dcsimg

Saiba como ganhar uma bolsa na faculdade Unicesumar

Existem várias oportunidades para estudar na Unicesumar pagando menos, em cursos presenciais e a distância. Conheça todas elas aqui!

A Unicesumar tem uma das maiores estruturas universitárias do Brasil: são quatro campi nas cidades paranaenses de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa e cerca de 350 polos de apoio espalhados pelos quatro cantos do país.

As mensalidades seguem a média nacional e, muitas vezes, ficam abaixo dos preços de mercado. Mesmo assim, há inúmeras possibilidades de descontos, bolsas de estudo e financiamentos.

Dá para tentar os benefícios oferecidos pelo governo ou os programas particulares da própria Unicesumar. Os critérios podem ser de renda ou de desempenho acadêmico, entre outros. É bem provável que você se encaixe em algum deles.

Conheça agora mesmo todos os programas para estudar na Unicesumar pagando menos!

Como ganhar bolsa do governo para estudar na Unicesumar?

A Unicesumar participa de algumas iniciativas governamentais de incentivo ao ensino superior. Uma delas – ProUni – está conectadas ao Ministério da Educação (MEC). A outra faz parte de um programa municipal da cidade de Maringá (PR). Conheça a seguir essas oportunidades:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda que tiveram bom desempenho no Enem. Elas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%) e valem para cursos presenciais e a distância.

A renda familiar mensal tem que ser comprovada por meio de documentos e deve ser igual ou inferior a três salários mínimos por pessoa.

O desempenho no Enem tem que ter sido de pelo menos 450 pontos na média geral das provas da edição mais recente. Quem teve zero na redação não pode concorrer ao benefício.

Programa Municipal de Bolsa de Estudo (Promube)

Por meio do Promube, você pode conseguir bolsas de estudo parciais e integrais para estudar na Unicesumar. O foco são os estudantes de baixa renda residentes na cidade de Maringá (PR) há pelo menos dois anos.

A inscrição pode ser feita diretamente pelo site da faculdade. Para concorrer, o candidato precisa ter prestado o Enem e conseguido pelo menos 400 pontos na média geral das provas.

Outras condições são não ser bolsista do ProUni, não ter diploma de curso superior, não estar matriculado em nenhum outro curso da Unicesumar e ter feito o ensino médio na rede pública ou como bolsista da rede privada.

Outros programas de benefícios da Unicesumar

Não se enquadra nos requisitos do ProUni e do Promube? Não é por isso que você vai desistir do seu sonho de estudar na Unicesumar com bolsa. Confira mais algumas opções que a faculdade oferece:

FIES

Esse não é um programa de bolsas de estudo, mas de financiamento das mensalidades de cursos presenciais. Achamos importante listar essa iniciativa também como alternativa a quem não tem como bancar a faculdade.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também está voltado a estudantes de baixa renda que obtiveram boas notas no Enem – o desempenho mínimo para se inscrever no processo seletivo é de 450 pontos e mais do que zero na redação.

A dívida adquirida com o financiamento só começa a ser quitada depois da conclusão do curso. As parcelas são diluídas em vários anos e os juros são baixos, podendo chegar a zero em alguns casos.

Bolsa convênio

Essa oportunidade é para quem trabalha em alguma empresa parceira da Unicesumar. Serve também para quem é familiar dependente de um trabalhador da empresa. As regras e percentuais das bolsas variam.

No site da faculdade é possível encontrar a relação das empresas conveniadas. Entre prefeituras, sindicatos e empresas de todos os portes, são mais de 7.000 parceiras.

Bolsa Eu Indico

A Bolsa Eu Indico dá desconto de 25% aos estudantes que indicarem um novo aluno para a universidade. No caso de indicar mais de uma pessoa, a bolsa vai aumentando, podendo chegar a 100%.

Esse programa é valido somente para as graduações a distância (EAD). E veja só: o amigo indicado também sai ganhando, pois já começa a faculdade com bolsa de 20%.

Bolsa Transferência Externa

Quem está regularmente matriculado em outra faculdade e consegue transferência para a Unicesumar também ganha bolsa de estudos para cursos presenciais e a distância. A primeira mensalidade tem desconto de 50% e, para o restante do curso, a bolsa é de 20%.

Bolsa Enem

Essa é para quem prestou o Enem e não zerou na redação. Nesse caso, o estudante não precisa fazer o vestibular e ainda ganha 20% de desconto nas mensalidades dos cursos EAD.

Bolsa Familiar

Pais, filhos, irmãos ou cônjuges de alunos regularmente matriculados recebem bolsa de 10% para estudar na instituição.

Bolsa Maturidade

Para as graduações EAD, alunos com 50 anos de idade ou mais têm direito a 20% de desconto.

Programa Bolsa Experiência

Nos cursos presenciais, há 25% de desconto para alunos com 55 anos ou mais.

Bolsa egresso

Ex-alunos formados pela Unicesumar podem fazer um curso EAD com 20% de desconto.

Portador de diploma

Para os cursos presenciais, quem é portador de um diploma superior de qualquer faculdade recebe 15% de desconto nas mensalidades da Unicesumar.

Programa de desenvolvimento regional

Alunos residentes nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa têm direito a 10% de desconto nos cursos de graduação presencial.

Programa para alunos do ensino médio em escola pública (Proep)

Quem fez os três anos do ensino médio em escola pública pode solicitar desconto de 10% nos cursos de licenciatura e tecnólogo.

Programa de inclusão social para atenção à criança

Esse programa oferece bolsas de 25% para os cursos presenciais de Fonoaudiologia, Artes Visuais, Música e Pedagogia. É voltado para professores da rede pública de ensino municipal ou estadual (do estado do Paraná) e também para professores de educação infantil em instituições filiadas ao Sinfantil/NOPR ou ao Sinepe/PR.

Programa de bolsa de estudos para formação de teólogos

Esse programa é só para o curso de Teologia e as bolsas são de 50%. Para ser beneficiado, é preciso estar filiado a uma entidade religiosa e apresentar carta de indicação assinada pelo representante legal da instituição.

PAI – Parcelamento Inteligente

O PAI oferece financiamento das mensalidades. O processo é simplificado e não são cobrados juros para o pagamento da dívida. O percentual de financiamento depende da renda familiar bruta mensal do candidato:

  • Até 6 salários mínimos: 50%
  • Entre 6 e 8 salários mínimos: 40%
  • Entre 8 e 10 salários mínimos: 30%

A maioria dos benefícios que acabamos de citar não vale para o curso de Medicina. Outro ponto importante é que as bolsas não costumam ser cumulativas. Ou seja, no geral, quem já recebe desconto por meio de um dos programas não poderá se inscrever em outro.

Como ter mais informações sobre a Unicesumar?

Para saber mais detalhes sobre as bolsas e outras informações da Unicesumar, acesse o site.

Veja também:

Saiba quais são os cursos que a Unicesumar oferece

Você se encaixa em alguma dessas bolsas? Já sabe qual curso quer fazer? Comente aqui com a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin