dcsimg

Saiba agora as datas do Sisu 2019

Quer estudar em uma universidade pública em 2019? Então fique por dentro do calendário do Sisu para não perder prazos importantes!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação. É por meio do Sisu que as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas em seus cursos de graduação.

Se você fez o Enem 2018 e pretende iniciar os estudos em uma universidade pública em 2019, deve ficar de olho nas principais datas do Sisu. Confira abaixo as etapas desse processo seletivo gratuito e não perca nenhum prazo!

Datas Sisu 2019: período de inscrições

A inscrição é a primeira etapa do Sisu e acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019.

Para poder se inscrever, você deve ter:

  • Participado do Enem em 2018.
  • Obtido uma nota maior que zero na prova de Redação.
  • Se inscrito no Enem como participante regular. Treineiros do Enem 2018 não podem participar do Sisu 2019.

Está dentro desse perfil? Então acesse o site sisu.mec.gov.br entre 22 e 25/01/2019.

Use o seu número de inscrição e senha do Enem para conseguir acessar o sistema e se inscrever na sua primeira e segunda opção de curso.

Está na dúvida entre as graduações escolhidas? É possível alterar sua decisão durante o período de inscrições

Datas Sisu 2019: resultado da chamada regular

A segunda etapa é a divulgação do resultado da chamada regular, que acontece no dia 28 de janeiro de 2019.

Acesse o site do Sisu neste dia para descobrir se você foi aprovado em um dos cursos escolhidos.

Foi aprovado? Parabéns! Agora é hora de visitar o site da universidade onde vai estudar para conferir as orientações para efetuar a matrícula.

Isso é importantíssimo para você não perder o prazo nem esquecer nenhum documento. Se não verificar essas informações com certeza vai perder a vaga que lutou para conquistar!

Não foi aprovado? Calma! Ainda há esperança se você participar da lista de espera.

Datas Sisu 2019: lista de espera

A terceira etapa do Sisu acontece entre 28 de janeiro e 04 de fevereiro de 2019. Nesse período, os candidatos não classificados devem manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Se você não foi aprovado em nenhuma opção da chamada regular, participe da lista de espera. Fazendo isso, você ainda tem chances de conseguir uma vaga em uma universidade pública.

O Ministério da Educação envia essa listagem para as universidades, que realizam diversas convocações para preencher as vagas restantes da chamada regular.

Datas Sisu 2019: matrícula da chamada regular

As universidade públicas participantes do Sisu realizam a matrícula da chamada regular entre os dias 30 de janeiro a 04 de fevereiro.

Se você foi aprovado de cara, fique atento: confira o site da faculdade antes de 30 de janeiro para saber em qual dia, horário e local deve comparecer, assim como quais documentos levar.

As universidades são super organizadas. Elas não permitem realizar a matrícula em um dia diferente daquele que consta em seu processo de convocação da lista de espera.

Datas Sisu 2019: chamada dos candidatos da lista de espera

Após a realização das matrículas da chamada regular, as universidades participantes do Sisu verificam quantas vagas restaram e convocam os alunos da lista de espera.

Esse processo começa no dia 07 de fevereiro de 2019 e dura entre 1 e 2  meses.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, realiza cerca de 6 a 8 chamadas por semestre. Esse processo dura cerca de 2 meses e permite que diversos alunos da lista de espera do Sisu consigam uma vaga em uma das graduações.

Mas atenção: você deve acompanhar as chamadas diretamente no site da faculdade porque a convocação da lista de espera não é realizada pelo Sisu.

Se você não sabe qual é o site certo, busque por “Sisu + sigla da universidade”:

  • Sisu UFRJ
  • Sisu UFSC
  • Sisu UFAM

Fazendo essa busca no Google, você encontrará o site certo rapidamente.

Outras alternativas de ingresso ao ensino superior

Se você não conseguir uma vaga pelo Sisu, não se desanime! Existe outros meios de começar a faculdade ainda em 2019.

Caso tenha uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, você pode concorrer a uma bolsa do ProUni e a um financiamento a juros baixos pelo FIES.

Além disso, é possível usar a sua nota do Enem como ingresso direto em uma boa faculdade particular sem fazer uma nova prova. Para isso, é necessário ter obtido pelo menos 300 pontos na prova de Redação e 300 pontos na média das provas objetivas.

E outra boa notícia: dependendo da sua nota no Enem, é possível receber até 100% de desconto nas mensalidades durante todo o curso — quanto maior a pontuação, maior o desconto!

Para ajudar na sua decisão, listamos abaixo algumas boas faculdades privadas. Estas instituições participam do ProUni e do FIES, permitindo ingresso direto pelo Enem, além de que também permitem financiar a graduação usando crédito universitário privado e oferecerem descontos nas mensalidades:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Descubra qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura

Agora que você está completamente informado sobre todas as datas do Sisu 2019, estamos curiosos para saber qual curso você irá fazer? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin