dcsimg

Descubra tudo sobre bacharelado e licenciatura

Qual a diferença entre uma graduação de bacharelado e licenciatura? Saiba mais sobre esses tipos de formação!

Tecnológico, bacharelado e licenciatura: esses são os tipos de formação disponíveis hoje para graduação no país. Todos são oferecidos em instituições de ensino de nível superior, privadas e públicas.

A graduação é o curso que prepara novos profissionais para o mercado de trabalho em diferente  áreas de conhecimento, seja esse curso tecnológico, bacharelado ou licenciatura.

Mas então faz diferença ser formado em bacharelado ou licenciatura? Saiba mais sobre esses tipos de formação a seguir!

O que é Bacharelado?

O bacharelado é a graduação que confere o grau de bacharel aos formandos. Os cursos desse tipo têm duração de 3 a 6 anos e são oferecidos nas versões presencial e a distância.

Um bacharel se forma com conhecimento teórico consistente e ampla visão da profissão, de acordo com seu curso de nível superior.

Atualmente, o título de bacharel é atribuído a quem conclui a maioria dos cursos universitários, como Direito, Letras, Contabilidade, Administração, Engenharia, Economia, Comunicação Social, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, etc.

Esse tipo de formação, independentemente do tempo de duração e modalidade de ensino, exige a realização do tradicional TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

O que é Licenciatura?

Os cursos de licenciatura têm duração de 3 a 5 anos, com foco na base teórica de um conhecimento e profissão. Matemática, Letras, História, Geografia, Física, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Educação Física são alguns exemplos de cursos de licenciatura.

Essa formação está relacionada ao ato de ensinar e é possível ser feitas nas modalidades presencial e a distância.

Bem como o bacharelado, o futuro licenciado também deverá apresentar um TCC ao final do curso.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Além de oferecer diferentes cursos, esses tipos de formação têm propósitos diferentes.

O bacharelado prepara estudantes para atuar no mercado de trabalho em determinada profissão, já a licenciatura prepara seus formandos para a carreira de educadores.

Na licenciatura, as disciplinas têm foco no desempenho pedagógico do aluno, preparando-o para ensinar, enquanto no bacharelado o foco está na atividade laboral da profissão escolhida.

Como escolher entre licenciatura e bacharelado?

Não existe um tipo de formação melhor que o outro. Tudo depende de suas habilidades, área de interesse e paixão por estudar.

Por isso, é essencial analisar se a carreira pretendida atende às suas expectativas antes de embarcar na graduação.

Se o seu sonho é lecionar, talvez a licenciatura seja o caminho. Mas se sua ambição é ingressar no mercado de trabalho por meio de uma nova profissão, o bacharelado trará melhor preparo.

E os cursos tecnológicos?

Além das faculdades de bacharelado e licenciatura, ainda é possível realizar um curso tecnológico.

Com duração máxima de 3 ano, o tecnólogo tem  intuito de formar profissionais para atender as necessidades do mercado de forma rápida e especializada. Nesta modalidade de ensino, o aluno passará por diversas disciplinas de forma concisa e dinâmica, com muito conteúdo prático, para uma rápida inserção na carreira.

Onde realizar cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos

Como falado anteriormente, futuros bacharéis, licenciados e tecnólogos podem encontrar seus cursos nos formatos presencial e a distância.

Além dos tradicionais cursos presenciais, o formato EAD proporciona flexibilidade ao estudante para adaptar os estudos à rotina junto ao trabalho e demais atividades, e o custo costuma ser mais baixo!

Todo o suporte ao aluno é oferecido em ambiente digital, por meio de plataformas intuitivas que disponibilizam todo o material didático, aulas, fóruns de discussão e, ainda, possibilitam o contato com professores, tutores e colegas de turma.

Para realizar a escolha, a principal dica é pesquisar bastante sobre a instituição de ensino e curso almejado. Busque por referências e graduações reconhecidas pelo MEC. Assim, seu diploma e formação facilitarão sua entrada no mercado de trabalho, seja como bacharel ou licenciado.

Separamos para você uma lista de faculdades reconhecidas pelo MEC para ajudar em sua busca pela melhor graduação:

Veja também:

Veja como é o Bacharelado EAD

Descubra quanto tempo dura uma faculdade de Educação Física

Descubra qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Conte nos comentários: qual é o curso dos seus sonhos, um bacharelado ou uma licenciatura?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin