Descubra quando sai o resultado do Encceja 2020

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova anual feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de atestar, por meio de certificado, o conhecimento de pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

O resultado do Encceja, nada mais é do que a nota individual de cada participante, disponibilizado pelo Inep após a prova. É por meio do resultado que o candidato saberá se foi aprovado e se conseguirá retirar o certificado.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

A data de publicação do resultado do Encceja ainda não foi anunciada pelo Inep. A prova foi aplicada no último dia 29 de agosto, e os gabaritos já foram disponibilizados no dia 1º de setembro. No entanto, como o Encceja 2020 sofreu alterações de calendário e atrasos devido à pandemia, ainda não foi divulgado no calendário oficial a data do resultado oficial propriamente dito – que analisa o desempenho individual de cada candidato e confirma ou não a aprovação de cada um.

Com base somente nos erros e acertos do seu exame em relação aos gabaritos oficiais do Encceja, não é possível saber sua nota com precisão devido ao método de correção utilizado pela prova: a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que explicamos logo abaixo. Além disso, a correção das redações de todos os candidatos também é um processo demorado – e que justifica o porquê do resultado do Encceja poder demorar entre semanas e meses para ser liberado. 

Para se manter informado na questão da data do resultado do Encceja 2020, recomendamos que você fique de olho no portal do Encceja pelo site da Inep – é provável que, em breve, essa data seja comunicada para você se planejar! 

Qual é o método de correção do Encceja?

Para calcular a nota de cada candidato no Encceja, é usada a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Este método de correção divide as questões do exame em três níveis: fácil, médio e difícil. 

Com base nisso, as questões são distribuídas aleatoriamente no exame, e a ideia é poder avaliar assim cada participante considerando todos os níveis do conhecimento, prevendo eventuais chutes e analisando o desempenho do candidato como um todo, de uma forma mais geral.

Leia também: Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem

Como acessar o resultado do Encceja 2020?

Embora a data oficial do resultado do Encceja 2020 ainda não esteja disponível, você ainda pode acessar a página do participante Encceja e consultar várias informações relevantes sobre a prova – como local de aplicação, sua confirmação de inscrição, os gabaritos oficiais do exame e muito mais. Para acessar, entre no site do Inep e siga o passo a passo abaixo:

  • Entre na página do participante do Encceja, no site do Inep.
  • Preencha o número do seu CPF e sua senha de acesso (criada por você no momento da sua inscrição).
  • Como verificação de segurança, selecione a figura correta para prosseguir.
  • E pronto! Você já pode acessar o edital oficial e verificar suas notas. Fique de olho, pois o resultado oficial sairá nesta página!

Caso você não lembre a sua senha de acesso, é possível seguir as orientações para recuperação de senha que constam também no site do Inep. 

Para ser aprovado e obter o certificado, o candidato precisa tirar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento – que possuem 30 questões cada – e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10.

Encceja

Tipos de certificação do Encceja

Para obter o certificado, é necessário atingir as pontuações mínimas da prova. No entanto, além do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, o Encceja também oferece uma Declaração Parcial de Proficiência.

A declaração é emitida para os candidatos que não foram aprovados nas quatro provas, mas foram aprovados em uma ou mais. Nesse caso, o participante é considerado aprovado apenas nas disciplinas que tirou a nota mínima. 

Com a declaração, é possível fazer a prova do Encceja novamente no ano seguinte, apenas com as matérias em que não foi aprovado.

Saiba como obter o certificado do Encceja

O certificado do Encceja é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação. Durante a inscrição, os participantes podem escolher em qual unidade desejam retirar o documento – essa informação pode ser acessada a qualquer momento na página do participante.

Em seguida, é preciso informar-se diretamente na Secretaria de Educação selecionada sobre qual é o procedimento de retirada do documento. Normalmente a retirada é feita de forma presencial, com a apresentação dos seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Carteira de Identidade original e uma cópia.
  • Boletim com o resultado impresso, que ficará disponível na página de participante.

O que fazer com o resultado do Encceja?

Se você garantiu sua certificação, antes de tudo, comemore muito! Afinal, a aprovação do Encceja é o primeiro passo para você poder sonhar mais alto. Além de garantir a formação do participante no Ensino Fundamental ou Médio, o certificado te dá a possibilidade de continuar os estudos e seguir para o Ensino Superior, que exige o Ensino Médio completo. Ou seja, aqueles que conquistarem o tão sonhado certificado Encceja já podem se direcionar para uma graduação no curso desejado.

Segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aqueles que possuem uma graduação podem alcançar uma remuneração até 140% maior do que aqueles que não possuem.

Porém, a escolha de uma instituição de ensino para cursar uma graduação requer cuidado! Afinal, existem diversas formas de ingressar no ensino superior. Você pode realizar o Enem e se aplicar para universidades públicas com o Sisu, por exemplo. Outra opção é contar com o auxílio de programas do governo, como o ProUni, ou o Fies, que facilitam o ingresso de estudantes no ensino superior. Ou, também, é possível aplicar para uma vaga diretamente para uma faculdade particular, no curso dos seus sonhos.

Mas para que o seu diploma seja aceito em todo o país é necessário que o curso seja autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, veja a seguir algumas instituições privadas que oferecem diversos tipos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Nestas faculdades particulares, é possível realizar uma graduação de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura nas modalidades presencial ou à distância, e em dezenas de cursos. Alguns deles são: Administração, Design de Moda, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Para conferir todas as opções e consultas as ofertas de bolsas, acesse o site das faculdades citadas acima. É possível filtrar possibilidades com base no curso escolhido, turno, modalidade de ensino e localidade em que você deseja estudar. 

Leia também: Veja como obter uma bolsa de estudo

E você, está preparado para ingressar no Ensino Superior? Quais são seus próximos passos quando estiver com o resultado do Encceja em mãos? Responda aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin