dcsimg

Encceja 2019: Saiba as datas e o que fazer com a nota

Confira todas as datas importantes do Encceja 2019, veja como fazer sua inscrição e descubra como usar o resultado do Encceja!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 está chegando! É preciso ficar atento às datas importantes para não perder a oportunidade de terminar os estudos.

Esse exame, realizado pelo Inep, é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

Veja as datas importantes do Encceja 2019, entenda como fazer sua inscrição e saiba mais sobre a prova!

Encceja 2019: datas importantes

Embora o edital do Encceja 2019 ainda não tenha sido publicado, as datas mais importantes do exame já foram divulgadas pelo Inep.

Cronograma oficial

Inscrições: de 20 a 31 de maio de 2019
Justificativa de ausência no Encceja 2018: de 20 a 31 de maio
Aplicação das provas: 25 de agosto

Como fazer a inscrição no Encceja 2019

As inscrições para o Encceja 2019 só podem ser feitas pela internet, no site do Encceja-Inep. A participação no exame é voluntário e gratuita (não há taxa de inscrição).

Justificativa de ausência

Quem se inscreveu no Encceja 2018 e não compareceu a todas as provas deverá justificar o motivo da falta antes de fazer a inscrição na edição de 2019. A justificativa deverá ser enviada pelo próprio sistema de inscrição do Encceja 2019.

Quem pode participar do Encceja

Existe uma idade mínima para fazer o Encceja, de acordo com a certificação desejada:

Ensino fundamental: 15 anos completos na data de realização das provas
Ensino médio: 18 anos completos na data de realização das provas

Estrutura do exame

O Encceja é composto por 4 provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, mais uma redação, tanto para obter a certificação do ensino fundamental quanto do médio.

Para o ensino fundamental, o exame inclui provas de:

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Já para o ensino médio, as provas aplicadas são:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Redação
  • Ciências Humanas e suas tecnologias

Pontuação mínima

Para ser certificado, o candidato precisa obter no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e nota igual ou maior que 5 na redação do Encceja 2019.

Declaração parcial de proficiência

Quem conseguir a pontuação mínima para certificação em uma ou mais provas, mas não em todas, poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência.

Por exemplo, um candidato que alcançar a nota mínima somente nas provas de Ciências da Natureza e Matemática no Encceja 2019 ensino médio poderá solicitar a certificação parcial para essas duas áreas.

Nesse caso, na próxima edição do exame o participante só precisará fazer as provas de Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que fazer com a nota do Encceja

Quem conseguir a certificação do ensino médio poderá usar o resultado do Encceja para entrar na faculdade!

E o jeito mais rápido de começar um curso superior é fazer o vestibular de uma instituição privada, pois as provas ocorrem o ano todo e inclusive podem ser agendadas.

Pensando nisso, pesquisamos para você quatro faculdades que oferecem cursos reconhecidos pelo MEC e ainda facilitam para deixar o preço da mensalidade mais em conta, com bolsas de estudos e descontos especiais:

Você também pode se interessar por:

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Depois de ficar por dentro do cronograma do Encceja 2019 e saber o que fazer com a nota, responda nos comentários: qual faculdade você quer cursar?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin