Veja como fazer inscrição para prova do Encceja 2020

Quer fazer o Encceja 2020? Então veja como fazer a sua inscrição, descubra o que vai cair na prova e saiba como usar o seu certificado!

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma importante prova que tem o objetivo de ajudar aqueles que não conseguiram concluir os estudos de forma regular a garantir a conclusão do ensino básico.

Com esse exame, é possível concluir o ensino fundamental e médio em apenas um dia e dar continuidade à sua formação. 

Se você quer saber como se inscrever na prova do Encceja 2020, vem com a gente que te mostraremos agora!

Como fazer inscrição para prova do Encceja 2020?

As inscrições para o Encceja 2020 devem acontecer em maio. Para participar, basta seguir o passo a passo que separamos para você:

  • Acesse o site oficial do Encceja (enccejanacional.inep.gov.br).
  • Na página de inscrição, informe seu CPF e data de nascimento. 
  • Na próxima página, você deverá informar todos dados pessoais solicitados. 
  • Depois informe se vai precisar ou não de atendimento especializado. Se sim, deverá informar qual tipo de atendimento será necessário.
  • Agora informe qual tipo de certificação deseja obter, onde deseja realizar a prova (estado e cidade) e qual instituição deve emitir o seu certificado caso você alcance a pontuação necessária.
  • Confira se todas as informações estão corretas. Se estiverem, passe para o próximo passo. 
  • Responda com atenção ao questionário socioeconômico e confirme.
  • Informe um e-mail e telefone válidos para contato e crie uma senha para acessar o sistema. 

Pronto! Agora é só aguardar a data de liberação do cartão de confirmação que contém todas as informações sobre a instituição onde você fará a sua prova. 

Quando fazer a inscrição do Encceja 2020? 

As inscrições para o Encceja 2020 devem acontecer no final do mês de maio. Fique atento ao cronograma, pois as inscrições só são abertas uma vez por ano. 

Quem pode fazer o Encceja 2020?

Para se inscrever no Encceja 2020, o candidato deve ser maior de 15 anos para obter o certificado do ensino fundamental e maior de 18 anos para obter o certificado do ensino médio.

Não é preciso ter frequentado a escola, por isso, se você for maior de 18 anos e souber ler e escrever, você pode solicitar o certificado do ensino médio, sem precisar realizar o ensino fundamental. 

O que vai cair na prova do Encceja 2020?

A prova do Encceja 2020 deve acontecer em agosto, e as provas são compostas de diversas disciplinas, que se diferenciam de acordo com o tipo de certificação.

Para o ensino fundamental, as disciplinas cobradas são:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira Moderna
  • Artes
  • Educação Física
  • Matemática
  • História 
  • Geografia
  • Ciências Naturais

Para o ensino médio, as disciplinas se dividem em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

O resultado do Encceja 2020 deve ser liberado no início de dezembro, no site oficial do exame (enccejanacional.inep.gov.br). 

Para acessar o resultado, o candidato deverá acessar a “área do participante”, inserir seu CPF e senha cadastrada no dia da inscrição. 

Os candidatos que conseguirem pontuação igual ou acima de 100 pontos em cada uma das provas e nota igual ou superior a 5 na redação poderão solicitar o certificado ou declaração de proficiência na instituição certificadora. 

Como solicitar o certificado de conclusão?

Para solicitar o seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, basta procurar a instituição que você escolheu como certificadora no ato da inscrição e verificar os critérios e prazos para emitirem o seu documento. 

O que fazer com o certificado do Encceja 2020?

Com o certificado do Encceja 2020, você consegue dar continuidade aos seus estudos, o que é muito importante hoje tanto na vida pessoal quanto profissional.

Para os candidatos que forem certificados no ensino fundamental, é possível se inscrever em uma escola de ensino médio e continuar a estudar, inclusive com um curso técnico integrado, o que já acontece em diversas escolas públicas do país.

Já aqueles que receberem o certificado do ensino médio podem ingressar imediatamente em uma faculdade e realizar um curso superior. 

Hoje existem diversas instituições de ensino superior com preços acessíveis, principalmente para cursos a distância, nos quais você tem mais liberdade para trabalhar e estudar. 

Veja algumas instituições que aceitam o certificado do Encceja 2020, são reconhecidas pelo MEC e possuem programas de bolsas, descontos e financiamentos próprios, sem burocracia, para ajudar na formação dos novos alunos:

Veja mais:

Tecnólogo ou bacharelado: Qual o melhor? 

Teste: Presencial ou EAD? 

Já sabe como vai usar o certificado do Encceja 2020? Conte para a gente aqui nos comentários! 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin