Descubra que nota precisa tirar para passar no Encceja 2020

Você irá fazer o Encceja 2020 mas ainda não sabe que nota precisa tirar para ser aprovado no exame? Neste artigo, você conhece mais sobre o Encceja e qual é a nota mínima para conquistar a aprovação. Confira!

Para que serve o Encceja?

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele foi criado em 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O objetivo do Encceja é certificar jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino médio e o ensino fundamental no período adequado. Independente de qual ano o candidato parou os estudos ou se nunca pisou em uma sala de aula, ele pode escolher prestar a prova de nível fundamental ou médio.

Qual a nota para passar no Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação do tipo dissertativo-argumentativo. Veja quais são as provas do Encceja:

Encceja – Nível fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja – Nível médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O edital com as datas do Encceja 2020 ainda não foi publicado. Nos últimos anos, as inscrições foram no mês de maio. A aplicação das provas ocorrem em um único dia, no período da manhã e tarde, no mês de agosto.

Para passar no Encceja, é preciso atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento. Já a nota da redação varia de 0 (zero) a 10 (dez), para ser aprovado é preciso tirar nota igual ou superior a 5.

Em geral, acertar um pouco mais de um terço da prova, cerca de 12 questões, já garante a aprovação. Entretanto, não é possível saber exatamente quantas questões é preciso acertar para atingir 100 pontos. Isso porque a nota do Encceja é calculada da mesma forma que a do Enem: pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, a média de acertos não corresponde à nota final. A nota é calculada considerando a coerência nos acertos do candidato nas questões de nível fácil, médio e difícil.

Como saber se eu passei no Encceja?

O Inep divulga o gabarito do Encceja até o 10º dia útil seguinte ao dia de aplicação do exame. Mas, como a correção é feita pela TRI, somente é possível saber a nota final e se você passou na prova na página do participante do Encceja. A data de divulgação desse resultado é estabelecido no edital do Encceja.

Caso o candidato tenha reprovado em apenas uma, duas ou três matérias, ele pode refazer a prova no ano seguinte somente das disciplinas que estão pendentes. Para conseguir o diploma, é obrigatório ser aprovado em todas as provas.

Em caso de aprovação, o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio deve ser retirado na instituição certificadora escolhida na hora da inscrição. As instituições são as secretarias estaduais e municipais de educação.

O que fazer com a nota do Encceja?

Com a nota do Encceja, você pode pode garantir seu diploma do ensino médio e fica apto a ingressar no ensino superior! Para entrar em universidades públicas, é possível prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para ingressar em faculdades particulares, ao fazer o Enem, você pode conseguir bolsa ou financiamento pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Também é possível conseguir bolsas e descontos na mensalidade diretamente com as faculdades! Muitas instituições aceitam o ingresso com ou sem a nota do Enem e sem burocracia. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem boas condições aos ingressantes:

Leia também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

E você, já sabe o que irá fazer com sua nota do Encceja? Conta para gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin