dcsimg

Saiba o que é o Encceja agora mesmo!

Confira aqui todas as informações sobre o Encceja: o que é, para que serve, como se inscrever e muito mais!

Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, realizado pelo Inep, órgão ligado ao MEC que também é responsável pelo Enem.

Esse exame oferece a oportunidade de conseguir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio para quem não terminou seus estudos na idade certa e até mesmo para aqueles que nunca frequentaram a escola regular.

Continue lendo para saber tudo sobre o Encceja: como funciona, quem pode participar, como se inscrever, o que é cobrado nas provas, onde obter materiais de estudo gratuitos e muito mais!

O que é o Encceja

É um exame aplicado pelo Inep que avalia competências, habilidades e saberes adquiridos em ambientes escolares e extraescolares por jovens e adultos para certificação dos ensinos fundamental e médio. Como assim?

Suponhamos que uma pessoa só tenha feito até o primeiro ano do ensino médio e precisou abandonar os estudos para trabalhar aos 16 anos.

Aos 21, esse jovem percebe que precisa voltar ao estudos para fazer uma faculdade e conseguir melhores oportunidades de carreira.

A pessoa em questão pode estudar por conta própria, fazer o Encceja e, assim, conseguir o certificado do ensino médio, em vez de ter que frequentar de novo a sala de aula.

Sequer é preciso conseguir primeiro a certificação do ensino fundamental para tentar a do ensino médio.

Até mesmo alguém que nunca frequentou a escola regularmente, por qualquer motivo, pode fazer o Encceja para dar seguimento aos estudos, desde que tenha a idade mínima exigida para cada tipo de certificação (explicaremos a seguir).

Quem pode participar do Encceja

Confira os requisitos de idade mínima para cada certificação do Encceja:

Ensino fundamental: é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do Encceja.

Ensino médio: mínimo de 18 anos completos na data de realização do Exame.

Como fazer a inscrição

A participação no Encceja é voluntária (ninguém é obrigado a fazer) e gratuita (não há taxa de inscrição).

O Exame é realizado um vez a cada ano e as inscrições são feitas pela internet, no site do Encceja/Inep.

Por meio do site, o participante também pode ter acesso posteriormente ao seu cartão de confirmação de inscrição e consultar o resultado das provas.

Provas

Veja quais são as provas exigidas para cada certificação.

Ensino fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação
  • História e Geografia

Ensino médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nos dois casos, cada prova contém 30 questões de múltipla escolha. Também é preciso fazer uma redação.

Nota mínima

Para conseguir a certificação, é preciso obter no mínimo 100 pontos em cada prova e ter nota igual ou maior que 5 na redação.

Declaração parcial de proficiência

O candidato que atingir a nota mínima em uma das quatro ou em mais de uma, mas não em todas as provas do Encceja, pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Parece complicado? Vamos explicar com um exemplo:

O candidato tentou a certificação do ensino médio, mas só conseguiu a pontuação mínima nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ele pode solicitar a declaração parcial de proficiência para cada uma dessas áreas e, na próxima edição do Encceja, só terá que fazer as provas de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação.

Certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja

Saber como solicitar o certificado do ensino médio depois de conseguir a nota mínima nas provas do Encceja é um ponto muito importante.

Muita gente se enrola achando que é só obter a pontuação necessária que o certificado vai ser emitido automaticamente. Não é assim!

O Inep não é responsável por emitir os certificados; apenas elabora, aplica e corrige as provas do Encceja.

Por isso, ao fazer a inscrição é preciso escolher uma instituição certificadora. No caso do ensino médio, a expedição fica a cargo das secretarias estaduais de educação.

Após a divulgação do resultado do Encceja, o participante que obteve a pontuação mínima em todas as provas precisa entrar em contato com a instituição certificadora que indicou no ato da inscrição, apresentar os documentos exigidos e solicitar seu certificado.

Como usar a nota do Encceja para entrar na faculdade

Depois de passar em todas as provas do Encceja e tirar seu certificado do ensino médio, é hora de dar mais um passo importante: entrar na faculdade.

Hoje existem muitas opções para fazer sua graduação — incluindo os cursos a distância, que facilitam a vida de quem precisa conciliar trabalho e estudo.

Onde estudar

Somente depois de concluir o ensino médio você poderá fazer um curso superior, para aumentar suas chances de conseguir um bom emprego e melhorar seu padrão de vida.

Com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos, é hora de escolher uma instituição de ensino para dar seguimento aos estudos.

Veja uma pequena lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem diversos cursos presenciais e a distância.

São instituições com unidades e polos de ensino em diferentes regiões do País e que oferecem programas de bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios.

Veja também:

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Agora que você já sabe o que é o Encceja e como participar para dar seguimento aos seus estudos, conte para a gente nos comentários: que faculdade você pretende fazer depois de conseguir seu certificado do ensino médio?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin