diferencial a mais na hora de buscar um emprego na área.

Para ajudar na sua procura, a gente encontrou algumas faculdades bem interessantes e que estão presentes em todo o país.

Conheça:

Veja também:

Gestão Comercial: curso e mercado de trabalho

Curtiu o curso de tecnólogo em Logística? Vai seguir essa carreira? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin