dcsimg

Conheça a data e local da prova do Encceja 2020

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ser a chave para mudanças muito importante e positivas na vida de milhões de jovens e adultos brasileiros.

Em 2019, o Encceja teve quase 3 milhões de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.

A quantidade de candidatos no ano passado mostrou um crescimento de 75% do total de inscritos para a prova em 2018, número que mostra como as pessoas estão percebendo a importância que esse exame tem na formação.

Se você está lendo esse texto, já sabe disso e está se preparando da melhor maneira para ir bem na prova do Encceja e conseguir os seus certificados. Os primeiros passos são esses: ficar sabendo quando vai ser a prova e onde ela será feita.

Quando será a prova do Encceja 2020?

No primeiro semestre do ano, o Inep costuma divulgar o edital do Encceja. O documento traz muitas informações importantes que os estudantes precisam saber para realizar a prova, desde a abertura das inscrições até a data da prova.

No entanto, o edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado e a data da prova ainda não está confirmada pelo MEC. Assim que o documento for publicado, os estudantes terão acesso a essa e outras informações fundamentais.

No início do mês de maio de 2019, o Inep divulgou o edital confirmando que o exame seria aplicada no dia 25 de agosto, data que pode ser usada como referência para aproximar o dia da prova do Encceja 2020.

Apesar de mudar a cada ano, o Encceja costuma acontecer nos primeiros meses do segundo semestre, em um domingo, dividido entre os períodos da manhã e da tarde. Então, os jovens e adultos devem permanecer atentos para a divulgação das datas!

Quando sai o local da prova do Encceja 2020?

O local de prova do Encceja é divulgado mais tarde pelo Inep, apenas algumas semanas antes da realização da prova. A data não é confirmada no edital.

Em 2019, o Inep confirmou a data em que os locais onde os estudantes fariam a prova estariam disponíveis para consulta só no início de agosto, mês da aplicação da prova. Em suas redes sociais, o instituto confirmou que os candidatos saberiam onde iriam realizar a prova no dia 12 de agosto, apenas 13 dias antes da prova.

Por isso, para saber o local de prova do Encceja 2020 é preciso que os estudantes tenham paciência e segurem a ansiedade, pois essa informação só deve ser divulgada com o exame se aproximando.

Como saber o local de prova do Encceja 2020?

Depois de divulgados os locais de prova onde cada candidato irá realizar o Encceja 2020, os estudantes devem acessar a Página do Participante no portal do Inep e verificar o cartão de confirmação, que trará a informação.

O cartão também trará outras informações importantes, como número de inscrição e nome completo. Fazer a consulta é simples e rápido, basta seguir esse passo a passo:

  • Primeiro, abra a Página do Participante do site do Encceja;
  • Para fazer o login na Página do Participante, é preciso preencher apenas duas informações:
  1. O número do seu CPF;
  2. A senha cadastrada no momento em que realizou sua inscrição.
  • Então, responda ao desafio obrigatório com a imagem solicitada;
  • Depois, basta clicar em “Enviar” e aguardar para ser direcionado à página.

Pronto! Agora você sabe como checar o cartão de confirmação e, quando estiver disponível, saber o seu local de prova do Encceja 2020.

Caso você tenha esquecido a sua senha, o processo para cadastrar uma nova também é simples. Digite seu CPF e clique no botão “Esqueci minha senha”, na parte de baixo da caixa de login. Assim, você será direcionado para uma página e deve seguir as instruções para criar um novo código.

Outras datas importantes do calendário do Encceja 2020

Como o edital ainda não foi divulgado, não há datas confirmadas para o Encceja 2020. No entanto, quem pretende fazer a prova pode usar como base o calendário do Encceja 2019 para ter uma ideia aproximada de datas importantes.

Confira as datas importantes do ano passado que todo o candidato que vai fazer o Encceja 2020 deve ficar atento:

  • Publicação do Edital do Encceja 2019: 08/05/2019
  • Inscrições do Encceja 2019: de 20/05/2019 até 31/05/2019
  • Justificativa de Ausência: junto às datas de inscrição
  • Solicitação de Atendimento Especializado: junto às datas de inscrição
  • Resultado da solicitação de Atendimento Especializado: 07/06/2019
  • Solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 03/06/2019 até 07/06/2019
  • Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social: 14/07/2019
  • Divulgação do Gabarito do Encceja 2019: 03/09/2019
  • Resultado do Encceja 2019: 06/12/2019

Não se esqueça! As datas acima são referentes ao Encceja 2019, uma vez que o calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep. Fique de olho no Guia da Carreira para ficar por dentro de novidades sobre a prova deste ano.

Como entrar na faculdade com a nota do Encceja?

Quando conseguir o certificado do Encceja do ensino médio, você poderá alcançar objetivos maiores, como se candidatar a empregos que exigem essa formação e, principalmente, fazer uma faculdade.

Ao receber o certificado do Encceja, o estudante já está apto e pode prestar vestibulares e se matricular em cursos de graduação. Depois de escolher o curso, é preciso escolher a universidade. Essas abaixo são algumas, reconhecidas pelo MEC.

Além de serem cadastradas pelo MEC, elas possuem boa avaliação para o mercado de trabalho e oferecem bolsas de estudo para os estudantes.

Veja também: Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

Está ansioso para a prova? Conte para a gente nos comentários abaixo o que você pretende fazer com a nota do Encceja 2020!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin