Descubra quando sai o resultado do Encceja 2020

Saiba quando sai o resultado do Encceja, como acessá-lo e quais são os próximos passos!

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova anual feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de atestar, por meio de certificado, o conhecimento de pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

O resultado do Encceja, nada mais é do que a nota individual de cada participante, disponibilizado pelo Inep após a prova. É por meio do resultado que o candidato saberá se foi aprovado e se conseguirá retirar o certificado.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

A data de publicação do resultado do Encceja só é feita após a realização da prova. No entanto, o calendário oficial com as datas do período de inscrições e do dia da prova é divulgado junto com o edital, que normalmente é disponibilizado nas primeiras semanas de maio. 

O edital ainda não está no site do Inep, mas deve ser divulgado nos próximos dias. Por isso, salve essa página e fique atento! Assim que o calendário oficial do Encceja 2020 for publicado, esse texto será atualizado com as informações.

Como acessar o resultado do Encceja 2020?

Embora a data oficial do resultado do Encceja 2020 ainda não esteja disponível, normalmente, ele pode ser acessado no site do Inep. Veja a seguir o passo a passo:

  • Entre na página do participante do Encceja, no site do Inep
  • Preencha o número do seu CPF, sua senha e selecione na figura indicada
  • Verifique suas notas

Para ser aprovado e obter o certificado, é necessário tirar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento – que possuem 30 questões cada – e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10.

Tipos de certificação do Encceja

Para obter o certificado, é necessário atingir as pontuações mínimas da prova. No entanto, além do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, o Encceja também oferece uma Declaração Parcial de Proficiência.

A declaração é emitida para os candidatos que não foram aprovados nas quatro provas, mas foram aprovados em uma ou mais. Nesse caso, o participante é considerado aprovado apenas nas disciplinas que tirou a nota mínima. 

Com a declaração, é possível fazer a prova do Encceja novamente no ano seguinte, apenas com as matérias em que não foi aprovado.

Saiba como obter o certificado do Encceja

O certificado do Encceja é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação. Durante a inscrição, os participantes podem escolher em qual unidade desejam retirar o documento – essa informação pode ser acessada a qualquer momento na página do participante.

Em seguida, é preciso informar-se diretamente na Secretaria de Educação selecionada sobre qual é o procedimento de retirada do documento. Normalmente a retirada é feita de forma presencial, com a apresentação dos seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Carteira de Identidade original e uma cópia
  • Boletim com o resultado impresso, que fica disponível na página de participante

Como participar do Encceja 2020?

Para participar do Encceja 2020 é necessário se inscrever na página do Encceja, que fica no site do Inep. Como o edital com as datas deve ser publicado nos próximos dias, o período oficial de inscrições ainda não pode ser acessado. 

Assim que estiver disponível, para se inscrever na prova do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos. Já para o exame do Ensino Médio, a idade exigida deve ser igual ou maior que 18. Além disso, é preciso estar com o CPF em mãos.

A prova possui 120 questões, sendo 30 questões para cada uma das quatro áreas do conhecimento, além da redação. A aplicação é feita em um único dia, nos períodos da manhã e tarde.

Os conteúdos exigidos para o exame podem ser encontrados no site do Inep, assim como edições anteriores da prova.

O que fazer com o resultado do Encceja?

Além de garantir a formação do participante no Ensino Fundamental ou Médio, o certificado do Encceja dá a possibilidade de continuar os estudos e seguir para o Ensino Superior, que exige o Ensino Médio completo. Ou seja, aqueles que possuem um certificado podem fazer uma graduação de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.  

Segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aqueles que possuem uma graduação podem alcançar uma remuneração até 140% maior do que aqueles que não possuem.

Porém, a escolha de uma instituição de ensino para cursar uma graduação requer cuidado! Para que o diploma seja aceito em todo o país é necessário que o curso seja autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas instituições que oferecem diversos tipos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Preparado para ingressar no Ensino Superior? Responda nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin