Conheça o cronograma com todas as datas do Sisu 2021

Se preparando para tentar uma vaga em uma universidade com a sua nota do Enem 2020? Confira o cronograma do Sisu 2021 do 1º semestre e atente-se às datas 

Conseguir uma vaga em uma universidade pública através do Sisu é o sonho de muitas pessoas. E após algumas alterações decorrentes da pandemia do coronavírus, é preciso se atentar ao cronograma oficial do Sisu 2021. 

No Brasil, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal opção de milhões de estudantes para tentarem conquistar o acesso ao ensino superior. Para conseguir se inscrever no Sisu, fique de olho no calendário e programe lembretes para não perder nenhuma data importante.

No entanto, este é um ano atípico por conta da pandemia da Covid-19, e houveram muitas alterações no cronograma do Sisu 2021, do Enem e de outros programas nacionais de educação. 

Portanto, confira abaixo as datas que já foram divulgadas e atente-se!

Quando começarão as inscrições para o Sisu 2021?

Anualmente, o cronograma do Sisu é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), e o programa de seleção comumente se dá logo após a divulgação dos resultados do Enem. 

No entanto, o Enem 2020 teve suas datas de realização adiadas devido à pandemia do coronavírus. Agora, a prova impressa do Enem 2020 acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e o Enem Digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já os resultados, de acordo com o Inep, serão divulgados no dia 29 de março. 

Nos dias subsequentes, será o início das inscrições para o Sisu 2021 do 1º semestre.

E o cronograma do Sisu 2021?

É certo que a primeira edição do Sisu deste ano acontecerá em abril, logo após a divulgação dos resultados do Enem, como foi confirmado pelo MEC em dezembro de 2020.

Porém, o edital com o cronograma do Sisu 2021.1 completo e detalhado com as datas de abertura das inscrições, prazos e divulgação dos resultados ainda não foi divulgado. 

O cronograma do Sisu 2021.1 deve ser divulgado pelo MEC até o mês de março. Até lá, ficamos na expectativa. Já sobre a segunda edição do Sisu 2021, ainda não há nada confirmado.

Não fique de fora e acompanhe o Guia da Carreira para manter-se atualizado em relação às datas, atualizações e mudanças na dinâmica do programa de seleção.

Cronograma do Prouni 2021 e Fies 2021: inscrições começam em janeiro

Mesmo com o adiamento do Enem e do Sisu 2021, as inscrições para o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que disponibiliza bolsas de estudo, e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que viabiliza o crédito estudantil, em 2021 estão confirmadas para acontecer já em janeiro. 

O MEC já divulgou as datas para os programas de seleção, que vão utilizar as notas do Enem 2019 na inscrição das edições do primeiro semestre de 2021. 

Os programas de educação, que levarão em conta as notas do Enem 2019, exigem alguns pré-requisitos em comum, como possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, e a exigência de, ao menos, 450 pontos no último Enem, assim como também não ter zerado a redação.

Já os critérios socioeconômicos para participar dos programas incluem limites de renda familiar mensal, e exige que o candidato tenha estudado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Confira os cronogramas completos:

Prouni 2021

  • Começo das inscrições: 12 de janeiro
  • Término das inscrições: 15 de janeiro
  • Divulgação do resultado da 1ª chamada: 19 de janeiro
  • Divulgação da lista da 2ª chamada: 1 de fevereiro

Fies 2021

  • Começo das inscrições: 26 de janeiro
  • Término das inscrições: 29 de janeiro
  • Divulgação do resultado: 2 de fevereiro de 2021
  • Complementação da inscrição (para os candidatos selecionados): 3 a 5 de fevereiro
  • Convocação de lista de espera: 3 de fevereiro até 18 de março

Consigo usar minha nota do Enem para entrar em uma faculdade particular?

Sim, várias faculdades particulares aceitam a nota do Enem como critério de seleção. Assim, você aproveita seu resultado do Enem e não precisa realizar uma outra prova de vestibular.

Se você optar pelo ingresso direto, é possível adentrar em instituições particulares de ensino superior com ótimas avaliações e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Confira essa lista de faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC que oferecem descontos personalizados, financiamento estudantil sem burocracias e oferta de bolsas de até 100%:

Estas instituições privadas também aceitam estudantes através de programas como o Prouni e o Fies, além da possibilidade de ingresso direto na instituição com a sua nota do Enem.

Portanto, segure a ansiedade e dê o seu melhor nos estudos!  Afinal, existem muitas alternativas para conquistar a sua tão esperada vaga no ensino superior.

Veja também: Saiba quais são todas as notas de corte do Sisu 2021

E você: está conseguindo controlar a ansiedade para o Sisu 2021? Conte para a gente como está sendo a sua preparação!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!