Conheça o cronograma do Fies 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado pelo governo federal para auxiliar aqueles que não conseguem arcar com o preço das mensalidades durante a graduação e deseja financiar o valor, integral ou parcial, do curso.

Comumente, a seleção é feita após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, por conta da pandemia de Covid-19, a prova foi adiada para janeiro. Entretanto, as inscrições do Fies estão mantidas para o primeiro mês do próximo ano. Se você está um pouco perdido, abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse programa, além de conferir o cronograma do Fies 2021:

Cronograma do Fies 2021

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as inscrições do Fies 2021 ocorrerão entre os dias 26 e 29 de janeiro, já o resultado será publicado no dia 02 de fevereiro. Confira abaixo o calendário completo da seleção:

  • Publicação do edital oficial: 18/12/2020
  • Inscrições do Fies 2021: 26/01/2021 a 29/01/2021
  • Divulgação do resultado do Fies: 02/02/2021
  • Complementação da inscrição: 03/02/2021 a 05/02/2021
  • Convocação da lista de espera: 03/02/2021 a 18/03/2021

Devido a seleção ser realizada antes da divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC anunciou que realizará duas seleções, sendo a primeira com uso das notas das edições entre 2010 e 2019, já a segunda com o uso do Enem 2020.

“Para atender a todos os estudantes que concluirão o ensino médio este ano, o Ministério da Educação prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu, ou seja, após a divulgação do resultado do Enem. Para essas seleções serão exigidas as notas do Enem de 2020, a ser realizado em janeiro de 2021. No caso do Fies, poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010”, explicou o MEC em nota.

Atenção: o calendário desta publicação está relacionado à primeira edição do Fies 2021. Após a divulgação do cronograma da segunda edição, esta matéria será atualizada.

Quem pode participar do Fies 2021?

Segundo o edital mais recente, podem participar do programa aqueles que:

  • Candidatos que participaram do Enem, a partir de 2010 e tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.Como fazer a inscrição no Fies 2021?

A inscrição deve ser realizada no período especificado pelo MEC na Página do Participante. Veja qual é o passo a passo para fazer o seu cadastro:

  • Acesse a plataforma online do Fies: http://fiesselecao.mec.gov.br
  • Faça login no cadastro único do governo, o Gov.Br;
  • Após isso você será reencaminhado para o sistema de seleção do Fies;
  • Informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os dados solicitados;
  • Ao finalizar a pesquisa, o candidato terá como resultado as possibilidades de curso, turno, instituição de ensino e local de oferta e, ao selecionar um deles, escolherá sua primeira opção e constituirá o grupo de preferência de subárea de conhecimento, […] no qual constará(ão) o(s) curso(s) pretendido(s) para inscrição;
  • Após escolher a sua primeira opção do grupo de preferência, o candidato ainda poderá indicar em ordem de prioridade até três opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino dentre as opções disponíveis.

Após fazer a escolha, o candidato ainda pode alterá-la durante os dias de inscrição.

Como funciona a lista de espera do Fies?

Diferente de outros processos seletivos, os candidatos que não são selecionados na primeira chamada estão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies.

Na primeira edição de 2021, o resultado da lista de espera será divulgado a partir do dia 03 de fevereiro.

Não quero um financiamento. O que eu faço?

Se você não se encaixa nos pré-requisitos do Fies ou não quer fazer um financiamento para arcar com os seus estudos, é possível começar a estudar em 2021 por um preço acessível!

Diversas faculdades que participam do Fies, também possuem programas próprios para oferecer mensalidades com valores mais praticáveis e, além de tudo, são instituições bem avaliadas e autorizadas pelo Ministério da Educação.

Para te ajudar, veja abaixo uma lista com faculdades de ótima qualidade e que vagas com preços acessíveis (e sem qualquer burocracia):

Você pretende se inscrever no Fies? Qual é a sua maior dúvida sobre esse programa de financiamento estudantil? Conte nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!