Descubra como funciona o Fies 2021

Entenda tudo sobre como o Fies 2021 funciona para garantir sua vaga na faculdade ainda neste ano!

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma iniciativa criada pelo Governo Federal do Brasil em 2001 para ajudar mais pessoas a ingressarem em um curso superior privado.

É uma modalidade de financiamento de mensalidades a juros zero oferecida para que o aluno pague o valor total acumulado ao longo dos anos de graduação apenas depois de se formar e obter um espaço qualificado no mercado de trabalho.

O Fies tem uma série de regras rígidas de funcionamento e classificação, portanto, é normal ter dúvidas sobre como o programa funciona e seus detalhes.

Antes de tomar a decisão sobre se inscrever no Fies 2021, leia com atenção este texto e também o edital publicado pelo MEC (Ministério da Educação).

Quando começam as inscrições do Fies 2021?

O Fies 2021 tem duas edições confirmadas para execução neste ano, uma a cada semestre. As datas da edição do primeiro semestre serão as seguintes:

  • Inscrições: 26 a 29 de janeiro de 2021.
  • Primeira chamada: 2 de fevereiro de 2021.
  • Complementação das informações da inscrição: 3 a 5 de fevereiro de 2021.
  • Listas de espera e complementação de inscrição dos novos convocados: De 3 de fevereiro a 18 de março de 2021.

Segundo o MEC, os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados a partir da divulgação de sua pré-seleção no sistema FiesSeleção. Fique de olho diariamente para não perder sua vaga.

Posso utilizar a nota do Enem no Fies 2021?

Não somente pode, como deve. O Fies classifica os alunos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A boa notícia é que você não precisa ter feito a edição mais recente da prova para participar.

O Fies 2021 aceitará  a nota de qualquer uma das edições entre 2010 até 2019. Não será possível utilizar a nota do Enem 2020 na primeira edição do Fies 2021, pois a prova não será corrigida a tempo do fim do processo seletivo.

Quais são os requisitos do Fies 2021?

Para participar do Fies 2021, é necessário ter uma nota média no Enem acima de 450 pontos. O candidato também não pode zerar na redação.

O programa também tem uma extensa burocracia envolvendo a comprovação de renda da família do candidato. A classificação no Fies não garante a vaga. Somente serão matriculados os alunos que forem aprovados no processo feito posteriormente com a instituição de ensino e a instituição bancária responsável pelo financiamento.

Na edição do Fies 2021, o Governo Federal colocou como requisito a comprovação de que a renda familiar mensal bruta do candidato, dividida por pessoa do núcleo familiar, seja entre um a três salários mínimos.

Como se inscrever no Fies 2021?

As inscrições do Fies 2021 são realizadas somente pelo site oficial do programa, no Portal Fies. A partir deste ano, para acessar a plataforma será necessário ter ou criar uma conta “gov.br”, para identificação e acesso aos serviços digitais do governo federal. Basta preencher os formulários, confirmar suas informações pessoais e criar uma senha.

Atenção: não é necessário pagar nenhuma taxa para se inscrever no Fies 2021. Confira sempre o endereço da página que está acessando e não clique em links enviados no WhatsApp ou redes sociais.

Que vagas estão disponíveis no Fies 2021?

Você pode conferir quais vagas estão disponíveis no Fies 2021 sem criar uma conta de cadastro. Durante o período de inscrições, basta acessar o Portal Fies e seguir os seguintes passos:

  • Clique em “Consultar Vagas”
  • Selecione o estado, cidade, curso e conceito (avaliação do MEC) desejados

Serão exibidos o número de vagas e instituições de ensino disponíveis na atual edição do Fies para o curso e município escolhidos. Você pode pesquisar quantas vezes quiser.

E se eu não conseguir uma vaga no Fies 2021?

O Fies 2021 oferecerá por volta de 90 mil vagas em cursos superiores na edição do primeiro semestre deste ano. Mas, infelizmente, nem sempre todo mundo que tenta consegue a vaga que queria ou cumpre os requisitos mínimos do governo.

Mas isso não é motivo para desanimar! Você ainda tem a possibilidade de começar a cursar uma faculdade ainda neste ano. O seu sonho não precisa esperar e pode estar mais próximo do que você imagina.

Ao escolher uma faculdade, o fator mais importante para se prestar atenção é se ela tem o reconhecimento do MEC. Somente com essa autorização é que a instituição poderá emitir um diploma válido e com ampla aceitação no mercado de trabalho.

Que tal dar uma olhada em uma das faculdades da lista abaixo? Elas são reconhecidas pelo MEC e contam com uma variedade muito grande de cursos em todas as áreas do conhecimento.

Você pode escolher entre licenciatura, bacharelado, um curso tecnológico de menor duração e se quer fazer a faculdade presencialmente, no formato EAD (educação a distância) ou misto. 

Faça uma análise de qual é a melhor opção para o seu bolso. Alguns cursos podem ter bolsas de estudo e opções de financiamento exclusivas para ingresso direto.

E não é necessário fazer vestibular mais uma vez. É possível apresentar apenas sua nota do Enem e conferir diretamente com a faculdade se você cumpre os requisitos do curso escolhido.

Leia também: Entenda a diferença entre Sisu, Prouni e Fies

Você pretende utilizar o Fies para entrar na faculdade ou está em busca de outras opções? Deixe um comentário nos contando sobre o curso dos seus sonhos e qual é a sua cidade.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!