dcsimg

Descubra como fazer a inscrição do Encceja

Conheça o Encceja

O Ministério da Educação (MEC) é vinculado a uma autarquia federal, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que desde 2002 elabora e aplica o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Se você não completou o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, a sua aprovação no Encceja, que é aplicado em todo o Brasil, pode te dar o certificado de conclusão de ambos os cursos.

Até 2016 era possível obter a certificação do Ensino Médio realizando o Enem, mas a lei mudou, e o exame para isso se tornou exclusivamente o Encceja. 

Quem pode fazer o Encceja

São vários os casos que motivam milhões de pessoas a correrem atrás desse certificado: algumas delas não feqüentaram escola e mesmo assim aprenderam a ler e escrever; ou foram às aulas, mas tiveram de repetir anos, ficando para trás. Outras, talvez tenham tido de ajudar os pais no trabalho, ou se afastaram dos estudos por qualquer outra razão.

Para fazer o Encceja é preciso que você tenha pelo menos 15 anos no dia da prova, se quiser o diploma do Ensino Fundamental; e 18, se pretender o do Médio.

Com 18 anos, mesmo que não tenha completado o Fundamental, pode fazer só o Encceja Médio e, sendo aprovado, você recebe diploma dos dois cursos de uma vez.

Pode ser que você tenha estado em algum dos casos aqui mencionados e queira agora continuar a estudar, sabendo que pode chegar até a universidade, buscando assim uma boa carreira e maior progresso na vida.

Inclusive, há pesquisas do IBGE mostrando que ter um diploma superior cria oportunidades para dobrar o salário do profissional médio!

Como fazer a inscrição do Encceja

Há Encceja uma vez por ano. Para 2020 o cronograma ainda não foi divulgado, mas as datas têm sido parecidas nas últimas edições. Assim, com base em 2019, as inscrições devem se iniciar entre abril e maio de 2020. Só podem ser feitas no site do Encceja.

Acompanhe as atualizações no site, para ver o início do prazo para as inscrições. Se você quer abrir uma nova porta na sua vida, não perca esta chance e se inscreva para a prova, na página do Participante. Nada é cobrado para a inscrição. Veja como proceder:

  • Acessar o site do Encceja.
  • Colocar CPF e data de nascimento.
  • Digitar outros dados pessoais.
  • Dizer se precisa de atendimento especializado, e qual.
  • Dizer a certificação que pretende, escola para emitir o diploma, cidade para a prova.
  • Conferir os dados até aqui.
  • Responder questionário socioeconômico.
  • Informar e-mail e telefone para contato.
  • Criar senha de acesso ao sistema.
  • Finalizado o procedimento, é só esperar aparecer na sua página o cartão, a ser impresso, que confirma seu número de inscrição e diz onde e quando serão as provas.

Quando são as provas do Encceja

Como as datas são semelhantes às de 2019, as provas devem ser em agosto de 2020. 

Já os resultados, espere vê-los no fim de novembro de 2020. Mais uma vez, lembramos a você que deve acompanhar todo o andamento na página do Encceja.

Como são as provas do Encceja

Para diploma do Curso Fundamental, uma redação e 120 questões (30 para cada uma das seguintes 4 áreas):

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física
  • Matemática 
  • História e Geografia
  • Ciências Naturais

Para diploma do Médio, também uma redação e 120 questões (30 para cada uma das seguintes 4 áreas):

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)

Para receber o certificado, você tem de obter:

  • No mínimo 100 pontos nas áreas do conhecimento (escala varia de 60 a 180 pontos).
  • No mínimo 5 pontos na Redação (escala de 0 a 10).
  • Se sua nota não for suficiente em todas as áreas de conhecimento, você recebe um certificado parcial. Quando houver o próximo Encceja, faz prova só daquelas em que sua pontuação tiver sido baixa.

O que fazer com a nota do Encceja

Se você se diplomou no Ensino Fundamental, é só procurar uma escola e cursar o Médio. 

Caso queira, é possível fazer um curso técnico integrado.

Mas se já está com seu diploma do Ensino Médio em mãos, você iniciará logo os passos para entrar no Superior. Verá quais conhecimentos despertam mais o seu interesse, combinando-os com a atividade que julgar melhor de se exercer, além do mercado em cada profissão, as condições de trabalho e o salário. Você estará preparando o seu futuro!  

Se esse for o seu caso, então você vai prestar o exame de seleção, que poderá ser o Enem 2021, ou tentar o ingresso direto. Assim sendo, deve procurar uma faculdade. Veja, aqui, se ela é reconhecida pelo MEC, o que torna os diplomas emitidos por ela válidos, e se é bem avaliada.

Separamos faculdades e universidades das mais conceituadas, que aceitam seu Encceja, para que você já possa ir conhecendo cada uma e seus respectivos cursos, sejam eles presenciais ou a distância.

Elas têm descontos, financiamentos próprios e bolsas de estudo, além dos programas do governo para auxílio ao estudante. São as seguintes:

Veja mais:

Não consigo pagar a faculdade. O que fazer?

Conheça faculdades particulares que oferecem bolsa de estudo

Qual curso superior você pretende fazer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin