Quando e como se inscrever no Encceja 2022

Confira o passo a passo para se inscrever no Encceja 2022 e conquistar seu diploma do ensino fundamental ou médio

Você já ouviu falar do Encceja 2022? O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma alternativa disponibilizada pelo Governo Federal à jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, mas desejam conquistar o diploma do ensino médio ou do ensino fundamental.

As provas para a certificação são aplicadas em dois turnos no mesmo dia, de manhã e à tarde e a participação é voluntária.

Quer saber quando e como se inscrever no Encceja 2022? Continue lendo este artigo e aproveite para descobrir o que fazer com o seu certificado.

Qual o período de inscrição do Encceja 2022?

Devido ao atraso no calendário em decorrência da pandemia da covid-19, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – ainda não divulgou a data oficial das inscrições para o Encceja 2022. A previsão é que o período esteja aberto entre os dias 20 e 31 de maio de 2022.

Para não perder nenhuma mudança no calendário, e se informar com exatidão o participante deve ficar de olho na página no portal do Encceja. Lá poderá acessar todas as informações e consultar o Edital do exame assim que forem publicados.

Como se inscrever no Encceja 2022?

Se inscrever no Encceja é bem simples e todo o processo leva apenas alguns minutos.

  1. Para começar, acesse o portal do Encceja e vá até a página de inscrição;
  2. Nela você irá digitar seus dados pessoais e após confirmar precisará informar se precisará de atendimento especializado.
  3. Depois será preciso escolher qual certificação deseja obter (ensino médio ou ensino fundamental), a cidade que deseja realizar a prova e a instituição que emitirá seu certificado;
  4. Em seguida, será preciso responder o questionário socioeconômico, informar e-mail e número de telefone válidos para contato e criar uma senha.

Ao finalizar o processo de inscrição, é só aguardar a data de liberação do cartão de confirmação para descobrir em qual escola você realizará a prova.

Quando e como se inscrever no Encceja 2022 - Guia da Carreira

Precisa pagar para fazer o Encceja 2022?

Não! A prova do Encceja é totalmente gratuita e está disponível a todos os alunos que se enquadrem na faixa etária requerida pelo exame. Portanto, não é preciso se preocupar em pagar taxas ou dar entrada em pedidos de isenção de pagamento.

Quem pode se inscrever no Encceja 2022?

Como falamos anteriormente, o Encceja 2022 é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos do ensino fundamental ou médio na idade considerada apropriada, portanto para participar da prova e obter o certificado é necessário cumprir os requisitos a seguir:

  • Para emitir o certificado do ensino fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Para emitir o certificado do ensino médio: Ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova;
  • Em ambos os casos: Não obter certificado de conclusão para fundamental e médio;7

Caso você cumpra com esses requisitos, poderá realizar a prova a fim de conquistar o tão sonhado diploma e encarar desafios em sua carreira acadêmica e profissional.

Como estudar para o Encceja 2022?

Com a inscrição feita o próximo passo é estudar bastante para não ser pego de surpresa. Para te ajudar a se preparar, o Inep disponibiliza em seu site diversos materiais de estudos que podem te auxiliar na jornada rumo à aprovação no exame. Veja a seguir as disciplinas que cairão no Encceja 2022:

Prova do ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • História e Geografia.

Provas do ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologia.

Seja para conquistar o certificado do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, além das questões objetivas é necessário realizar uma redação. Além disso, a aplicação das provas ocorre em um único dia com 120 questões objetivas – 30 questões para cada eixo de conhecimento – e uma redação.

Para conferir com detalhes os temas de cada disciplina, você pode consultar as Apostilas para estudantes e professores e as Provas anteriores ao clicar no Menu “Orientações ao Participante” no Portal do Encceja 2022.

Quais os critérios para ser aprovado no Encceja 2022?

Para ser aprovado no Encceja 2022, além de comparecer à aplicação de todas as provas, é preciso acertar ao menos 100 questões, somando as provas objetivas e a redação.

Apesar de ser uma prova longa, o Encceja não é uma prova difícil. Assim como o Enem, o primeiro critério de classificação é não desistir, portanto faça a prova até o final com bastante calma e atenção.

O que fazer caso não seja aprovado no Encceja 2022?

Quem não atingir o percentual esperado de acertos na prova, não precisa se desesperar. Além do Certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, o Encceja fornece a Declaração parcial de proficiência, que é destinada aos alunos que foram aprovados em até três eixos de provas objetivas. Assim, no ano seguinte só é necessário repetir as provas nas quais obteve uma pontuação baixa. 

Onde posso estudar com meu certificado do Encceja 2022?

Com o Certificado de Conclusão em mãos, um mundo de oportunidades se abre para você. Para quem adquire o certificado do ensino fundamental, além da possibilidade de iniciar o ensino médio, fica muito mais fácil se inscrever para alguns concursos de nível fundamental.

Já para quem conseguiu o certificado do ensino médio, aumentam as chances de conseguir um bom emprego, prestar concursos públicos de nível médio e até mesmo entrar em ótimas faculdades.

Com o certificado de ensino médio, você pode se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e utilizar sua nota para tentar entrar em universidades públicas ou concorrer a bolsas de estudos e descontos em universidades particulares.

Para te ajudar a escolher onde fazer faculdade, o Guia da Carreira preparou uma lista com algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode se matricular após conseguir seu certificado do ensino médio no Encceja 2022. Confira:

Leia também: Saiba como concluir o Ensino Médio por meio do Encceja

E então, preparado para conquistar seu certificado? Conte aqui nos comentários se este post te ajudou e qual certificado você deseja conquistar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!