dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa para Engenharia Civil

É possível cursar Engenharia Civil sem pagar nada em uma faculdade de qualidade – veja como!

Engenharia Civil é uma profissão que rende prestígio, bons salários e, para completar, ainda tem um enorme campo de trabalho à disposição.

Não é de surpreender que o curso que forma engenheiros civis esteja entre os preferidos dos brasileiros. Hoje, são 360 mil alunos matriculados em mais de 600 faculdades em todo o país – sendo 85% delas na rede particular de ensino.

Por se tratar de um curso com muitas atividades práticas em laboratórios específicos, o valor das mensalidades pode pesar um pouco no orçamento. Por isso, muita gente precisa recorrer a uma bolsa de estudos para fazer Engenharia Civil.

Vamos explicar a seguir como conseguir bolsa para estudar Engenharia Civil em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC. Dê uma olhada!

Como conseguir uma bolsa para Engenharia Civil

O programa mais popular de bolsas de estudos é o ProUni, capitaneado pelo governo federal.

Com ele, é possível obter uma bolsa em cursos de todas as áreas do conhecimento – incluindo Engenharia Civil – em faculdades bem avaliadas pelo MEC.

O benefício pode ser integral, que cobre todo o valor da mensalidade, ou parcial, que paga metade da mensalidade.

No ProUni tem bolsa para estudar Engenharia Civil em faculdades como, por exemplo, a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul – que são bem conhecidas em praticamente todo o território nacional.

Para concorrer é preciso ter feito o Enem mais recente e apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

O ProUni é destinado a pessoas que têm renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos per capita e fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública. O programa também aceita a participação de quem estudou em escolas particulares na condição de bolsista integral.

As bolsas são concedidas aos estudantes com as maiores notas no Enem. Para conseguir a sua em Engenharia Civil, que é um curso bastante concorrido, às vezes é necessário ter acima de 700 pontos. Nas faculdades mais tranquilas dá para entrar com um pouco mais do que o mínimo necessário, que é 450 pontos.

Por ano, são duas chances para descolar bolsa em Engenharia Civil: no início e no meio do ano.

Como conseguir bolsa para Engenharia Civil a distância

O ProUni também inclui cursos a distância. Quem pensa em estudar Engenharia Civil no formato EAD pode tentar o benefício normalmente.

É uma oportunidade e tanto de ganhar uma bolsa e fazer um curso de Engenharia Civil com toda a dinâmica que o formato oferece – e que, além de tudo, ainda rende um diploma reconhecido no mercado de trabalho.

Geralmente há vagas em faculdades super conhecidas, como a Unicesumar ou a Universidade Cidade de São Paulo.

O processo seletivo do ProUni para bolsas em cursos a distância funciona da mesma forma que o dos cursos presenciais.

Outras maneiras de estudar Engenharia Civil

Outra forma muito comum de conseguir bolsa de estudos é por desempenho no vestibular. Candidatos que se dão bem nas provas para ingresso em grandes faculdades particulares podem conquistar bolsas parciais e integrais em cursos de todas as áreas – incluindo Engenharia Civil. O benefício varia de faculdade para faculdade, por isso é bom consultar a disponibilidade na instituição desejada.

Algumas secretarias de educação do estado e do município também contam com programas de incentivo à formação superior. Confira se há algum disponível na sua cidade.

Não rolou? Calma que ainda dá para estudar Engenharia Civil!

Quem não conseguir bolsa pode optar por financiar os estudos a juros baixos e com um generoso prazo para pagar a dívida.

Entre as opções, o FIES é o mais popular. O programa ajuda estudantes com renda familiar mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa a financiarem os estudos com juros bem abaixo dos cobrados no mercado e ainda dá um prazo camarada para pagar a dívida.

Para participar é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010, não ter zerado a redação e apresentar desempenho de pelo menos 450 na média das provas. O processo seletivo é similar ao do ProUni: ganha o benefício quem tiver melhor nota no Enem. O FIES também acontece duas vezes ao ano, logo depois do encerramento do ProUni.

Se ainda assim o FIES não for para você, dá para tentar parcelar o valor da graduação na própria faculdade. Muitas delas contam com programas que facilitam o pagamento das mensalidades, com inscrições descomplicadas e a possibilidade de pagar a dívida, às vezes sem juros, no dobro do tempo de duração do curso. Veja se existe alguma opção correspondente no local onde você quer estudar.

Onde conseguir bolsa para estudar Engenharia Civil

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode tentar bolsa para estudar Engenharia Civil. Todas elas também trabalham com financiamentos e parcelamento facilitado:

Veja também:

Quanto ganha um Engenheiro Civil?

Vai tentar bolsa em Engenharia Civil pelo ProUni ou por outro caminho? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin