dcsimg

Confira o calendário com todas as datas do Fies 2019

Conheça as datas mais importantes do processo de distribuição de financiamentos do Fies em 2019!

Desde 2001, quando foi criado, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já beneficiou milhares de brasileiros que sonhavam em ter um diploma de curso superior. Graças a esse programa, diversas pessoas puderam melhorar de vida e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Então, se você é uma dessas pessoas que está de olho na possibilidade de ter um financiamento do FIES em 2019, precisa se atentar a todas as datas envolvidas para não perder os prazos.

O que é FIES?

Para que você entenda com clareza, vamos simplificar os termos. O FIES é um programa do governo federal, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo auxiliar financeiramente pessoas que queiram fazer uma faculdade particular.

Esse auxílio financeiro funciona da seguinte maneira: o governo se propõe a “emprestar” o dinheiro das mensalidades para o aluno, que só precisará pagar esses valores após se formar, quando provavelmente estará empregado e com renda. Esse empréstimo tem juros baixos e prazo longo para quitar a dívida.

Calendário FIES 2019

O FIES 2019 terá duas edições: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

A primeira edição do FIES 2019 acontece entre os dias 5 e 12 de fevereiro – este é o período para se inscrever no site oficial do programa. O resultado sai no dia 18 de fevereiro. Em seguida, os pré-selecionados terão um prazo determinado para realizar as demais etapas do financiamento.

A segunda edição do FIES 2019 ainda não tem data definida, mas deve acontecer no meio do ano.

Quem pode tentar o FIES em 2019?

Para concorrer ao financiamento do FIES é necessário atender a algumas exigências. Essas exigências são estabelecidas para tentar selecionar os estudantes que mais precisam de auxílio do governo para fazer um curso de ensino superior.

Atualmente existem duas modalidades, com os seguintes requisitos:

  • Modalidade FIES: o estudante deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
  • Modalidade P-FIES: o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

Nos dois casos (FIES e P-FIES), o candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Como calcular a renda familiar bruta para o FIES 2019?

Para realizar esse cálculo, faça o seguinte:

  1. Some todos os rendimentos (salários, aposentadoria, renda com aluguel etc.), sem os descontos, de todos os familiares que moram na mesma casa que você.
  2. Divida o valor que encontrou acima pelo número de membros da sua família para saber a renda por pessoa.
  3. Divida essa renda por pessoa pelo valor do salário mínimo vigente.
  4. Se o resultado for igual ou menor do que 3, você está dentro do critério de renda do FIES. Se ficar entre 3 e 5, você cumpre o critério do P-FIES.

Boas faculdades em que você pode estudar pelo FIES

Aqui listamos faculdades particulares  oferecem o FIES. Além dessa vantagem, destacamos que as instituições de ensino que apresentamos abaixo foram selecionadas por possuírem cursos com boas avaliações e se destacam pela qualidade do ensino.

Inclusive, essas faculdades são uma boa opção mesmo se você não se enquadrar nos critérios do FIES, pois possuem outras linhas de financiamento próprias, além da possibilidade de descontos, bolsas e até mesmo o ProUni. Para saber mais, basta clicar no link.

É possível usar Fies para cursos a distância?

Infelizmente, o financiamento estudantil do MEC está previsto apenas para cursos presenciais. Mas isso não é hora de desanimar!

Saiba que existem alternativas super viáveis para você resolver essa questão.

Acontece que algumas faculdades, como a Anhanguera,  Cruzeiro do Sul (UNICSUL),  Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade de Franca (UNIFRAN) oferecem cursos EAD a preços muito mais em conta e essa pode ser uma oportunidade para você estudar.

Além disso, importante lembrar das vantagens que fazer um curso a distância pode trazer: flexibilidade, economia, autonomia… E tudo isso com o mesmo tipo de diploma dos cursos presenciais.

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda este ano

Entenda se dá para fazer ProUni e Fies ao mesmo tempo

Agora que você já está atento a algumas datas do Fies em 2019, pode colocar seus planos em prática. Já sabe qual curso vai tentar e em qual faculdade quer estudar? Compartilhe seus planos com a gente, deixe um comentário abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin