Encceja 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Muitos jovens e adultos não tiveram condições para concluírem o ensino fundamental ou médio, seja por necessidade de trabalhar, falta de acesso à educação básica, ou outros motivos. No entanto, isso não significa que estas pessoas não possam voltar a estudar e concluírem os seus estudos, e é pensando nestes casos, que o governo possui uma prova que permite certificar o nível de escolaridade para estes jovens ou adultos.  

O que é Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que avalia as competências e habilidades de pessoas, que por diversos motivos, não terminaram os seus estudos no ensino fundamental ou médio, na idade adequada. 

O Encceja é dividido em duas certificações, uma prova para o certificado de competência do Ensino Fundamental e outra para o Ensino médio. Após realizar a prova, o estudante recebe um certificado de conclusão do nível de escolaridade que optou por fazer, e a partir desse momento pode continuar seus estudos no nível de escolaridade acima seja o ensino médio ou superior, dependendo do nível da prova que tenha realizado.

 

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é uma prova única, aplicada em um único dia em dois turnos, começando de manhã e terminando à tarde. A prova é dividida em dois níveis de escolaridade, e para cada uma delas existem requisitos mínimos:

  • Para obter o diploma de Ensino Fundamental; é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova.
  • Para obter o diploma de Ensino Médio; é necessário ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova.

Vale a pena se atentar ao fato de que o governo federal não exige o diploma de ensino fundamental para os candidatos que irão realizar a prova de ensino médio, portanto todos aqueles com 18 anos ou mais, podem fazer a prova e obterem diretamente o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental. 

A prova é dividida em questões objetivas e uma redação, independente do diploma que se deseja obter. Na parte das questões objetivas, são 30 questões no total, que abordam cada área do conhecimento. Para que o candidato conquiste seu diploma a nota mínima é de 100 pontos, para isso é necessário acertar pelo menos 12 questões da prova. 

Prova do Ensino Fundamental

Para as questões objetivas da prova do ensino fundamental são cobrados os seguintes temas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • Educação Artística;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História; 
  • Geografia

Lembrando que os conteúdos abordados dentro de cada área do conhecimento são referentes ao conteúdo programático do ensino fundamental.

Prova do Ensino Médio

Para as questões objetivas da prova do ensino médio são cobrados os temas a seguir:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;

Todos os conteúdos abordados são referentes ao nível de escolaridade, portanto o conteúdo das questões será de acordo com o conteúdo programático do ensino médio.

Redação

A redação é cobrada em ambos as provas. O texto dever ser no formato dissertativo-argumentativo, ou seja, expor um ponto de vista (opinião) sobre um tema. A prova do Encceja irá fornecer um tema específico, no qual os candidatos irão ter que expor ideias e argumentos que sejam convincentes a quem lê a sua redação.

Dicas para acertar na redação:

A redação deve ser dividida, no mínimo, em 3 parágrafos:

  1. Introdução (apresente o tema e seu ponto de vista sobre ele)
  2. Desenvolvimento (exponha suas ideias e aponte os possíveis problemas)
  3. Conclusão (apresente sua ideia para solucionar o problema) 

Cuidado para não fugir do tema:

  • Grife as palavras que aparecem na descrição do tema da redação;
  • Concentre-se em discutir o assunto proposto;
  • Não se afaste do tema durante o desenvolvimento ou conclusão.

Respeite a norma padrão da língua 

Além de avaliar a sua capacidade de escrita, os avaliadores irão analisar o conhecimento da língua portuguesa. Portanto é necessário evitar ao máximo erros gramaticais, assim como acentuação e pontuação.

Outras dicas importantes:

  • Escreva pelo menos 5 linhas (menos linhas que isso os avaliadores irão dar zero);
  • Apresente uma proposta de solução para o tema da redação;
  • Faça um rascunho do seu texto antes de escrever diretamente no caderno oficial.
  • Veja mais: Saiba tudo sobre a redação da prova do Encceja 

Quem pode fazer o Encceja?

Todos os jovens e adultos que não possuem o diploma do ensino fundamental ou médio. Para aqueles que não concluíram o ensino fundamental, é necessário ter 15 anos ou mais. Enquanto, para os adultos que não terminaram o ensino médio é necessário ter 18 anos ou mais. 

Caso se enquadre em algum desses requisitos, você pode se inscrever na prova do Encceja e conquistar um diploma para comprovar seu nível de escolaridade e avançar nos estudos ou na carreira.

Inscrições

Se esse for o seu caso, você deve estar se perguntando; como e onde você se inscrever para a prova do Encceja. A boa notícia é que as inscrições são gratuitas, e não é necessário pagar nenhuma taxa ou entrar com pedidos de isenção de pagamento. O processo de inscrição é simples e feito via internet.

Para se inscrever siga os passos:

  1. Acesse o site do Encceja;
  2. Preencha os campos obrigatórios com os seus dados pessoais;
  3. Informe se precisará de atendimento personalizado ou não;
  4. Selecione o tipo de prova que irá fazer (Ensino Fundamental ou Médio);
  5. Escolha a cidade e instituição de ensino em que deseja realizar a prova;
  6. Responda o questionário socioeconômico;
  7. Informe seu e-mail e número de telefone válidos;
  8. Crie uma senha para acessar as suas informações.

Ao finalizar sua inscrição, em alguns dias um cartão de confirmação da sua inscrição será emitido e nele você pode confirmar as informações de quando e onde realizará a prova.

Quando será o Encceja 2022?

Por ser um exame nacional, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável por organizar e aplicar a prova em todo o Brasil. Na última edição a prova ocorreu em todos os estados brasileiros.

Para o ano de 2022, a data de aplicação da prova será em 28 de agosto de 2022. Porém, o edital com a data do início das inscrições para a prova deste ano ainda não foi divulgado. A previsão atual é que as inscrições sejam abertas próximo ao período entre 20 e 31 de maio de 2022.

Assim como a data das inscrições, o edital fornece outras informações como, requisitos para fazer a prova, nota mínima para ser aprovado, além das datas da divulgação do resultado e gabarito. Para se informar melhor, o candidato pode baixar o edital do ano passado, para conhecer os requisitos da prova.

Depois do Encceja

Após ser aprovado na prova do Encceja e conquistar o seu diploma de ensino médio, existem muitas oportunidades de cursos de ensino superior que você pode fazer. O Guia da Carreira separou uma lista com excelentes faculdades, reconhecidas pelo MEC, onde você pode escolher um curso e continuar seus estudos para além do ensino médio. Confira algumas universidades:

Preparado para conquistar seu diploma? Conte nos comentários se esse post te ajudou!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin