Descubra quando começa a inscrição do Encceja 2020

Saiba quando começa a inscrição do Encceja 2020 e veja onde estudar após conseguir o certificado de conclusão do ensino médio!

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, foi criado pelo governo federal com o objetivo de oferecer a jovens e adultos que não concluíram seus estudos a chance de conseguirem a certificação do ensino fundamental ou médio.

A participação no exame não é obrigatória. Para obter a certificação do ensino fundamental, o candidato deve ter a idade mínima de 15 anos. Já quem deseja conseguir o certificado do ensino médio deve ter, no mínimo, 18 anos.

As provas do Encceja são aplicadas no mesmo dia, nos períodos da manhã e da tarde. São aprovados aqueles que obtiverem um aproveitamento mínimo de 50% de acertos.

Veja quando começa a inscrição do Encceja 2020, confira como se inscrever e saiba onde estudar após conseguir o seu certificado!

Quando começa a inscrição do Encceja 2020?

Embora as datas exatas de inscrição do Encceja 2020 ainda não tenham sido divulgadas, é esperado que aconteçam durante o mês de maio.

Como fazer a inscrição do Encceja 2020?

A inscrição do Encceja 2020 é feita de forma online, por meio do site oficial do exame. Confira abaixo o passo a passo de como se inscrever:

  • Acesse o site oficial do Encceja e vá até a página de inscrição.
  • Informe seu CPF e data de nascimento. 
  • Em seguida, informe seus dados pessoais.
  • Informe se você precisa de atendimento especializado.
  • Depois, você deve informar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja realizar a prova e qual instituição deverá emitir o seu certificado.
  • Em seguida, responda atentamente ao questionário socioeconômico.
  • Informe um endereço de e-mail e número de telefone válidos para contato.
  • Crie uma senha para acessar o sistema.

Após finalizar a inscrição, você deverá aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação, em que poderá conferir a escola onde realizará a prova.

Quanto custa a inscrição do Encceja 2020?

As inscrições são gratuitas e abertas a todas as pessoas que se encaixam nos requisitos de idade e escolaridade mencionados acima.

Que nota preciso tirar para conseguir o certificado pelo Encceja 2020? 

No Encceja, a nota máxima que um candidato pode alcançar é 180 pontos nas provas provas objetivas e 10 pontos na Redação.

No entanto, para conseguir tanto o certificado do ensino fundamental quanto o do ensino médio, é necessário obter nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na Redação.

Quem não for aprovado nas quatro provas objetivas do Encceja 2020 poderá aproveitar o seu resultado na edição de 2021. Isso porque o exame permite dois tipos de certificação:

  • Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio: emitida para os candidatos aprovados em todas as provas e na Redação.
  • Declaração Parcial de Proficiência: emitida para o candidato aprovado em até três provas objetivas.

Assim, quem consegue a Declaração Parcial de Proficiência tem a oportunidade de fazer apenas as provas das disciplinas em que não foi aprovado. Só conseguem o Certificado de Conclusão pessoas que são aprovadas em todas as disciplinas.

O que fazer com o certificado do Encceja 2020?

Com o certificado do ensino fundamental, é possível se matricular em uma escola de ensino médio e continuar estudando.

Já quem consegue o certificado de ensino médio pode se matricular em uma graduação presencial ou a distância, investindo, dessa forma, em uma carreira com mais oportunidades de vagas no mercado de trabalho e maiores salários.

Além disso, com o certificado do ensino médio, o aluno pode prestar o Enem e usar sua nota para concorrer a bolsas de estudo, financiamentos e descontos para cursar uma faculdade.

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, nas quais você pode se inscrever após ser aprovado no Encceja 2020 e ingressar em um curso superior de qualidade. Conheça:

Veja também:

Descubra tudo sobre a prova do Encceja

Conheça o edital do Enem 2020 e todas informações importantes

Pretende fazer a inscrição no Encceja 2020? Conta para a gente nos comentários o que você gostaria de fazer com o seu certificado!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin