dcsimg

Encceja 2020: Veja todas as informações e o que fazer depois

Se você vai prestar o Encceja 2020, fique tranquilo(a). Neste artigo, você encontra tudo o que você precisa saber sobre o exame e o que fazer depois da prova. Confira!

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a prova que confere o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio aos jovens e adultos que não concluíram os estudos no idade adequada.

A prova acontece uma vez por ano e é totalmente gratuita. Ela é composta por dois níveis de exame: o de nível fundamental e o de nível médio. O certificado de conclusão do Encceja vale o mesmo que o certificado normal.

Quem pode prestar o Encceja?

O Encceja é aberto a todas as pessoas que não terminaram os estudos ou que nunca ingressaram em uma escola. O único requisito é a idade mínima para prestar cada prova. O Encceja nível fundamental é destinado a pessoa de, no mínimo, 15 anos. Para fazer o Encceja nível médio, é preciso ter, no mínimo, 18 anos.

Quando será o Encceja 2020?

O edital e calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que organiza a prova. Em 2019, as inscrições ocorreram em maio e a prova, em agosto.

Em entrevista à Revista Quero, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, confirmou a realização do Encceja em 2020, mas afirmou que prova não será aplicada em agosto, devido à pandemia do novo coronavírus.

A inscrição no Encceja é feita na página do participante do Encceja e é preciso ter seus dados pessoais em mãos. Todas as informações, como local de prova e resultados, serão divulgadas na mesma página.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, de cada área do conhecimento e uma redação dissertativa-argumentativa. Todas as provas são aplicadas em um único dia (domingo) nos períodos da manhã e tarde.

Veja quais são os conteúdos cobrados em cada prova do Encceja:

Prova de nível fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Prova de nível médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática);
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Como se preparar para o Encceja 2020?

Para que os candidatos possam estudar para o exame, o Inep disponibiliza em seu site apostilas gratuitas de todas as disciplinas cobradas no Encceja. É importante também que o candidato faça as provas antigas, que podem ser baixadas no site do Inep, e outros simulados on-line disponíveis na internet.

No quesito redação, os professores recomendam que o candidato entenda o que é o estilo de texto dissertativo-argumentativo e treinem escrevendo os temas de redação das provas do Encceja dos anos anteriores.

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

A nota mínima para passar no Encceja é de 100 pontos em cada prova objetiva e de 5 pontos na redação. Não é possível estimar o número de acertos necessários para ser aprovado, pois a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por esse método, a nota final do candidato é calculada com base na coerência de suas respostas nas questões de níveis fácil, médio e difícil, e não no número de acertos que ele obteve.

Caso seja aprovado, o candidato pode buscar seu diploma na unidade certificadora escolhida na hora da inscrição. Em caso de reprovação, é possível refazer a prova gratuitamente no ano seguinte. Se o candidato reprovou apenas em algumas disciplinas, ele precisa fazer só as provas pendentes.

O que fazer depois do Encceja?

Com o diploma do ensino médio em mãos, é possível ingressar no ensino superior, garantindo sua profissão e colocação no mercado de trabalho no futuro próximo. Atualmente, a maior porta de entrada na graduação é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pelo Enem, você pode entrar em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Você ainda pode ingressar em instituições privadas com bolsas de estudos e descontos direto com as faculdade. Algumas faculdade oferecem ótimas condições de ingresso independe da nota do Enem e sem burocracia. Confira abaixo algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos nas mensalidades:

Leia também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

E você, já está estudando para o Encceja 2020? Nos conte nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin