Descubra quando começa a inscrição do Encceja 2020

Veja quando começa a inscrição do Encceja 2020 e descubra o que fazer com o seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio!

O Encceja é um exame aplicado pelo governo federal que oferece a jovens e adultos que não concluíram seus estudos a oportunidade de conseguir o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio.

A participação no exame é voluntária. Pessoas que desejam obter a certificação do ensino fundamental devem ter a idade mínima de 15 anos. Já quem pretende conseguir o certificado de ensino médio deve ter no mínimo 18 anos até a data da prova.

As provas são aplicadas no mesmo dia, durante a manhã e à tarde. Para conseguir a aprovação, é necessário ter um aproveitamento mínimo de 50% de acertos, tanto nas provas objetivas quanto na redação.

Saiba agora quando começa a inscrição do Encceja 2020, veja como se inscrever e conheça boas faculdades para estudar após conseguir o seu certificado!

Quando começa a inscrição do Encceja 2020?

A data exata ainda não foi divulgada. É esperado que as inscrições aconteçam durante o mês de maio.

Como fazer a inscrição do Encceja 2020?

As inscrições para o Encceja 2020 acontecem de forma on-line, através do site do exame. Veja abaixo o passo a passo para se inscrever:

  • Acesse o site oficial do Encceja e vá até a página de inscrição.
  • Informe seu CPF e data de nascimento. 
  • Em seguida, informe seus dados pessoais.
  • Informe se você precisa de atendimento especializado.
  • Depois você deve informar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja realizar a prova e qual instituição deverá emitir o seu certificado.
  • Em seguida, responda atentamente ao questionário socioeconômico.
  • Informe um endereço de e-mail e número de telefone válidos para contato.
  • Crie uma senha para acessar o sistema.

Finalizada a inscrição, você deve aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação. Por meio dele, você poderá checar a escola onde fará a prova.

Quanto custa a inscrição do Encceja 2020?

A inscrição do Encceja 2020 é gratuita. Qualquer pessoa que se encaixe nos requisitos do exame tem o direito de participar gratuitamente.

Que nota preciso tirar para conseguir o certificado do Encceja?

Para conseguir o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio, é necessário alcançar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas (a nota máxima é de 180 pontos). Já na redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos (a nota máxima é de 10 pontos).

Quem não for aprovado nas quatro provas objetivas do Encceja 2020 poderá aproveitar o resultado no exame de 2021. Isso porque o exame emite dois tipos de certificação:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio: emitido para os candidatos aprovados em todas as provas e na redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: emitida para o candidato aprovado em até três provas objetivas.

Dessa maneira, os portadores da Declaração Parcial de Proficiência têm uma nova chance de fazer as provas das disciplinas em que não foram aprovados. Somente após conseguirem aprovação em todas elas é que poderão obter o Certificado de Conclusão.

Quais são as principais datas do Encceja 2020?

As datas oficiais do Encceja 2020 ainda não foram divulgadas. No entanto, é possível ter uma ideia do cronograma baseado em anos anteriores. Confira:

  • Edital: março ou abril de 2020
  • Inscrições: 20 a 31 de maio de 2020
  • Solicitação de atendimento especializado: 20 a 31 de maio de 2020
  • Liberação do Cartão de Confirmação: agosto de 2020
  • Data da prova: 25 de agosto de 2020
  • Resultados: novembro de 2020

O que fazer com o certificado do Encceja 2020?

Quem conseguir o certificado do ensino fundamental poderá se inscrever em uma escola de ensino médio e continuar os seus estudos.

Já os candidatos certificados no ensino médio têm a possibilidade de se matricular em um curso de nível superior e investir em uma profissão que ofereça maiores oportunidades no mercado de trabalho e melhores salários.

Com o certificado de ensino médio, é possível se inscrever no Enem e utilizar sua nota para concorrer a bolsas de estudo e descontos para cursar uma faculdade sem enfrentar burocracia.

Para te ajudar a escolher onde estudar, preparamos uma lista com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode se matricular após ser aprovado no Encceja 2020. Confira:

Veja também:

Descubra tudo sobre a prova do Encceja

Conheça o edital do Enem 2020 e todas as informações importantes

Vai se inscrever no Encceja 2020? Conte para a gente nos comentários o que você pretende fazer com o seu certificado!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin