dcsimg

Confira todas as informações necessárias do Encceja 2018

Tudo o que você precisa saber sobre o Encceja 2018: datas das provas, divulgação do gabarito, como ver o resultado e muito mais!

O Encceja 2018 é uma grande oportunidade para quem não concluiu seus estudos na idade certa e quer recuperar o tempo perdido. O exame, que é gratuito, permite obter o certificado do ensino fundamental ou médio mesmo sem ter tido educação formal.

E para não perder essa chance de dar continuidade aos estudos e conseguir uma vida melhor, é importante estar a par de todas as informações importantes para se inscrever, fazer as provas, verificar seu resultado e obter o certificado.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o Encceja 2018 para que você não tenha nenhuma dúvida. Confira!

Encceja 2018: o que é, para que serve e quem pode participar

“Encceja” é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Destina-se aos jovens e adultos que não puderam terminar os estudos na idade certa para cada nível de ensino (fundamental e médio).

A elaboração, aplicação e correção das provas é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Mesmo quem nunca frequentou a escola pode participar do Encceja e obter um certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

A participação no exame é voluntária (não obrigatória) e totalmente gratuita, ou seja, não é cobrado nenhum tipo de taxa.

Idade mínima para participar

  • Certificação de conclusão do ensino fundamental: é preciso ter 15 anos completos na data da realização das provas.
  • Certificação de conclusão do ensino médio: é preciso ter 18 anos completos na data da realização das provas.

Vale mencionar que não é necessário ter concluído o ensino fundamental para fazer o exame para o ensino médio, desde que o participante tenha 18 anos.

Mesmo que o participante seja legalmente emancipado, é preciso cumprir esses requisitos mínimos de idade.

Inscrições

As inscrições para o Encceja Nacional 2018 ocorreram do dia 16 de abril até as 23h59 do dia 27 de abril de 2018. Os participantes puderam se candidatar exclusivamente pela internet, na página do Encceja 2018.

Provas

Os participantes do Encceja 2018 realizaram as seguintes provas, de acordo com a certificação desejada:

Ensino fundamental

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação.
  • Prova IV: História e Geografia

Ensino médio

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias.
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As provas foram aplicadas no dia 5 de agosto. A aplicação ocorreu em dois turnos: matutino (das 8 às 13h) e vespertino (das 14h30 às 20h30).

Nota mínima

É preciso fazer no mínimo 100 pontos em cada prova e tirar ao menos 5 na redação para obter o certificado.

Candidatos que não compareceram às provas

Quem se inscreveu no Encceja 2018 mas faltou às provas precisará justificar sua ausência para realizar o exame em 2019.

Essa justificativa será feita no próprio sistema de inscrição (em 2019) com o envio de atestado médico, certidão pública ou boletim de ocorrência. Declarações emitidas pelo participante ou seus responsáveis não serão aceitas.

Caso não tenha nenhum documento para justificar sua ausência em 2018, o participante terá que pagar uma taxa cujo valor será divulgado pelo INEP em 2019.

Declaração parcial de proficiência

Para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio, é necessário alcançar uma pontuação mínima em todas as provas do Encceja.

Porém, se o participante conseguir a nota mínima apenas em uma ou em até três provas do Exame, terá direito à declaração parcial de proficiência. Esse documento permite fazer na próxima edição do Encceja apenas as provas para os quais não se obteve a nota mínima.

Vejamos um exemplo: Paulo fez a edição do Encceja 2017 para o ensino médio, mas só conseguiu a pontuação mínima nas provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Dessa forma, ele obteve a certificação parcial de proficiência para essas duas áreas e só precisará fazer as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação em 2018.

Gabarito do Encceja 2018

O gabarito oficial foi divulgado pelo INEP no dia 17 de agosto. Clique aqui para acessá-lo.

Quando os resultados serão divulgados?

De acordo com o INEP, os resultados individuais serão divulgados em novembro. Para consultá-los, você deverá acessar a página do participante, digitar seu CPF e a senha que foi cadastrada no processo de inscrição.

Caso não se lembre da senha, sem problemas: basta clicar na opção “esqueci minha senha”.

Como pedir o certificado do ensino fundamental ou médio

Muita gente se confunde nessa hora achando que, ao realizar as provas do Encceja e conseguir a pontuação mínima, receberá automaticamente o certificado do segmento de ensino escolhido.

Mas não é assim que funciona. É necessário solicitá-lo na instituição certificadora escolhida no ato da inscrição.

Você preencherá um requerimento de solicitação do certificado do Encceja e deverá entregar os seguintes documentos:

  • Identidade (original e cópia)
  • CPF
  • Boletim do participante (seu resultado individual que fica disponível na página do participante)

Ao fazer o requerimento, você poderá se informar sobre o prazo para a emissão do seu certificado. Lembre-se de guardar o protocolo.

Como usar o resultado do Encceja para entrar na faculdade

Depois de passar no Encceja e já com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos, você poderá dar o próximo passo rumo a um futuro melhor: entrar numa universidade. Mas não se esqueça de buscar uma instituição reconhecida pelo MEC, como as listadas abaixo:

Essas faculdades oferecem cursos presenciais e a distância (que facilitam a vida de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo).

Além disso, têm programas próprios de concessão de descontos nas mensalidades e trabalham com bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo, como ProUni e FIES.

Veja também:

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Como conseguir uma bolsa do ProUni

Depois de conferir todas as informações sobre o Encceja 2018, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer após conseguir seu certificado? Prefere um curso presencial ou a distância?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin